quinta-feira, 23 de abril de 2015

OMS diz que malária ainda mata 600 mil pessoas por ano

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou para o elevado número de mortes – 600 mil – causadas pela malária em todo o mundo. Para a OMS, é urgente que as autoridades reforcem as ações de prevenção e combate à doença.
A crescente resistência do parasita da malária ao medicamento de última geração artemisinin está acentuando as fragilidades na prevenção, no diagnóstico e no tratamento da doença, ressalta a entidade.
O coordenador do Programa de Malária Global da OMS, Richard Cibulskis, destacou os progressos na luta contra a doença. Ele disse que, entre 2000 e 2013, a incidência global da malária caiu 30% e o número de mortes, 40%.
Ainda assim, a luta não está ganha, disse Cibulskis, lembrando que o Dia Mundial da Luta contra a Malária é celebrado no dia 25 de abril.
A doença matou 584 mil pessoas em 2013. Crianças abaixo dos 5 anos representam pelo menos três quartos dessas mortes, segundo dados divulgados pela OMS. A entidade estima que 278 milhões de pessoas ainda não têm acesso às redes mosquiteiras com inseticida que protegem as populações da doença.
A maior preocupação da OMS neste momento é com a resistência do parasita ao artemisinin, detectada no sudeste asiático, e há suspeitas de que o mesmo esteja acontecendo na América do Sul.
O parasita da malária é transmitido por picadas de mosquitos que infectam os glóbulos vermelhos do sangue. (Fonte: Agência Brasil)

Nenhum comentário: