quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Servidores públicos de Parauapebas participam de capacitação ao Programa Brasil Transparente

Fotos: Waldyr Silva

Mais de 20 servidores públicos dos municípios de Parauapebas, Xinguara e Redenção participaram, durante dois dias (segunda e terça-feira, 1º e 2), de uma capacitação sobre o programa Brasil Transparente, ministrada por Edgard Oliveira, analista de finanças e controle da Controladoria Geral da União (CGU), regional do Pará.
De Parauapebas, participaram do treinamento os servidores Joabe Luz (Controladoria Geral do Município), Waldir Silva (Assessoria de Comunicação) e Welison Rodrigues (Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação).
Durante os dois dias, os servidores municipais tomaram conhecimento de detalhes sobre a Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, conhecida por Lei de Acesso à Informação (LAI); Lei Complementar 131/2009, que instrui sobre a transparência nos gastos públicos como instrumento democrático; Portal da Transparência; e Serviço de Informação ao Cidadão.
Criado pela CGU por meio da Portaria nº 277, de 7 de fevereiro de 2013, o programa Brasil Transparente prevê ações de capacitação com o objetivo de, entre outros, conscientizar e capacitar servidores públicos para que atuem como agentes de mudança na implementação de uma cultura de acesso à informação.
Até o momento, mais de dois mil servidores municipais e estaduais foram capacitados presencialmente pelas unidades regionais da CGU nos estados, alcançando 313 entes em 264 cidades em todo o país. O programa também disponibiliza, desde setembro, a segunda turma de capacitação à distância, com conteúdo sobre a Lei de Acesso à Informação dirigido a servidores, por meio da Escola Virtual da CGU, com capacidade para 1.500 alunos por turma.
Adesões
Segundo informou Edgard Oliveira, mais de mil interessados, entre municípios, estados e entidades dos três poderes, já aderiram ao Brasil Transparente nos nove meses de existência do programa. Até o dia 24 de setembro, houve 1.080 adesões. Dessas, 28% estão situadas na região Nordeste, 29% no Sul, 22% no Sudeste, 10% no Norte e 11% no Centro-Oeste.
Entre os que aderiram ao programa, a maior parte (830) é de municípios com menos de 50 mil habitantes. Conta-se também com a adesão de nove estados brasileiros (Acre, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Piauí, Rondônia, Rio Grande do Sul, Sergipe e Tocantins).
No Estado do Pará, 31 municípios aderiram ao Brasil Transparente, entre estes Parauapebas, Xinguara, Redenção, Água Azul do Norte, Bannach, Conceição do Araguaia, Cumaru do Norte, Eldorado do Carajás, Ourilândia do Norte, Pau D’Arco, Rio Maria, Santa Maria das Barreiras e Tucumã. (Waldyr Silva/Ascom PMP)

Nenhum comentário: