terça-feira, 29 de outubro de 2013

Prefeito diz que tempo de verticalizar minério já se passou

Ao participar de sessão especial no final da tarde desta segunda-feira (28), na Câmara Municipal de Parauapebas, o prefeito Valmir Queiroz Mariano declarou aos presentes que o tempo de verticalizar o minério extraído na região já se passou. Segundo o prefeito, é preciso que os municípios mineradores busquem alternativas econômicas para desenvolver a região, entre estas na educação, fauna e flora.
Na avaliação do gestor municipal, o maior entrave enfrentado pelos órgãos públicos e setores industriais para deslanchar o Distrito Industrial de Parauapebas é a falta de energia elétrica no município. “Com a falta de energia, estamos inaugurando escolas com grupo gerador de energia elétrica”, revelou Valmir Mariano.
Para o prefeito, a verticalização do minério já era para ter ocorrida na região há 20 anos. Agora, com a perspectiva dentro de poucos anos de exaustão do minério no subsolo, culminando com a falta de energia elétrica, “não há mais sentido investir na industrialização minerária”, observa.
Para compensar a situação, Valmir Mariano sugeriu como alternativas de investimentos a criação de um grande centro de inteligência, um lugar que ofereça conhecimento à população, com cursos técnicos e superiores; exploração sustentável da flora e da fauna; e a criação de um fundo de exaustão das jazidas, destinado a apoiar o município após o fim da renda auferida com a exploração do minério.
Durante ainda sua intervenção, o prefeito de Parauapebas lembrou que os municípios da região já sobreviveram por vários ciclos econômicos, entre estes, o da castanha-do-pará (hoje, castanha-do-brasil), da madeira, garimpo de ouro e por último do minério de ferro e cobre. (Waldyr Silva/Ascom PMP)

Nenhum comentário: