segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Mulheres distribuem flores em comemoração aos 7 anos da Lei Maria da Penha

Fotos: Anderson Souza
Dezenas de mulheres ligadas às secretarias do governo municipal, assim como ao Conselho Municipal da Mulher, entregaram na tarde do último sábado (5) milhares de flores aos homens que passavam dirigindo veículo ou a pé no cruzamento das ruas E e 10, Bairro Cidade Nova, em Parauapebas.
O ato, organizado pela Secretaria Municipal da Mulher (Semmu), lembra os sete anos de existência da Lei Maria da Penha, que defende os direitos da mulher. Além das flores, foi entregue também igual número de bandanas, adesivos, ventarolas (espécie de leque) e folhetos informativos sobre o combate da violência contra a mulher.
Presentes ao evento, a vice-prefeita Ângela Pereira e a secretária municipal da Mulher, Terezinha de Jesus dos Santos, comportaram-se como grandes entusiastas na entrega das flores e dos demais materiais na Blitz das Flores, contagiando com alegria a todas as mulheres que participavam do movimento.
Segundo afirmou Ângela Pereira, o prefeito Valmir Mariano tem um grande respeito pelas mulheres deste município, e por isso ele prioriza políticas públicas de interesse a este importante segmento. “Estou aqui para reforçar o pensamento deste governo”, frisou.
“Nesta demonstração de carinho que estamos fazendo com os homens, queremos lembrar que a Lei Maria da Penha, ao longo destes sete anos, vem fazendo com que as mulheres sejam mais encorajadas e respeitadas, denunciando seus eventuais agressores”, destaca Terezinha de Jesus.
“É importante enfatizar que o homem não é mais e nem menos que a mulher, mas igual a ela, e por isso ele deve tratar a sua companheira com respeito e igualdade”, sugere Maria do Carmo Oliveira Pereira, coordenadora de Projetos da Semmu, ratificando que a Lei Maria da Penha não foi criada para punir o homem, mas o agressor.
De acordo ainda com Maria do Carmo, as flores entregues aos homens significam uma representação simbólica que as mulheres devem ser tratadas como flores, com carinho e amor. “No próximo mês de novembro, a Semmu vai promover 16 dias de ativismo com ações voltadas para combater a violência contra mulher em Parauapebas”, revela.
Antonio Pedro de Alencar, que recebeu uma rosa no semáforo da Rua E com a Rua 10, agradeceu em rápidas palavras pelo presente e prometeu entregá-la à esposa dele com muito carinho, “pois ela é uma companheira que sempre esteve ao meu lado”. (Waldyr Silva/Ascom PMP)

Nenhum comentário: