sábado, 17 de março de 2012

Liga aplica punições e duas escolas de samba descem para grupo ‘B’

Devido a vários fatores que tumultuaram o carnaval deste ano, com base no regulamento do evento, a direção da Liga das Escolas de Samba e Blocos e Carnavalescos de Parauapebas e Região (Liabespr) resolveu esta semana aplicar as punições prescritas no que foi acordado pelos diretores de agremiações. Com isso, as escolas de samba Acadêmicos do Liberdade e Estação Eles e Elas desceram para o grupo “B”.

Os motivos que culminaram com a queda das duas escolas foram julgados inadmissíveis pelo corpo de jurados e pela Comissão de Avenida, composta por diretores da entidade e representantes de todas as agremiações envolvidas no carnaval 2012.

No caso da Acadêmicos do Liberdade, o atraso de uma hora e meia originou morosidade na entrada de outras escolas na avenida. Mas o agravante maior foi o não atendimento do presidente da escola, Cláudio Papudo, ao pedido da comissão para dar passagem às outras equipes, fato que prejudicou a todos os desfiles no domingo de carnaval.

Já a saída da Estação Eles e Elas do grupo “A” foi originada por um erro primário. Para a Liabespr, a escola realizou um grande desfile, mas não apresentou bateria, o que foi criticado por todos os jurados. Os foliões desfilaram ao som de um grupo de pagode em cima de um trio elétrico, como se fosse uma micareta de blocos...

Cláudio Papudo, da Acadêmicos do Liberdade, e Cristina Carmona, da Estação Eles e Elas, reconhecem que as punições foram bem aplicadas, o que mostra que a Liabespr está no caminho certo, moralizando o carnaval, sem passar a mão na cabeça de ninguém.

O presidente da Liga, Jean Carlos Alencar (foto), ressaltou que o carnaval deste ano tinha tudo para ser um dos melhores. No entanto, a falta de segurança, que é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), na concentração e durante o percurso do desfile deixou muito a desejar, causando insatisfação em todos os presidentes de agremiação.

“Este ano não tivemos os seguranças dando apoio na passagem dos foliões durante os desfiles, principalmente no momento em que as escolas desfilaram sob forte chuva. Os brincantes se misturavam às passistas e queriam passar-lhes a mão. Tudo isso atrapalhou o desenvolvimento da festa”, relembra e critica o presidente da Liabespr.

Nesta sexta-feira (16), à noite, no CRC, localizado na Rua G, entre a 10 e 11, Bairro União, a Liga ficou de reunir para avaliar a atuação dos blocos que desfilaram no carnaval deste ano. Para o presidente da entidade, a apresentação de alguns blocos “foi pífia”, como a falta de compromisso de alguns diretores em não colocar na avenida uma quantidade significativa de foliões, não respeitar o horário estipulado pela Comissão e portar grande quantidade de bebida alcoólica durante o desfile.

“Todos esses erros estão previstos no regulamento, e o que está acontecendo é a falta de respeito de alguns diretores em relação ao que é aprovado por eles mesmos. Mas este ano todos serão avaliados e punidos pela diretoria”, finalizou Jean Carlos.

Nenhum comentário: