sábado, 10 de março de 2012

Conselho Municipal de Educação empossa nova diretoria

Semed
O Conselho Municipal de Educação (Comepa) está de cara nova. A posse dos novos membros ocorreu no último dia 5, para um trabalho de dois anos, tempo de duração do mandado da diretoria.

O Comepa é um órgão criado por lei e funciona como uma instituição consultiva, deliberativa e fiscalizadora do sistema municipal de ensino. Dentre as suas principais atribuições, o Conselho fiscaliza e fixa diretrizes para a política de educação, além de acompanhar e aprovar propostas pedagógicas e o calendário letivo municipal.

A escolha dos conselheiros – nove titulares – é regulada por lei. A comunidade escolhe três nomes por meio de eleição, tendo direito a voto os pais de alunos; três são escolhidos em assembleia do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp) e os demais por indicação do Poder Executivo; a escolha dos suplentes também obedece aos mesmos critérios.

O novo Comepa é composto por Catarina de Lourdes, Osvaldina Matos, Raimundo Pereira Martins, José Leal, Lilian Alves Silva, Nilda Francisca, Auricélia Marques, Maria Domingues Lopes e secretário municipal de Educação, Raimundo Oliveira Neto...

A escolha do presidente acontecerá na primeira reunião do Conselho, prevista para a próxima quarta-feira (14), ficando a decisão a cargo dos próprios conselheiros, ou dos seus suplentes, em caso de ausência.

A ex-presidente do Comepa, professora Delma Alves, foi quem deu posse aos novos conselheiros e aproveitou a ocasião para explanar um pouco sobre os dois anos que esteve à frente da entidade. “O Comepa esteve presente em encontros, seminários, cursos e oficinas em que a educação estava sendo pautada”, explica.

As resoluções que dispõem sobre a implantação do ensino ciclado de 5ª a 8ª série; sobre a avaliação escolar, conselho de classe e estudo de recuperação; e a que fixa normas para a oferta da aceleração da aprendizagem são apontadas por Delma Alves como umas das principais conquistas do Comepa.

O secretário de Educação tem assento permanente no Conselho. Ele lembrou os avanços conseguidos pelo município por causa da atuação do Comepa nos últimos anos. “Antes, até para registramos um escola, consertarmos algum problema referente a nota escolar, tínhamos que recorrer a Belém, mas agora não, ganhamos bastante independência para trabalhar”, comemora Raimundo Neto, acrescentando que o trabalho dos conselheiros é uma atividade voluntária. (Fonte:Semed)

Nenhum comentário: