sábado, 27 de agosto de 2011

Presidente de associação denuncia descaso de gestores municipais

Fotos: Waldyr Silva
Antonio “Scuby”

Maria Eulina

Rua José Piveta

Rua Rui Barbosa

O presidente da Associação dos Moradores do Bairro Guanabara e Caetanópolis, Antonio Pereira de Souza, popularmente conhecido por “Scuby”, entrou em contato com a reportagem para denunciar que a Prefeitura de Parauapebas não vem respondendo aos apelos da entidade em favor da comunidade do complexo de bairros, deixando de responder a vários ofícios que solicitam benfeitorias para os moradores.

Em sua residência, localizada na Rua Rui Barbosa, Bairro Guanabara, Antonio “Scuby” exibiu na última terça-feira (23) cópias de documentos encaminhados à prefeitura, secretarias e departamentos afins, a maioria deles tendo como resposta a falta de dinheiro para execução das obras, enquanto que outros ofícios sequer foram respondidos.

De acordo com o presidente da associação, a entidade abrange os bairros Guanabara, Caetanópolis, Bela Vista I e II, São Lucas I e II, Jardim América e Morada Nova.

Moradores dos bairros reclamam também que há muito tempo estão abandonados pelo poder público. A comunidade exige iluminação, escola, segurança pública, asfalto, meio-fio, tratamento de esgoto, água tratada, entre outros serviços de infraestrutura.

Acompanhada do presidente da associação, a reportagem ouviu o apelo de alguns moradores que se dizem insatisfeitos com a falta de atenção da prefeitura municipal para aqueles logradouros.

Pedro Amorim Filho (Rua Rui Barbosa nº 217, Bairro Nova Vida) reclama que na frente da casa dele passa um esgoto a céu aberto, provavelmente de sanitário, que diariamente exala odor insuportável, sem que o poder público tome alguma providência para solucionar o problema.

Quem também aumenta o coro das lamentações é a dona de casa Maria de Araújo Souza (Rua Luiz Gonzaga, quase esquina com Rui Barbosa). Segundo ela, um grupo de pessoas já esteve várias vezes na associação de moradores do bairro reforçando o pedido de serviços para o bairro junto à Secretaria Municipal de Obras, mas os apelos nunca foram atendidos. “Na época de campanha política, eles aparecem por aqui e fazem uma operação tapa-buraco, mas depois somem”, diz ela.

A dona de casa Maria Eulina da Silva Souza (Rua Rui Barbosa, esquina da Rua Luiz Gonzaga) reclama de um esgoto a céu aberto que passa na frente da casa dela exalando diariamente um odor insuportável. Nesta semana, ela tentou colocar manilhas de cimento na vala para acabar com o mau cheiro, mas a obra não deu certo.

“Gastei R$ 560,00 na compra dos oito tubos de cimento para tentar amenizar o fedor, mas não deu certo”, lamenta a moradora, revelando que vem sofrendo com a situação há cerca de cinco anos.

Para Raimundo Nonato Alves de Souza (Rua Rui Barbosa nº 258, Bairro Guanabara), o asfalto colocado na frente da casa dele aparenta ser de boa qualidade, mas a falta de construção de meio-fio para drenagem das águas pluviais vem deteriorando a camada asfáltica.

“Fico perguntando por que a prefeitura contrata uma empresa para fazer certa obra com o dinheiro do povo, recebe a obra inacabada e fica por isso mesmo. Isso é falta de vergonha na cara dos responsáveis pelos serviços ou falta de dinheiro?”, indaga o morador, complementando que a população, revoltada, espera por resposta.

Na Secretaria Municipal de Obras, a reportagem foi informada que algumas ruas do complexo de bairros já começaram a receber asfalto e serviço de meio-fio e drenagem, e que os demais logradouros serão atendidos até o final deste verão.

Nenhum comentário: