sábado, 27 de agosto de 2011

Apae comemora 15 anos em Parauapebas

Fotos: Deicharles Damascena


Fundada em 17 de agosto de 1996, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) comemora quinze anos de existência em Parauapebas. As comemorações aconteceram na terça e quarta-feira desta semana (dias 23 e 24), com várias programações alusivas à data.

Na terça-feira, a entidade recebeu homenagem dos vereadores na Câmara Municipal, com a presença de usuários e profissionais da entidade, enquanto que no dia 24 foi oferecido um coquetel comemorativo na sede da instituição, com apresentações culturais e depoimentos de usuários.

Os dois eventos contaram com as presenças do secretário municipal de Assistência Social, Judson Gomes; do ex-prefeito Chico das Cortinas; da presidente da Apae, Vanilda de Queiroz; vereadores e colaboradores, além de pais e alunos das crianças com deficiência.

Um grande momento da comemoração foi quando se exibiu um vídeo do cantor gospel Irmão Lázaro, onde tinha uma pessoa com deficiência cantando junto com o artista. Outro momento que chamou atenção foi a apresentação de Edvaldo Lima e Antonio José, ambos deficientes visuais parauapebenses, que soltaram a voz cantando e tocando violão ao vivo.

Márcia Guedes, que iniciou o andamento de fundação da entidade, se emocionou, lembrando o quanto foi difícil todo processo para tornar a Apae uma instituição de relevância dentro do município, no atendimento às crianças e adolescentes com deficiência.

Fizeram parte da criação da entidade o ex-prefeito Chico das Cortinas, que doou o terreno na época; a assistente social Cleuma Magalhães, Lucineide Santana, Juliana dos Santos, Nilda Francisca, entre outros colaboradores.

Fundada por um grupo de educadores e pais de alunos da escola Chico Mendes, a instituição nasceu com objetivo de garantir atendimento às crianças e adolescentes com deficiência.

O grande sonho da entidade hoje é a construção do Centro de Reabilitação, que custa cerca de um milhão de reais. Para isso, a instituição precisa muito da colaboração de empresários para contribuir e ajudar ainda mais as pessoas com deficiência no município. A Apae fica localizada na Rua L nº 187, Bairro União. Site www.apaeparauapebas.org, email apaeparauapebas@hotmail.com e fones (94) 3346–1717 / 3346-0303. (Waldyr Silva, com informações de Deicharles Damascena)

Nenhum comentário: