terça-feira, 16 de março de 2010

CPI das crianças e adolescentes desaparecidos vai a Belém

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara dos Deputados que investiga o desaparecimento de crianças e adolescentes no Brasil vai a Belém, onde realiza audiência pública com representantes do governo local, do Poder Judiciário, além de familiares de desaparecidos, nesta terça-feira (16), às 9 horas, na Assembleia Legislativa do Estado do Pará.

Durante a reunião, os integrantes da CPI vão ouvir o secretário de Estado de Segurança Pública do Estado, Geraldo José de Araújo; a presidenta do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Pará, Maria Nazaré Sá de Oliveira; a presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Clélia Clívia Lobato da Silva; e a diretora da Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data) e do Serviço de Identificação e Localização de Crianças e Adolescentes Desaparecidos (Silcad), delegada Maria do Perpétuo Socorro Barata do Amaral Maciel.

A reunião foi proposta pela deputada federal Bel Mesquita (PMDB/PA), presidente da CPI e autora da Lei 12.127/09, que cria o Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Desaparecidos.

Para a parlamentar, a vinda da CPI ao Pará será importante para “dar visibilidade do problema à sociedade”, que, em sua opinião, “vem acontecendo silenciosamente”.

Também vão participar da audiência pública o juiz titular da 1ª Vara da Infância e Juventude, José Maria Teixeira do Rosário; a juíza titular da 2ª Vara da Infância e da Juventude, Odete da Silva Carvalho; o primeiro promotor de Justiça da Promotoria da Infância e da Juventude, Maurício Guerreiro; o procurador-geral do Ministério Público do Estado do Pará, Geraldo de Mendonça Rocha; o delegado de Polícia Civil de Marabá, Newton Brabo de Oliveira; o superintendente Regional de Polícia Civil do Sudeste do Pará, José Casimiro Beltrão; e o delegado da Polícia Civil de Marabá, Victor Diego Ribeiro. (Evelyn Bengtson)

Nenhum comentário: