sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Movimento em defesa da cultura de Parauapebas

Bariloche Silva

Fabrício, Deicharles, Waldyr, Laércio e Demerval

Jornalistas, músicos, artistas plásticos, escritores e demais profissionais intelectuais de Parauapebas se reúnem nesta sexta-feira (28), a partir das 18 horas, no auditório do Sinticlepemp (Praça Mahatma Gandhi), para discutir a permanência do Centro de Desenvolvimento Cultural de Parauapebas (CDC) e apresentar alternativas que viabilizem ações voltadas à cultura no município.

Na última terça-feira (25), um grupo de jornalistas filiados à Associação de Imprensa e Comunicação de Parauapebas (Aicop), que tem como presidente Waldyr Silva, se reuniu nas dependências do auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e debateu o requerimento n° 094/2009, de autoria do vereador Odilon Rocha de Sanção (PMDB), que solicita a demolição do CDC para a construção de estacionamento no local. O requerimento foi aprovado por unanimidade durante sessão extraordinária realizada há duas semanas na Câmara Municipal de Parauapebas.

Na oportunidade, os membros da Aicop formaram uma comissão que irá se reunir hoje (28) com membros da Coordenadoria Municipal de Cultura de Parauapebas, que tem como gestor Cláudio Feitosa. Nesta reunião, os jornalistas irão saber de mais detalhes sobre o projeto de restauração do CDC, que deve ser apresentado pela Coordenadoria e que já está em andamento para ser aprovado.

A comissão foi formada pelos seguintes profissionais de imprensa: Waldyr Silva (presidente da Aicop), Laércio de Castro (Arara Azul FM), Bariloche Silva (Carajás O Jornal e site Pebinha de Açúcar), Demerval Moreno (Arara Azul FM), Deicharles Damascena (Ascom da Semas) e Fabrício Assis Pereira (Arara Azul FM).

O comunicador Laércio de Castro sugeriu que fosse iniciado um manifesto imediatamente com o apoio de artistas locais em defesa do CDC. “O Centro de Desenvolvimento Cultural já foi palco de diversos eventos culturais importantíssimos para nosso município, e de maneira alguma podemos simplesmente esquecer isso e demolir esse marco histórico de nossa cidade para darmos lugar para estacionamentos”, enfoca o radialista.

Durante a reunião, o presidente da Associação de Imprensa e Comunicação de Parauapebas sugeriu que os associados à Aicop começassem a elaborar ideias que justifiquem a não demolição do CDC, além da elaboração de abaixo-assinado a ser distribuído em todos os bairros do município. “Com certeza não são apenas os jornalistas que não querem a demolição do CDC, que é um patrimônio de Parauapebas. Por este motivo, pedimos aos colegas e população de modo em geral que entrem também neste importante movimento”, relata.

Blog em defesa do CDC
Dentro dos próximos dias, a comissão formada por membros da Aicop irá lançar um espaço na internet destinado à campanha, que é contra a demolição do Centro de Desenvolvimento Cultural. Através do endereço eletrônico http://www.emdefesadocdc.blogspot.com/, os internautas poderão acompanhar matérias jornalísticas, enquetes e fotografias sobre o assunto, além de espaço para abaixo-assinado on-line em defesa do CDC.

No site de coberturas de eventos e notícias de Parauapebas e região http://www.pebinhadeacucar.com.br/ está disponível uma enquete sobre a demolição do CDC. Os internautas podem votar à vontade e expressar suas opiniões.

Manifestação e show
Na reunião com os profissionais de imprensa, ficou definido também que futuramente o grupo irá articular com empresários locais e músicos da região uma manifestação em praça pública, com o objetivo de defender a permanência do CDC em Parauapebas. (Bariloche Silva)

Um comentário:

Anônimo disse...

Na verdade o vereador Odilon atendeu a uma demanda de toda a cidade. Pelo menos daqueles que querem uma cidade bonita, bela, bem cuidada. Ele não pede que simplesemnte vá lá e derrube o monstrengo CDC. Ele pede uma revitalização, construção de estacionamento, enfim, uma melhor destinação daquele espaço espúblico. O vereador está correto. Além do mais, qualquer um que tenha bom senso irá concordar que em tempo de lei seca permitir que seja vendido bebidas alcoólicas naquele local é algo descabido. O CDC fica no local de maior tráfego de veículos de Parauapebas, não é um lugar adequado para "bebelanças".

Uma nova destinação para aquele local é urgente! Fará bem a cultura e a vida!