quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Belém é primeira cidade no Norte do país a receber sinais de TV digital

Brasília - Belém é a primeira cidade da região Norte e a 17ª capital brasileira a receber sinais digitais de alta definição. Nesta terça-feira (4), o ministro das Comunicações, Hélio Costa, e a presidente da Fundação de Telecomunicações do Pará (Funtelpa), Regina Lima, assinaram protocolo de intenções com representantes de quatro emissoras de televisão de Belém para a consignação dos canais de TV Digital.

A partir da consignação dos canais, as emissoras têm até 18 meses para preparar o projeto de engenharia que possibilitará as transmissões em caráter definitivo. Mas, no caso da capital paraense, a expectativa é que o cronograma seja antecipado e, já no final deste mês, sejam iniciadas as transmissões digitais definitivas.

Além da Funtelpa, as quatro emissoras privadas que receberam a consignação dos canais digitais em Belém são o Sistema Clube do Pará de Comunicação, o SBT (Canal 5), a Rádio e Televisão Marajoara (TV Record) e a TV Liberal.

Avanços - A presidente da Funtelpa destacou, em seu pronunciamento na solenidade, o avanço representado pela TV Digital. "Imagem de alta definição é apenas um dos aspectos dessa verdadeira revolução, que representa uma gigantesca mudança de paradigma e da forma de fazer TV", observou.

A Funtelpa é a maior rede com retransmissoras próprias no Pará: atinge 51 municípios e vem se preparando para a nova era representada pela TV Digital. "É uma grande mudança. Por isso, a Funtelpa vai investir em treinamento de recursos humanos. Não basta ter os melhores equipamentos, se não soubermos usá-los de forma eficiente. Quem não se preparar para essa nova concepção de televisão terá mais dificuldades", ressaltou a presidente da Funtelpa.

Segundo ainda Regina Lima, além de inovações como portabilidade, registro de audiência em tempo real e maior interação com o telespectador, a TV digital trará uma vantagem significativa para a televisão pública: a multiprogramação, que permitirá a escolha de até quatro programas distintos no mesmo canal.

Ampliação - Durante a cerimônia de assinatura dos Termos de Consignação dos Canais Digitais para emissoras de televisão de Belém, que aconteceu na sede do Ministério das Comunicações, em Brasília, o ministro Hélio Costa garantiu que, até o fim deste ano, todas as capitais brasileiras, além de 30 cidades-pólo, estarão aptas a transmitir o sinal digital.

O ministro garantiu ainda que até 2014 o sistema deve estar implantado em todas as cidades brasileiras, já que em 2016 o sistema de transmissão analógico será desligado.

Para o representante da Associação Paraense de Emissoras de Rádio e Televisão (Apert), Camilo Centeno, a implantação da TV Digital na Amazônia é uma vitória importante, devido às dificuldades de se fazer televisão na região.

Hoje, 21 cidades brasileiras transmitem a TV Digital em caráter definitivo, que são: São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Campinas (SP), Cuiabá (MT), Salvador (BA), Florianópolis (SC), Vitória (ES), Uberlândia (MG), São José do Rio Preto (SP), Teresina (PI), Santos (SP), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Recife (PE), João Pessoa (PB) e Sorocaba (SP). (Sônia Zaghetto - Secom)

Nenhum comentário: