segunda-feira, 11 de junho de 2007

Tocha olímpica do Pan chega a Belém nesta quarta-feira

O Estádio Olímpico do Pará será o ponto de partida da tocha olímpica dos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro. O símbolo do Pan chegará ao Mangueirão nesta quarta-feira (20), às 9 horas, quando será recepcionado pela governadora do Estado, Ana Júlia Carepa, e pelo prefeito Duciomar Costa, que, juntos, acenderão a tocha. Em seguida, o primeiro condutor dará início à maratona de 32 quilômetros do percurso total do revezamento.
“O Mangueirão está de portas abertas para receber a comunidade num momento tão especial como esse para a nossa cidade e, também, para o esporte. É a primeira vez que temos um evento como esse, onde os olhos do mundo vão estar voltados para Belém e não podemos deixar passar em branco”, declarou o diretor de eventos da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), Augusto Santabrígida.
Ao todo, 80 condutores, entre atletas e pessoas da comunidade (portadores de necessidades especiais, índios e crianças), vão carregar a tocha. Cada um percorrerá 400 metros, por 14 bairros de Belém, numa festa aberta à população, que poderá acompanhar todo o percurso pelas ruas da cidade.
No trajeto, o objetivo é mobilizar o maior número de pessoas para se unir ao espírito olímpico do Pan. Crianças do projeto “Papo Cabeça”, da Seel, também vão conduzir a tocha.
A chama olímpica virá de São Luís (MA) e chegará ao Estádio Olímpico do Pará conduzida por uma aeronave especial da Força Aérea Brasileira.
A Prefeitura de Belém organizou a parte logística do evento, como atendimento médico, coordenação de trânsito, segurança, limpeza e apoio aos condutores da tocha.

Nenhum comentário: