segunda-feira, 11 de junho de 2007

Simpósio debate criação dos estados de Carajás e Tapajós em Marabá

Acontece na próxima sexta-feira (15), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Marabá, o 1º Simpósio Pró-Criação dos Estados de Carajás e Tapajós. A iniciativa é da Câmara Municipal de Marabá e prevê a presença de vários palestrantes que falarão sobre os projetos que tramitam na Câmara Federal e no Senado.
Para o presidente da Câmara de Vereadores, Miguel Gomes Filho (PP), “Miguelito”, o mais importante nesse momento é ter a consciência de que a criação dos estados de Carajás e Tapajós é necessária para o desenvolvimento do sul e do oeste paraense.
“Como o Estado do Pará precisa ser dividido em três para ser mais bem administrado, vamos nos unir com o pessoal do Tapajós”, relata Miguelito, ao acrescentar que, caso venha a ser feito plebiscito sobre o assunto e este seja extensivo a todo o estado, as duas comunidades diretamente interessadas precisam estar unidas.
Miguelito diz não ter dúvidas sobre a auto-sustentabilidade econômica das regiões sul e sudeste paraense, hoje responsáveis por 32% do PIB (Produto Interno Bruto) do Pará, segundo pesquisa realizada pela empresa Diagonal Urbana Consultoria, de São Paulo.
Para explicar como a região pode crescer com a criação dos novos estados, Miguelito cita os exemplos de Mato Grosso do Sul e Tocantins, tidos como partes pobres dos estados que foram desmembrados.
Estudo
Miguelito usa mais argumentos para embasar suas afirmações, citando que o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou em Brasília estudo sobre a criação dos novos estados e comprovou que, com a divisão do Pará, as três regiões vão crescer muito mais do que hoje.
Diante disso, Miguelito entende que não se pode perder a oportunidade de dar ao povo que vive nesta região o direito de gerar seu recurso em prol de sua própria comunidade. “Vamos ser sinceros: a gente produz 32% da riqueza do Pará e não recebe nem 2% disso. É um absurdo”, desabafa.
Miguelito adianta ainda que, a partir do dia 16, haverá uma página na internet específica sobre a redivisão territorial do Pará. “As pessoas precisam se inteirar e conhecer a realidade para que possam defender a idéia”, comenta.
Plebiscito
No tocante à realização do plebiscito, Miguelito diz que alguns advogados acham que o estado inteiro tem de ser ouvido, enquanto outros entendem que deve ser ouvida apenas a comunidade diretamente interessada.
Para falar sobre o assunto, o advogado Inocêncio Mártires Coelho Júnior participará do simpósio, devendo levar a decisão do Supremo Tribunal Federal sobre quem deve votar no plebiscito.
Autoridades
Entre os palestrantes convidados estão os deputados federais Giovanni Queiroz (PDT), Asdrúbal Bentes (PMDB) e Wandenkolk Gonçalves (PSDB), e o professor Edivaldo Bernardo, presidente do Movimento pelo Plebiscito e Criação do Estado do Tapajós.
Também convidados, os senadores Mozarildo Cavalcante (PTB-RR) e Leomar Quintanilha (PMDB-TO), autores das emendas de criação do Tapajós e Carajás no Senado, falam sobre a criação de novas unidades territoriais no Brasil.
Programação
O simpósio começa às 9 horas, com inscrição e entrega de material e pronunciamento das autoridades. Às 10h15 haverá pausa para lanche. Os trabalhos recomeçam às 10h30 com a palestra Viabilidade da Criação do Estado de Carajás, proferida pelo deputado federal Giovanni Queiroz (PDT-PA); e Criação de Novos Estados na Amazônia, pelo deputado federal Asdrúbal Bentes (PMDB-PA) e deputado Federal Wandenkolk Gonçalves (PSDB-PA).
Às 12 horas haverá mais um intervalo para o almoço, recomeçando os trabalhos às 14 horas com a palestra Viabilidade Econômica do Estado do Tapajós, pelo professor doutor Edivaldo Bernardo, coordenador do Movimento pelo Plebiscito e Criação do Estado do Tapajós.
Às 14h45 acontece palestra sobre o Processo de Criação do Maranhão do Sul, discorrida por Fernando Teles Antunes, secretário Extraordinário do Desenvolvimento do Sul do Maranhão e Presidente do Comitê Central Pró-Criação do Estado do Maranhão do Sul.
Às 15h30 o advogado Inocêncio Mártires fala sobre Aspecto Jurídico da Consulta Plebiscitária. Às 16h15 acontece nova pausa para lanche. As atividades reiniciam às 16h30 com a palestra Criação de Novas Unidades Territoriais no Brasil, proferida pelos senadores Mozarildo Cavalcante e Leomar Quintanilha. Às 8 horas acontece debate, com os trabalhos encerrando às 19 horas.

Nenhum comentário: