quinta-feira, 14 de junho de 2007

Comdcap quer acabar com prostituição infantil praticada por caminhoneiros


Lucineide Santana, presidente do Comdcap

Depois de receber várias denúncias sobre a existência de prostituição infanto-juvenil praticada por caminhoneiros que trazem carga para a Cia. Vale do Rio Doce, a presidente do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente de Parauapebas (Comdcap), Lucineide Santana Marques Sousa, procurou o prefeito Darci José Lermen na última quarta-feira (13) para pedir ajuda quanto à solução do grave problema.
De acordo com a denúncia do Comdcap, as dezenas de motoristas que transportam diariamente mercadoria para a Vale não têm autorização para subir a Serra dos Carajás durante a noite, e por isso ficam acampados nas proximidades da portaria de acesso às instalações da mineradora, na sede do município, atraindo menores de idade, prostitutas e até homossexuais.
Para Lucineide Santana, o problema vem se agravando a cada dia que passa, sem que a direção da CVRD faça alguma coisa, conduzindo os caminhoneiros para outro local, acabando assim com o problema de prostituição na cidade.
Após ouvir os apelos da presidente do Comdcap, o prefeito Darci Lermen informou que por várias vezes convidou representantes da Vale do Rio Doce para tratar do assunto, mas até o momento não apareceu ninguém da empresa no gabinete.
O gestor municipal prometeu entrar em contato com as polícias Civil e Militar, e agentes do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) para a realização de esporádicas blitze na área onde estacionam os motoristas, a fim de flagrar e inibir a presença de menores que supostamente praticam prostituição.
Além das eventuais blitze, o Comdcap pretende fazer também campanha de conscientização junto aos caminhoneiros e aos próprios adolescentes que freqüentam o estacionamento dos carreteiros, mostrando que prostituição com menores é crime.
A reunião contou ainda com as presenças do chefe de Gabinete, João Eduardo Fontana; vereador Euzébio Rodrigues e secretário municipal de Assistência Social, José das Dores Couto, o popular “Coutinho”.
“O governo municipal se dispôs em ajudar o Comdcap na árdua tarefa de acabar com a prostituição praticada por caminhoneiros contra menores de Parauapebas”, observou o secretário de Assistência Social.
Segundo João Fontana, o prefeito municipal está muito preocupado com os carreteiros que estacionam caminhões e carretas durante a noite nas proximidades da portaria de acesso a Carajás. Ele lembra que a última reunião marcada com o pessoal da Vale ocorreu na terça-feira (12), mas ninguém da empresa apareceu no gabinete para discutir o assunto.
O vereador Euzébio Rodrigues disse entender que a situação de prostituição infanto-juvenil é um assunto que preocupa bastante as autoridades do município, por isso a necessidade de se deflagrar uma ação conjunta com a sociedade organizada, incluindo a Vale do Rio Doce, para coibir esse tipo de crime.

Nenhum comentário: