sexta-feira, 22 de junho de 2007

Prefeitura inaugura abrigo para mulheres violentadas

Joelma e Darci descerram a placa

O prefeito Darci Lermen inaugurou mais um órgão de proteção à mulher vítima de violência doméstica, a Casa Abrigo para Mulheres, ligada à Secretaria Municipal da Mulher (Semmu).
O descerramento da placa inaugural da repartição ocorreu no início da noite de quarta-feira (20) pelo prefeito Darci Lermen e a titular da Semmu, Joelma de Moura Leite, sem a presença de público, uma vez que o local do abrigo não pode ser divulgado, para evitar possíveis ataques de homens acusados de violentar a companheira.
Darci Lermen declarou que gostaria que não houvesse usuárias para precisar do abrigo, mas se houver, o espaço foi criado para dar apoio às mulheres violentadas. “Gostaria que sempre houvesse paz e entendimento entre os casais, mas isso é muito difícil”, avaliou.
O prefeito destacou que o local é uma casa dotada de toda estrutura para abrigar as vítimas de violência doméstica, onde elas vão poder recuperar a auto-estima.
Na manhã de quinta-feira (21), ocorreu a solenidade oficial de inauguração da Casa Abrigo na sede do Centro de Referência da Mulher, na rua 14, com as presenças do vice-prefeito Moisés Gomes de Freitas, no exercício de prefeito; da secretária municipal Joelma Leite, outros secretários e o público.
Pastor Moisés Gomes destacou que a Casa Abrigo vai proporcionar refúgio para as mulheres vítimas de violência praticada pelos companheiros delas. Lembrou que o órgão foi concebido em parceria entre prefeitura e governo federal.
Joelma Leite enumerou que a prefeitura já disponibilizou para o público feminino o Centro de Referência da Mulher, o Espaço Mulher Cidadã e agora a Casa Abrigo para Mulheres. Os próximos passos, segundo a secretária, são para a implantação da Defensoria Pública da Mulher. Conversações neste sentido já tiveram início junto ao governo federal.
“Estamos mantendo contato também com o governo do Estado para a estruturação da Delegacia da Mulher em Parauapebas, que foi criada a pedido da Secretaria da Mulher, mas funciona precariamente”, complementa Joelma Leite.
Serviços
O Centro de Referência oferece atendimento psicológico, social e jurídico para mulheres vítimas de violência. O Espaço Mulher Cidadã disponibiliza cursos de capacitação e profissionalização da mulher. Já a Casa Abrigo acomoda mulheres que se encontrem sob ameaça de morte e não tenha para onde ir e se proteger com os filhos, num prazo de até 90 dias.A Casa Abrigo para Mulheres conta com recepção, seis apartamentos, três banheiros (um para deficiente físico), sala de espera com TV e DVD, cozinha com refeitório, mini-auditório, ambulatório, salas para administração e espaço para horta comunitária.

Nenhum comentário: