sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Prefeito diplomado se reúne com representantes da Secretaria Estadual de Saúde em Belém

O prefeito diplomado de Parauapebas, Darci José Lermen (PMDB), já sabe que é urgente tratar de algumas pautas com absoluta prioridade. Prova disso é que na tarde desta sexta-feira (30) ele e o futuro titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), médico Francisco Cordeiro, se reuniram em Belém com autoridades ligadas à saúde para tratar de soluções para os graves problemas que desestruturaram o setor da saúde pública no município.
Na capital, Darci Lermen e Francisco Cordeiro foram recebidos por Heloísa Guimarães, secretária adjunta de Gestão de Políticas de Saúde do Pará; Vitor Mateus, secretário de Estado de Saúde Pública; e Fernando Escudeiro, coordenador do Grupo Técnico de Controle, Avaliação e Gestão dos Hospitais Metropolitano e Regionais.
Uma das pautas apresentadas é em relação ao funcionamento do Hospital Geral de Parauapebas (HGP), que ainda esta semana chegou a ser fechado por algumas horas por falta de pagamento para a instituição que administra o centro de saúde.
Outro assunto debatido pelas autoridades é a situação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada no Bairro Cidade Jardim, que não vem funcionando 24 horas, como era para funcionar. Por lá as reclamações de populares são grandes em relação ao péssimo atendimento e até mesmo condições da unidade.
A situação da saúde é tão grave em Parauapebas que o novo governo que será comandado pelo prefeito Darci Lermen entende que não pode esperar tomar posse para fazer o que é urgente para atender à população que está com atendimento prejudicado neste momento.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Darci anuncia secretariado e promete dar posse na segunda-feira

Fotos: Atrox e Chocopeba
O prefeito eleito de Parauapebas, Darci José Lermen (PMDB), que será empossado no próximo domingo (1º) pela terceira vez para comandar um dos municípios mais importantes do Brasil, fez de forma oficial na manhã desta quinta-feira (29) o tão esperado anúncio dos nomes do seu secretariado que irá auxiliá-lo nos próximos quatro anos de mandato.
O anúncio foi feito no auditório do Instituto Federal do Pará (IFPA), durante entrevista coletiva com a presença de profissionais da imprensa de Parauapebas e região, acompanhado pelo vice-prefeito eleito Sérgio Balduíno (PSB), da maioria dos futuros secretários e de vários militantes de siglas partidárias e populares.
Na oportunidade, Darci Lermen comentou sobre a importância de mais uma vez comandar a Prefeitura de Parauapebas, entre outros vários assuntos que foram questionados pelos profissionais de comunicação.
“Não venci a eleição sozinho. Com os partidos que sempre estiveram conosco e os aliados, montamos a música, ensaiamos e chegamos até aqui, onde farei questão de ser o regente de mais um importante momento à frente do município de Parauapebas. A partir de 1º de janeiro de 2017, iremos assumir a prefeitura e da minha boca ninguém vai ouvir palavras culpando a gestão anterior. Entendo que a partir de janeiro a responsabilidade de administrar Parauapebas é de nossa equipe, e nós trabalharemos por todos os munícipes dessa cidade”, relatou Darci Lermen.
Sobre a escolha dos nomes que irão compor o seu secretariado, Darci foi enfático e disse que foi um acordo firmado com todos os partidos que foram aliados do PMDB no processo eleitoral. “Estamos cumprindo com os companheiros de partidos aliados tudo o que combinamos e tenho certeza que essas pessoas que assumirão cargos de confianças se empenharão ao máximo para que o município possa voltar aos trilhos. Temos ciência que não vai ser fácil, mas toda a equipe está empenhada e com certeza a população será beneficiada com um governo sério e em prol de todos”, relatou.
Atendendo aos questionamentos da imprensa, Darci Lermen, que tomará posse no cargo às 10 horas deste domingo, 1º de janeiro, na Câmara Municipal, informou que estará dando posse a seus auxiliares às 10 horas de segunda-feira (2) no prédio do Poder Executivo, Palácio dos Ventos.
O novo prefeito garantiu que não terá nenhuma dificuldade em fazer eventual substituição de algum secretário, caso este não cumpra com as metas que serão estipuladas para cada uma das secretarias.
Revelou também que o critério de escolha dos secretários foi um acordo verbal celebrado entre ele e os partidos políticos que fizeram parte da coligação que o elegeu prefeito da cidade, mas fez questão de frisar que ele é o “regente” desta “orquestra” que vai “tocar” o município nos próximos quatro anos.
Secretariado
Administração (Semad): Cássio André de Oliveira, 39 anos, natural de Ceres (GO), empresário e produtor rural
Assessoria de Comunicação (Ascom): Laércio de Castro Penha, 46 anos, natural de Viana (MA), radialista
Assistência Social (Semas): Jorge Antônio Benício, 47 anos, natural de São Paulo (SP), pastor evangélico
Controladoria Municipal: Cristiano César Souza, 36 anos, natural de Itabira (MG), administrador
Coordenadoria de Treinamentos e Recursos Humanos (CTRH): José Roberto Marques Vieira, 46 anos, natural de Breves (PA), administrador e sindicalista
Coordenadoria Municipal da Juventude (CMJ): Rafael Ribeiro Oliveira, 23 anos, natural de Parauapebas (PA), líder estudantil e estudante de administração
Cultura (Secult): Wandernilson Santos da Costa, 34 anos, natural de Monção (MA), jornalista
Departamento de Terras: Evaldo Melo Catanhede, 40 anos, natural de Santa Luzia (MA), licenciado em ciências naturais
Desenvolvimento (Seden): Isaias Queiroz de França, 39 anos, natural de Itaituba (PA), empresário
Educação (Semed): Raimundo Oliveira Neto, 52 anos, natural de Sítio Novo (MA), professor e advogado
Esporte e Lazer (Semel): Laoreci Diniz Faleiro, 45 anos, natural de Tucunduva (RS), filósofo
Fazenda (Sefaz): Keniston de Jesus Rêgo Braga, 49 anos, natural de Abaetetuba (PA), contador
Gabinete do Prefeito (Gabin): Edson Luiz Bonetti, 36 anos, natural de Xaxim (SC), engenheiro agrônomo e administrador de cooperativas
Habitação (Sehab): Maria Vani Caitano Alves, 45 anos, natural de Mara Rosa (GO), gestora empresarial
Meio Ambiente (Semma): Dion Leno dos Santos Alves, 22 anos, natural de Parauapebas (PA), técnico em meio ambiente
Mineração, Energia, Ciência e Tecnologia (Semmect): Flávio Ribeiro Veras, 34 anos, natural de Prainha (PA), administrador e empresário
Mulher (Semmu): Maria Ângela da Silva Pereira

Obras (Semob): Maria Silvana de Faria Sousa, 58 anos, natural de Guimarânia (MG), empresária e produtora rural
Ouvidoria Municipal: Josemir Santos Silva, 47 anos, natural de Imperatriz (MA), corretor de imóveis
Planejamento (Seplan): João José Corrêa, 52 anos, natural de Barbacena (MG), pedagogo e especialista em planejamento
Procuradoria Geral do Município (PGM): Cláudio Gonçalves Moraes, 36 anos, natural de Belém (PA), advogado
Produção Rural (Sempror): Eurival Martins Carvalho, 49 anos, natural de Cristalândia (GO), trabalhador rural
Saúde (Semsa): Francisco Cordeiro Leite Segundo, 41 anos, natural de Itaperuna (RJ), médico
Segurança Institucional (Semsi): Michael Correa Gomes, 32 anos, natural de Monção (MA), teólogo
Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep): Claudenir Rocha, 35 anos, natural de Miranda do Norte (MA), gestora empresarial
Urbanismo (Semurb): Edmar Cruz Lima, 46 anos, natural de Colinas (MA), engenheiro civil
(Bariloche Silva e Waldyr Silva)

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

FGTS poderá ser liberado para pagamento de faculdade e curso profissionalizante

A legislação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pode ser alterada para autorizar o trabalhador a usar o dinheiro para pagar mensalidades de curso superior ou profissionalizante, em seu benefício ou de familiares. A medida foi incluída, por meio de emenda, em projeto (PLS 581/2007) que está pronto para decisão na Comissão Educação (CE).
Com a emenda, o projeto, do senador Paulo Paim (PT-RS), permite ao trabalhador utilizar o saldo do FGTS também para quitar empréstimo contraído com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para pagar faculdade.
A emenda foi proposta pela senadora Ana Amélia (PP-RS), relatora, que incorporou sugestões de projetos que estão em análise conjunta ao texto original de Paim. São cinco propostas, todas buscando ampliar as alternativas de acesso aos recursos do FGTS pelo trabalhador.
Pelo Regimento do Senado, apenas um projeto pode contar com o voto do relator pela aprovação. Ana Amélia optou pela proposta de Paim, que sugere alterações mais abrangentes na Lei do FGTS (Lei 8.036/1990).
Um dos objetivos do PLS 581/2007 é autorizar o trabalhador a sacar o saldo da conta do FGTS depois que completar 60 anos, e não a partir dos 70, como estabelece a lei em vigor.
A proposta prevê ainda a retirada dos recursos quando a conta ficar inativa por um ano, condição que se caracteriza pela ausência de novos depósitos, normalmente porque o trabalhador está desempregado. Atualmente, o saque só é permitido depois de três anos de inatividade da conta.
Iniciativa popular
O projeto surgiu por meio de iniciativa popular e foi adotado por Paim para que o texto passasse a tramitar regularmente no Congresso. De acordo com o senador, apesar de o FGTS ter significado uma conquista para o trabalhador, os titulares das contas enfrentam perdas por razões que passam pela sonegação de depósitos, expurgos inflacionários e a não aplicação de juros progressivos. (Fonte: Agência Senado)

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Mais de 31 mil pessoas ainda não sacaram o abono salarial do PIS/Pasep no Estado do Pará

Mais de 31,1 mil pessoas ainda não sacaram o abono salarial do PIS/Pasep ano-base 2014 no Estado do Pará. Somados, os benefícios não sacados correspondem a R$ 27,4 milhões. No estado, 40.696 pessoas tinham direito ao abono, das quais 9.531 retiraram o benefício até o dia 29 de novembro. O prazo para saque termina em duas semanas.
Podem receber o benefício de um salário mínimo (R$ 880) as pessoas que trabalharam pelo menos dois meses com carteira assinada em 2014 com vencimento mensal médio de até dois salários mínimos e que tiveram seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
O pagamento do PIS/Pasep será feito até o dia 29 de dezembro na rede bancária. Como no dia 30, data-limite para o saque, não haverá expediente bancário, as pessoas que possuem Cartão Cidadão com senha registrada podem sacar o dinheiro em caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal e em casas lotéricas. 
O Ministério do Trabalho recomenda que as pessoas não deixem o saque para o último dia. “Se houver qualquer problema, o trabalhador não terá mais como resolver no dia 30, pois os bancos não atenderão o público e, depois dessa data, o dinheiro do abono volta para o Fundo de Amparo ao Trabalhador”, explica o coordenador-geral do Seguro-desemprego, Abono Salarial e Identificação Profissional do ministério, Márcio Borges.
Quem tem direito ao abono
Para saber se tem direito ao abono, o trabalhador deve informar o número do CPF ou do PIS/Pasep  e data de nascimento no portal trabalho.gov.br/abono-salarial. Ele também pode se informar pela Central de Atendimento Alô Trabalho, do Ministério do Trabalho, pelo número 158.
Márcio Borges orienta que se o trabalhador verificar que tem direito ao abono, mas a rede bancária não confirmar essa informação, o beneficiado precisará solicitar nova consulta ao atendente e a partir do CPF pedir a atualização dos dados cadastrais. “É comum os agentes bancários confundirem o abono de 2014 com o de 2015. Estamos falando, nesse momento, de 2014. Se o nome do trabalhador aparecer na lista de beneficiados do Ministério do Trabalho, com certeza, tem direito ao benefício”, afirma o coordenador.
Como sacar
PIS Para sacar o Abono do PIS, o trabalhador que possuir Cartão Cidadão e senha cadastrada pode se dirigir aos terminais de autoatendimento da Caixa ou a uma casa lotérica. Se não tiver o Cartão Cidadão, pode receber o abono em qualquer agência da Caixa, apresentando documento de identificação. Informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-726 02 07.
Pasep – Os servidores públicos que têm direito ao Pasep precisam verificar se houve depósito em conta. Caso isso não tenha ocorrido, devem procurar uma agência do Banco do Brasil e apresentar um documento de identificação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-729 00 01. (Fausto Carneiro / Graziela Andreatta)

domingo, 11 de dezembro de 2016

Equipe Letra Boa promove noite de autógrafos no CDC

Os integrantes da Equipe Letra Boa, à frente o professor José Vieira, organizam a partir das 18 horas da próxima quarta-feira (14), no Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC) de Parauapebas, uma noite de autógrafos, com o lançamento da segunda edição do livro “Manhã de domingo”, de autoria das jovens Jéssica Gomes e Sabrina Medeiros.
De acordo com os organizadores da noite de autógrafos, o evento contará com música ao vivo, recital de poesias e depoimentos de ilustres figuras do meio intelectual parauapebense.
O livro “Manhã de domingo” contém 50 poemas que abordam temas como fé, louvor a Deus, sentimentos e propostas de paz, fraternidade, amor, cuidados ecológicos e valorização da história do povo brasileiro. (Waldyr Silva)

Suplente de vereador morre após ser atacado por abelhas

O comerciante Basileu dos Santos Lobato Filho (foto), conhecido por “Lobato da Cidade Jardim”, que concorreu a uma vaga de vereador nas últimas eleições em Parauapebas pelo Partido Trabalhista Nacional (PTN), faleceu na tarde deste domingo (11) após ser atacado por um enxame de abelhas em sua propriedade na zona rural do município.
Logo após o ataque das abelhas, Lobato foi levado para o Hospital Geral de Parauapebas, mas não suportou as picadas e veio a óbito.
“Lobato da Cidade Jardim” tinha 47 anos de idade, nasceu no Estado do Maranhão, era casado e deixa filhos e primeiro suplente da Coligação “Parauapebas no Rumo Certo” (PTB / PRB / PTN), na qual conseguiu 1.304 votos.

O velório está ocorrendo na Rua F-25, Qd. 149, Lote 02, no Bairro Cidade Jardim, em Parauapebas. (Fonte: Zé Dudu)

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Câmara Municipal inaugura iluminação de Natal deste ano

HD Produções
Pelo segundo ano consecutivo, o prédio da Câmara Municipal de Parauapebas recebe decoração especial em alusão ao Natal. Na noite desta quarta-feira (30), em cerimônia aberta à comunidade, o sistema de luzes foi inaugurado ao som de canções natalinas apresentadas por alunos da Escola Municipal de Música Maestro Waldemar Henrique.
A decoração conta com luzes em diferentes formatos, pisca-piscas, lâmpadas led e efeito cascata, além de árvores de natal, guirlandas, bonecos de Papai Noel em tamanho real, renas e presépio, dentre outros adereços natalinos. Cerca de 40% dos materiais da ornamentação natalina de 2015 foram reutilizados este ano.
Durante a cerimônia, o presidente da Câmara, vereador Ivanaldo Braz, destacou que parte dos adereços integra o patrimônio do Legislativo e poderá continuar sendo utilizada nos próximos anos. Para ele, a decoração do prédio é uma forma de o Legislativo proporcionar também uma opção de lazer para a comunidade.
“Fizemos esse trabalho com muito capricho, para a população poder ter um espaço bonito e alegre para visitar neste período do ano em que somos tomados por sentimentos de união, esperança e solidariedade. O ano de 2016 foi muito difícil. Tivemos muitas perdas, mas não podemos perder a esperança de termos dias melhores. Espero que as famílias venham visitar a Câmara, principalmente aquelas que não poderem viajar, que venham e aproveitem, porque foi tudo feito com muito carinho para vocês”, enfatizou Ivanaldo Braz.
Após o discurso, o presidente acendeu o sistema de luzes, proporcionando aos presentes uma imagem iluminada e colorida do prédio da Câmara Municipal.
Apresentação musical
A Carajás Big Band, a Turma de Canto e o Coral da Musicalização Infantil, da Escola Municipal de Música Maestro Waldemar Henrique, abrilhantaram a noite com um repertório de canções natalinas, que encantou o público. Os alunos foram orquestrados pelos professores Beline Júnior e Ieda Gracia.
Detalhes da decoração
Para a ornamentação deste ano, somente lâmpadas de led, strobos, pisca-piscas, mangueiras luminosas, cordões e cortinas de led foram adquiridos, pois estes materiais elétricos acabam sendo danificados, devido à exposição direta ao vento, sol e chuva, que costuma ser constante neste período do ano.
As guirlandas, a árvore de natal central, as personagens do presépio, as renas luminosas e os bonecos de papai noel são alguns dos itens da decoração de 2015, que estão sendo reutilizados este ano.
Para a iluminação de 2016, foram utilizados 4,5 mil metros de mangueiras de led contornando o prédio do Legislativo; 3,5 mil metros de mangueiras de led nas duas árvores de natal montadas na fachada; dois mil metros de strobos, interligando as mangueiras na fachada externa e laterais; e cinco mil metros de cordão de led distribuídos pelas passarelas, plantas, fachadas e laterais.
Horário de visitas
O prédio da Câmara Municipal ficará aberto a visitações todos os dias da semana, até as 22 horas. (Nayara Cristina)