sábado, 12 de julho de 2014

Ecoturismo sai na frente em busca da alta sustentabilidade de Parauapebas

Um grupo de empresários do ramo hoteleiro, posto de combustível, agência de viagem, político e provedor de internet vem se reunindo e debatendo sobre o futuro de Parauapebas nos próximos anos, uma grande preocupação da comunidade, empresários e autoridades, quando a reserva de minério exaurir no município.
O setor que começa a tomar iniciativas é o de ecoturismo, cujos representantes convidaram a segmento da imprensa local para discutir essa nova jornada durante reunião realizada na manhã do último dia 5 no Hotel Damasco, localizado na Rodovia PA 275.
Participaram do workshop, com café da manhã, os empresários Anderson Santana Azevedo e esposa Eliane, do Hotel Damasco; Linei Fernandes Guimarães, do Hotel Quality Parauapebas e posto de combustível Cidade Jardim; agente de viagem Aglaudene Tomé Sarmento, da Agência Tometur; consultor de turismo Almir Corrêa (Tometur); Hugo Arrais, diretor da Flexanet e do Jornal Semanal; vereador Charles Borges; e o representante de vendas Sandoval Dias.
Ao iniciar o evento, Almir Corrêa informou aos presentes que aquele era o quarto encontro para tratar de ecoturismo em Parauapebas, reunindo empresários voltados ao setor, autoridades e demais segmentos de hotelaria, transporte e turismo.
O consultor de turismo revelou que a agência Tometur já começou a oferecer pacotes turísticos para interessados conhecerem as belezas naturais da região, como cachoeiras, cavernas, parque zoobotânico, mina de Carajás, savana metalófila, trilha, lagoa da mata, Serra Pelada, Garimpo das Pedras, observação de aves, além da área industrial das minas.
Segundo ainda Almir Corrêa, mesmo com os graus de dificuldades iniciais, a agência já está conseguindo proporciona aos visitantes passeios com a duração média de 6 horas por dia.
Na oportunidade, Aglaudene Sarmento lembrou a necessidade de os representantes dos poderes públicos e empresários dotarem a cidade de estrutura capaz de atender à demanda de turista, como hospitais, segurança e transporte público, hotéis, restaurantes, bancos e outras.
A agente de viagem destacou ainda que para deslanchar um projeto para o desenvolvimento do turismo em Parauapebas com muita determinação precisa não somente do apoio de gestores municipais e iniciativa privada, mas também de toda a população, mostrando números importantes da movimentação do setor na cidade.
Aglaudene Sarmento aproveitou para anunciar que no mês de setembro deste ano haverá a 42ª Abav Exp sobre turismo na cidade de São Paulo e que ela já se encontra de posse do espaço reservado no evento, e buscando parceiros para produzir folder de apresentação do município de Parauapebas no estande da feira, que terá público nacional e internacional.
Até agora já confirmaram atuação neste projeto os parceiros Hotel Damasco, Posto Cidade Jardim, Hotel Quality Parauapebas, Jornal Semanal, Central Tecnologia, Serrano Park Hotel, Flexanet, Atrium Hotel, Onix Hotel, Minas Hotel, Rubi Plaza Hotel e Cooperture (Cooperativa de Ecoturismo de Carajás).
Por sua vez, Hugo Arrais sinalizou o envolvimento dos parceiros nesta tarefa em busca de recursos financeiros para viabilizar a viagem a São Paulo e mostrar o potencial turístico de Parauapebas para o Brasil e o mundo, envolvendo Vale, governos municipal e estadual, além de equipe técnicas como fotógrafos, cinegrafistas, produção de artes gráficas, impressão de folders e na execução do plano de mídia.
Vale informar que o ecoturismo é um segmento turístico que proporcionalmente mais cresce no mundo. Enquanto o turismo convencional cresce 7,5% ao ano, o ecoturismo está crescendo entre 15 e 25% por ano.
A Organização Mundial de Turismo (OMT) estima que 10% dos turistas em todo o mundo tenham como demanda o turismo ecológico. O faturamento anual do ecoturismo, a nível mundial, é estimado em US$ 260 bilhões, do qual o Brasil se apropriaria com cerca de US$ 70 milhões.

Nenhum comentário: