terça-feira, 8 de julho de 2014

Data-base 2014: Sinjor se reúne dia 10 com diretoria das ORM

Na próxima quinta-feira (10), às 16 horas, ocorrerá a primeira reunião de negociação da data-base 2014 entre o Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor-PA) e a diretoria das Organizações Rômulo Maiorana (ORM). Em assembleias setorizadas, realizadas nos dias 25 e 26 de junho, os trabalhadores deliberaram pontos prioritários da pauta de reivindicações que fora enviada à empresa em maio. Após a reunião, o Sinjor-PA vai conversar com os jornalistas das ORM nos locais de trabalho.
Entre os pontos prioritários estão auxílio-alimentação, aumento real e contratação de mão de obra. A empresa, via assessoria jurídica, enviou contraproposta restringindo a renovação do acordo coletivo de trabalho (ACT 2014/2015) a somente a reposição da inflação do período, ou seja, o Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC) de 5,81% nos salários, proposta que vem sendo rejeitada nas assembleias.
A expectativa dos jornalistas das ORM é que a empresa se disponha a atender os pontos defendidos pelos trabalhadores. O Sinjor-PA ressalta que a mobilização da categoria é de fundamental importância para a conquista das cláusulas propostas. Para isso, nova assembleia está marcada para o dia 16 de julho, às 12 horas, na sede do Sinjor, na Rua Diogo Moia nº 986, Umarizal.
Pontos prioritários
1 - Reajuste salarial incluindo a inflação do período e aumento real, totalizando 10% sobre pisos salariais estabelecidos no ACT em vigor e demais salários da categoria dos jornalistas vinculados às ORM.
2 - Auxílio-alimentação, sem caráter remuneratório, no valor mensal de R$ 400,00.
3 - Isonomia salarial entre jornalistas da capital e do interior do estado.
5 - Readequação do banco de horas extras para o prazo máximo de 3 meses para compensação ou pagamento do valor correspondente às horas praticadas.
6 - Estabelecimento de piso salarial para jornalistas que exerçam a função de editores e redatores.
7 - Aumento do quadro de jornalistas, visto que foram feitas várias demissões e os postos de trabalho não foram recompostos, o que vem sobrecarregando as equipes de reportagens.
8 - Fornecimento de cópia do ponto mensal a cada um dos trabalhadores até o 5º dia útil subsequente ao mês trabalhado.

Nenhum comentário: