terça-feira, 10 de junho de 2014

COLUNA LINHA CRUZADA5

Inicio a coluna desta semana reportando a versão do secretário municipal de Esporte e Lazer, Marcel Nogueira, sobre a suspensão do estádio do complexo esportivo Rio Verde para o time do Parauapebas Futebol Clube (PFC) treinar.
Segundo o secretário, a cessão do local foi suspensa porque o clube só queria treinar os jogadores em horários destinados aos alunos das escolinhas de futebol mantidas pela Prefeitura de Parauapebas.
Marcel Nogueira afirma que as segundas-feiras e depois das 19 horas dos demais dias da semana o campo do complexo esportivo pode ser disponibilizado para o time profissional treinar.
Começa na próxima quinta-feira (12), e vai até o dia 15, a I Exposição Agropecuária de Canaã dos Carajás (Expocanaã), organizada pelo sindicato dos produtores rurais, com apoio da prefeitura e da mineradora Vale.
A persistir a vontade egoísta (ou tentativa de barganhar) de determinadas pessoas que se dizem pré-candidatas a deputado estadual e federal em Parauapebas nas eleições deste ano, o município não elegerá nenhuma delas, porque a quantidade de pretensos candidatos é enorme e assim os votos se dividiriam entre os pleiteantes.
Para deputado estadual, até agora são apontados os seguintes pré-candidatos: Adelson Fernandes (PSC), Ângela Pereira (PTB), Chico das Cortinas (PHS), Cláudio Almeida (PR), José Coutinho (PMDB), Herbert Viana (PEN), Flávio Veras (PRB), Gesmar Costa (PSD), Irmã Luzinete (PV), JB (PDT), Josemir Santos (PPS), Milton Zimmer (PT), Sérgio Anagráfica (PSB), Zé Rinaldo (PSDB) e Zezinho (Psol).
Já para deputado federal constam na lista os pré-candidatos Marcelo Catalão (DEM), José Roberto (PSC), Francisco Falcão (PDT), Cassio Flauzino (PMDB), Marcelo Parceirinho (PMDB), Jonas Alves (PRP), Charles Borges (SDD), Faisal Salmen (PPS) e provavelmente Darci Lermen (PT).
No início da semana, rolou na cidade que o atual deputado estadual Milton Zimmer estaria decidindo a não concorrer à reeleição para a Assembleia Legislativa para arriscar concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados.
E por falar em política, foi grande a repercussão de uma denúncia veiculada em blogs e sites da cidade dando conta que dois vereadores de Parauapebas estavam exigindo mensalão de um comerciante dono de supermercado.
A matéria foi produzida pelos repórteres Vela Preta e Waldyr Silva a partir de gravação de áudio autorizada quanto pelo denunciante quanto pelos acusados.
Os produtores da matéria entendem que denúncias deste tipo contribuem com o início do processo de transparência na aplicação dos recursos públicos. Mas isto é apenas a ponta do iceberg do mal uso do dinheiro público. É necessário que o Ministério Público investigue as denúncias.
O Tribunal Regional Eleitoral promete disponibilizar número de celular para utilização do aplicativo WhatsApp para receber denúncias de crimes eleitorais.
Integrantes do grupo Formadores de Opinião denunciaram que uma empresa de loteamento que está prestando serviços de sinalização de ruas e avenidas com pinturas no Bairro Paraíso está fazendo um serviço de péssima qualidade e porco.
Acrescentam que a maioria dos loteamentos na cidade entrega o empreendimento com asfalto de péssima qualidade, lotes invadindo áreas de faixa de domínio de estradas e rodovias e ainda sem rede de esgoto sanitário.
O problema de invasão de faixa de domínio pode acarretar num grande transtorno para o poder público durante os serviços de duplicação da Estrada Municipal Faruk Salmen e da Rodovia PA 160, cujas obras estão em andamento.
Outra denúncia do grupo FO é que um grande supermercado inaugurado recentemente às margens da Estrada Faruk Salmen estaria desrespeitando o meio ambiente e a população do Bairro Vale dos Carajás, despejando esgoto no meio da rua, ao lado do Centro de Abastecimento de Parauapebas (CAP), provocando insuportável mau cheiro e o risco de doenças.
Boa sorte para a Seleção Brasileira nesta Copa do Mundo.

Um comentário:

garcia disse...

Caro Waldyr,
Parabéns pela abertura da Coluna Linhas Cruzadas. As pequenas notícias, sempre foram as preferidas pelos leitores. Pela clareza, pelo texto enxuto, pelo exercício da picardia que todo colunista deve exibir,e pela variedade dos assuntos. Sucesso. Outra coisa, intercale as notas com texto em negrito. Fica mais fácil de ler. Se possível, uma palavra como inter título. Ficaria mais bonito ainda.
Agenor Garcia
jornalista