terça-feira, 17 de junho de 2014

Caratecas que estiveram em evento internacional são recebidos pelo prefeito com café da manhã

Fotos: Anderson Souza
 
 
Os caratecas de Parauapebas que estiveram no início do mês em São Paulo, participando de um evento internacional,apresentaram ao prefeito Valmir Mariano na manhã desta segunda-feira (16) as dezenas de medalhas conquistadas no campeonato e foram homenageados com café da manhã no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura.
A mesa de cerimônia contou com as presenças, além do prefeito, dos secretários municipais Marcel Nogueira (Semel) e Leudicy Leão (Semas); vereador Odilon Sanção e diretores de associações de caratê.
Ao usar a palavra, o prefeito Valmir Mariano lembrou que ao assumir o comando do Executivo determinou ao secretário de Esportes que, além das atividades desportivas, oferecesse também cidadania a todas as camadas da sociedade, “porque entendo que o esporte prepara o cidadão também para o futuro”.
O gestor municipal aproveitou para anunciar que já se encontra em processo de licitação o projeto de construção de um centro esportivo, no valor aproximado de R$ 25 milhões. Segundo o prefeito, o centro vai contar com piscina olímpica, quadras esportivas, alojamentos, pista de skate, de bicicross e de corrida; entre outras instalações. A previsão é que o espaço seja inaugurado no ano que vem.
Marcel Nogueira declarou que tem se esforçado o bastante para diversificar os programas alavancados pela Semel. “Temos dado apoio a todos as modalidades desportivas, levando esporte e cidadania para todos que participam de nossos programas”, revelou o secretário, lembrando que o projeto mais recente envolve quase 300 meninas no aprendizado de balé.
Setenta e seis medalhas
Os atletas parauapebenses que participaram do Campeonato Sul-Americano de Karatê pertencem às associações Kimê e Girão, filiadas à Federação Esportiva, Cultural e Educacional do Pará (Fecepa). Ambas trouxeram na bagagem 76 medalhas, sendo 19 de ouro, onze de prata e 46 de bronze.
De acordo com o professor Schelby Cardoso, diretor-técnico da Associação Kimê e assessor de Comunicação da Fecepa, nove atletas foram convocados para, juntamente com outros 19 que já haviam sido selecionados, participarem de um campeonato mundial a ser realizado na Polônia em outubro deste ano.
“Isto faz de Parauapebas uma cidade paraense recordista na quantidade de caratecas selecionados para concorrer num grande evento internacional. Para se ter uma ideia, a Seleção Brasileira de Karatê convocou um total de 40 atletas, 28 dos quais de Parauapebas”, destaca Schelby Cardoso.
Onze países como Argentina, Peru, Chile, Venezuela, Colômbia e Brasil, entre outros, foram representados por mais de 1.500 atletas no Campeonato Sul-Americano de Karatê, realizado no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.
No final da cerimônia, os atletas entregaram medalhas ao prefeito Valmir Mariano, ao secretário Marcel Nogueira, à secretária Leudicy Leão e ao vereador Odilon Sanção. (Waldyr Silva / Ascom PMP)

Nenhum comentário: