sábado, 2 de novembro de 2013

Prefeito de Parauapebas quer compensações por danos causados pela mineração


Brasília - O prefeito de Parauapebas (PA), Valmir Queiroz Mariano, e vereadores da cidade apresentaram na última quarta-feira (30), na Câmara dos Deputados, em Brasília, um conjunto de propostas de alterações no novo Código de Mineração. A cidade paraense abriga a maior mina de minério de ferro do mundo, explorada pela empresa Vale.
O prefeito quer compensações efetivas pelos danos atuais e futuros da mineração. “Parauapebas é responsável pelo PIB deste país, mas sabemos que toda essa riqueza é efêmera. De repente, podemos, em um curto espaço de tempo, deixar de ser o grande polo minerador e ser um polo favelado. O nosso município, ainda na sua maioria, é de casa de madeira coberta de lona preta. Costumo dizer que Parauapebas é o quintal da Vale, e um quintal muito mal cuidado”, disparou Valmir Mariano.
O relator, deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG), informou que pretende dar compensações a municípios que, apesar de não terem minas, sofrem com a exploração dos minérios. “Colocaremos 10% da arrecadação da CFEM [Contribuição Financeira sobre Exploração Mineral] para os municípios impactados pela mineração”.
Quintão pretende apresentar o relatório nesta semana. “Queremos distribuir para a comissão um relatório preliminar para que os parlamentares possam dar a sua contribuição final também, e aprová-lo para brindarmos o país com uma lei nova que distribua melhor essa receita”.
Audiências
Ao todo, a comissão especial realizou 17 audiências na Câmara e fez 18 mesas redondas nos estados, em todas as regiões. Os deputados também fizeram visitas a empresas e a centros de pesquisa em mineração. O tema é complexo e polêmico, sobretudo, diante dos impactos socioambientais de um setor produtivo importante para a economia. O relator já acatou várias das sugestões apresentadas nas audiências públicas, como, por exemplo, a fixação em 4% da alíquota da CFEM, paga a título de royalties ao município produtor de minério de ferro. (Fonte: Jornal da Câmara)

Nenhum comentário: