sexta-feira, 14 de junho de 2013

Prefeito Valmir apresenta plano 'Parauapebas 500 mil habitantes'

Fotos: Irisvelton Silva

Acompanhado de secretários e assessores, o prefeito Valmir Mariano apresentou nesta quinta-feira (13) para imprensa e segmentos organizados o Plano de Governo Parauapebas 500 mil habitantes, que tem como desafio zerar os déficits de infraestrutura acumulados ao longo dos 25 anos de fundação da cidade, prevendo Parauapebas com 500 mil habitantes até 2026, de acordo com projeções do IBGE.
O evento contou com as presenças de vereadores, representantes das polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros, OAB, empresa Vale, associações, sindicatos, empresários e outros segmentos organizados.
Durante a solenidade, realizada em um dos auditórios da prefeitura, o secretário municipal de Planejamento e Gestão, Célio Costa, fez um resumo das ações do plano, seguido do prefeito Valmir Mariano, que aproveitou a oportunidade para conclamar às demais autoridades e população a ajudar a administração municipal na consecução do projeto, dotando a cidade de moderna infraestrutura.
Após a falação dos integrantes da mesa, foi exibido aos convidados um vídeo institucional sobre o Plano de Gestão e entregue exemplares impressos do Plano de Gestão e do Programa de Desenvolvimento Estrutural (PDE) para alguns representantes de entidades e imprensa.
Depois das apresentações e pronunciamentos, ocorreu uma coletiva de imprensa com o prefeito Valmir Mariano e o secretário Célio Costa, que responderam às perguntas dos jornalistas, e em seguida foi servido um jantar.
Plano de Gestão
De acordo com as apresentações, constam no Plano de Gestão comparações sobre o PIB (Produto Interno Bruto) de Parauapebas com outras cidades e estados; indicadores de desenvolvimento econômico e social; impactos sociais, fontes de recursos, consórcio público, perfil socioeconômico dos municípios vizinhos, linhas gerais e estruturantes do Governo Valmir Mariano, entre outras informações.
Com relação aos projetos a serem realizados para atender a uma população aproximada de 500 mil habitantes até o ano de 2026, o Plano de Gestão propõe atender toda a população com rede água e de esgoto, assim como reduzir em mais da metade o déficit habitacional do município e investir em soluções de mobilidade urbana.
Há também dentro do plano a realização de programas como governança e funcionário eficientes, Parauapebas Previ, responsabilidade fiscal, gestão territorial georreferenciada, contabilidade legal, orçamento democrático, política de investimento e Pebas Express.
Destacam-se também os programas que vão promover incentivo ao esporte, à cultura, pesquisas acadêmicas e qualificação profissional, por meio de bolsas, ou seja, auxílio financeiro para os participantes, financiadas com o apoio de empresas contempladas pelo selo Empresa Solidária.
Registro civil para 100% das crianças, Parauapebas no combate ao crack, Parauapebas contra o Bullying, videomonitoramento da cidade, Parauapebas e acessibilidade digital, Parauapebas verde, prêmio aluno destaque, kit sanitário a quem precisa, energia e água para todos, criação da guarda municipal, cooperativa das flores, de horticultores e de ervas medicinais e bairro sem poeira, são os demais programas que compõe o plano.
Programa de Desenvolvimento Estrutural (PDE)
Com relação às obras estruturantes a serem construídas ao longo dos próximos 4 anos, o PDE tem como metas: o Banco da Cidadania; terminal aeroportuário; revitalização e modernização da estrutura orgânica do distrito industrial e do pólo moveleiro; pólo metal mecânico; distrito industrial para micro e pequenas empresas; pólo de gemas e joias; estação aduaneira de interior e porto seco; laboratório de análise clínica e análise de solo; mercado municipal; nova feira do produtor.
São metas também do programa de governo a construção: do centro de tratamento de resíduos; escola técnico-profissionalizante; cidade da criança; escolas em tempo integral; serviço de atendimento especial; duplicação das rodovias PA 275 e 160 e estrada Faruk Salmen; centro de convenções e artes; orla na margem direita do Rio Parauapebas; parques urbanos; iluminação pública moderna; unidade de pronto atendimento 24 horas; academia de saúde; complexo esportivo; projeto sobre o igarapé Ilha do Coco, parque Rio Verde, entre outras.
Célio Costa informou durante o evento que o PDE está dividido em dois momentos, o primeiro para realização ao longo desses quatro anos de governo, com investimento previsto em $ 2,5 bilhões de recursos próprios do município, e o segundo para os anos seguintes, totalizando mais de quatro bilhões de reais de investimento. Tanto o Plano de Gestão quanto o PDE estão disponíveis para donwload no portal da prefeitura de Parauapebas. (Waldyr Silva, da Ascom PMP)

Nenhum comentário: