quinta-feira, 20 de junho de 2013

Prefeito inaugura centro de controle de videomonitoramento

Fotos: Irisvelton Silva

O prefeito Valmir Queiroz Mariano inaugurou na manhã desta quarta-feira (19) o Centro de Controle e Operações (CCO) do Sistema de Videomonitoramento de Parauapebas, localizado nas instalações do quartel do 23º Batalhão da Polícia Militar (BPM).
A cerimônia de inauguração contou, além do gestor municipal, com as presenças da vice-prefeita Maria Ângela Pereira; assessores, coordenadores e secretários municipais; vereador Odilon Rocha de Sanção, representando o presidente da Câmara Municipal, e outros; ten-cel. Mauro Sérgio, comandante do 23º BPM; imprensa e outros convidados.
Fizeram uso da palavra, pela ordem, Vicente Reis, coordenador do programa Cidade Digital, responsável pelo Sistema de Videomonitoramento e internet nas praças de Parauapebas; Célio Costa, secretário municipal de Planejamento e Gestão; ten-cel. Mauro Sérgio; vice-prefeita Ângela Pereira; vereador Odilon Rocha e o prefeito Valmir Mariano, todos louvando a iniciativa de dotar a cidade de sistema de vigilância digital.
O objetivo do sistema é colaborar com os serviços de segurança do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) e demais órgãos de segurança pública, como polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros, na identificação de veículos e pessoas envolvidas em acidente de trânsito e também nos casos de violência física contra o cidadão.
Estrutura
A estrutura do sistema está sendo montada com 35 quilômetros de fibra ótica e câmeras dotadas de alta tecnologia, com zoom de grande alcance, e operadas por meio de controle remoto, diretamente da central, em tempo real.
No total, serão distribuídas 95 câmeras em pontos estratégicos da cidade. Até agora, já foram instaladas 30 câmeras ao longo da rodovia PA 275, na frente do shopping, nas proximidades de agências bancárias, nos cruzamentos de ruas onde há grande fluxo de veículos e nas entradas e saídas da cidade. Outras 30 câmeras vão ser instaladas no segundo semestre deste ano e as 35 restantes no ano que vem.
As câmeras coletam as imagens das vias públicas e as enviam simultaneamente para o CCO, no quartel da Polícia Militar, que é operado por 10 servidores da prefeitura, com funcionamento 24 horas por dia, em quatro turnos de seis horas cada.
A equipe que opera a central é constituída, em sua maioria, por portadores de necessidades especiais (cadeirantes) indicados por instituições como, por exemplo, Sorri Parauapebas.
Fala do prefeito
Ao usar a palavra, o prefeito Valmir Mariano declarou que aquela cerimônia representava apenas a “ponta de um iceberg”, pois o projeto de monitoramento é apenas um embrião do Projeto Cidade Digital, que vai colocar a cidade de Parauapebas na vanguarda dos municípios desenvolvidos.
O gestor municipal destacou que o governo satisfaz o compromisso de inclusão social firmado durante a campanha, contratando pessoas com deficiência física para prestar serviço no Centro de Controle e Operações.
Valmir Mariano pediu paciência ao povo de Parauapebas, pois os serviços que vêm sendo prestados pela prefeitura visam o futuro da cidade, sem nenhuma obra eleitoreira, e isso pode gerar alguma demora.
O prefeito aproveitou o momento para revelar que já recebeu o projeto de duplicação das rodovias PA-275 e PA-160, dentro do perímetro urbano, cujas obras entram em processo de licitação, ainda esta semana.
Informou também que ficou acertado com a Vale que a própria mineradora será responsável pela execução da obra de duplicação da estrada Faruk Salmen, ficando o município responsável pelas desapropriações que por ventura se fizerem necessárias e pela abertura da Rua 16, obra já iniciada. (Waldyr Silva, Ascom/PMP)

Nenhum comentário: