sexta-feira, 21 de junho de 2013

Insatisfação com serviço público marca manifestação em Parauapebas

Fotos: Anderson George


Segurança pública, saúde, transporte e educação foram os principais temas reclamados pelos cerca de quatro mil manifestantes que se concentraram no final da tarde desta quinta-feira (20) na frente do prédio da Câmara de Vereadores, no Bairro Beira Rio II, em Parauapebas, e saíram em marcha pela rodovia PA 275 em direção à Praça de Eventos, no Bairro Cidade Nova, sob a orientação de agentes do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) e apoio da Polícia Militar, que acompanhou o movimento a certa distância.
Ao longo do trajeto, as pessoas que participavam da manifestação de protesto faziam, durante cerca de 10 minutos, paradas em pontos estratégicos do percurso.
Com apito, e alguns com as caras pintadas, os manifestantes portavam faixas, cartazes, bandeiras, nariz de palhaço e vestiam camisas nas cores da bandeira do Brasil.
“Queremos faculdade federal que tenha cursos de respeito e que seja respeitada em todo território brasileiro, pra que não seja necessário ir pra outra cidade e possa estudar em uma faculdade digna do povo de Parauapebas”, gritava um grupo de estudantes.
Mais adiante, outro grupo bradava palavras de ordens com faixas, dizendo que a população exigia transporte público de verdade e “não uma caixa” que trafega com pessoas pra lá e pra cá superlotadas, que o usuário não consegue ficar em pé com firmeza.
“Queremos o fim da obra do hospital municipal que já arrasta por anos e nunca se tem um fim. Nosso povo que batalha todos os dias por esta cidade exige escola digna, transporte digno e uma saúde digna, nosso direito”, declarou um manifestante para a reportagem, assegurando o protesto era pacífico e apartidário.
Os manifestantes exigiam também a legalização do serviço de táxi-lotação na cidade e pediam pressa para que fosse criado o Estado de Carajás.
No final da manifestação, à noite, houve confronto de alguns manifestantes com a Polícia Militar nas imediações da portaria de acesso a Carajás e na Praça Mahatma Gandhi.

Nenhum comentário: