sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Campus do IFPA passará a funcionar em Parauapebas em 2014

Mais uma conquista para a educação de Parauapebas. As aulas dos cursos técnicos em Mecânica e Eletroeletrônica, primeiros a serem ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus de Parauapebas, deverão ter início no primeiro semestre do ano que vem.
Essas e outras informações foram repassadas a líderes dos movimentos estudantis de Parauapebas, em reunião ocorrida na última segunda-feira (11), no gabinete da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
A reunião contou com a participação da gestora da pasta, Juliana de Souza; de líderes estudantis, da vereadora Eliane Soares, do reitor do IFPA, Élio de Almeida Cordeiro; e do diretor do Campus de Parauapebas, Walter Soares Fernandes; e serviu para esclarecer dúvidas acerca da implantação do Instituto Federal no município.
Com infraestrutura composta por dez salas de aula, oito laboratórios, biblioteca, auditório, área de convivência, bloco administrativo e acesso para pessoas com necessidades especiais, o Campus de Parauapebas, ainda em obras, deverá ser entregue ao IFPA pela mineradora Vale em dezembro próximo, todo equipado e pronto para funcionar.
Segundo Walter Fernandes, o processo seletivo para a formação das quatro turmas, duas de Mecânica e duas de Eletroeletrônica, está previsto para ocorrer no início de 2014. “Tudo para que as aulas sejam iniciadas ainda no primeiro semestre”, informou.
O diretor destacou que a oferta inicial é de apenas dois cursos, mas está prevista no planejamento do novo campus a ampliação gradativa, de acordo com a demanda.
“Começaremos com a oferta de dois cursos técnicos. Esta oferta deverá ser acrescida por um terceiro curso já no segundo ano e, posteriormente, de acordo com a necessidade da região, poderemos implantar novos cursos, até chegarmos à inclusão dos cursos superiores, no quinto ano de funcionamento do instituto”, detalha o diretor do campus.
Conquista
Durante a reunião, a secretária Juliana de Souza falou aos estudantes sobre o ganho que é para o município a implantação do IFPA. “É uma vitória para nossos estudantes, uma vez que se abre mais um leque de possibilidades. Hoje, são dois cursos, mas em breve virão muitos outros, inclusive superiores”, lembrou a secretária de Educação.
Para Elton Batista, da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Regional Sudeste do Pará, a vinda do instituto é imprescindível ao desenvolvimento regional. “É um importante passo para qualificar mão de obra local e aumentar o índice de pessoas empregadas em projetos implantados no município”, comemorou o estudante, ao lembrar a importância da oferta de cursos, por parte da instituição de ensino, para além do nível técnico. (Texto e fotos: Messania Cardoso/Semed)

Nenhum comentário: