terça-feira, 3 de abril de 2012

Mutuários serão beneficiados com 1000 casas do programa ‘Minha casa, minha vida’

Helder Messiahs
A Caixa Econômica Federal e a Prefeitura de Parauapebas prometem entregar no próximo dia 13 de abril as chaves de 1.000 unidades residenciais construídas na cidade com recursos oriundos do programa “Minha casa, minha vida”, do governo federal. As casas já estão construídas no Bairro Residencial dos Minérios, às margens da rodovia PA 160.

Cada moradia conta com uma área de 40,8 m² composta por sala integrada à cozinha, banheiro, dois quartos e área de serviço. Os mutuários já verificaram o funcionamento e infraestrutura das casas entre os dias 29/02 e 05/03. Após o período de vistorias, a Caixa Econômica Federal iniciou o processo de elaboração dos contratos para sua devida assinatura e, posteriormente, foi definida a data de entrega oficial do empreendimento.

A construção do Bairro Residencial dos Minérios ficou sob a responsabilidade da empresa HF Engenharia, com a qual ficou acordado que uma parte dos materiais da construção seria adquirida em Parauapebas; Além disso, foi solicitado também que a mão-de-obra local fosse priorizada.

O contrato para a construção dos imóveis foi assinado entre a Caixa Econômica Federal e a empresa HF Engenharia, no valor de cerca de 40 milhões de reais...

O programa “Minha casa, minha vida” é destinado a famílias com renda mensal bruta de até R$ 1.600,00, com parcelamento em 120 meses e mensalidade inicial de 10% da renda familiar bruta, não podendo ser inferior a R$ 50,00.

A seleção para o programa foi realizada conforme parâmetros determinados pela Caixa Econômica Federal. Em Parauapebas, foram usados cinco critérios de seleção: dois nacionais e três locais.

Os critérios nacionais selecionaram famílias residentes ou que tinham sido desabrigadas de áreas de risco ou insalubres e famílias com mulheres responsáveis pela unidade familiar. Já os locais consistiram em que o interessado residisse no município há pelo menos três anos; famílias constituídas com filhos em idade inferior a 18 anos sob sua guarda e tutela, priorizando as com maior número de filhos; avós com guarda e tutela de netos com idade inferior a 18 anos, priorizando aqueles com maior número de netos.

Durante a seleção dos beneficiados foi analisado cadastro por cadastro, e selecionadas aquelas famílias que mais necessitavam do apoio público. (Waldyr Silva, com informações da Ascom PMP)

Nenhum comentário: