domingo, 19 de fevereiro de 2012

Quaresma: católicos têm 40 dias para refletir sobre a vida cristã

Quaresma, conforme a Igreja Católica, é um período de preparação espiritual para a Páscoa, quando os 40 dias que antecedem a festa da ressurreição de Jesus Cristo tornam-se uma oportunidade para os fiéis refletirem sobre a vida cristã. Começa na quarta-feira de Cinzas, 22 de fevereiro, e termina no domingo de Ramos, 1º de abril, uma semana antes do domingo pascal.

Para viver esse tempo de conversão, os cristãos são orientados a fazer oração, jejum e a exercer caridade. A igreja adota a cor roxo, em sinal de penitência.

Segundo o padre Jaime Barbosa Sidônio, chanceler da Cúria Metropolitana de Belém, essas três práticas ajudam a viver o processo de conversão intensamente. "Digo intensamente porque conversão não é um processo somente a ser vivido no tempo da quaresma, mas durante toda a vida, a cada dia", orienta.

Os 40 dias que antecendem a Páscoa representam o silêncio no qual todos devem escutar a Palavra de Deus. Esse silêncio colabora com os católicos para que compreendam os mistérios sobre a vida de Jesus, como sua paixão, morte e ressurreição.

Valores de fraternidade e mudança de vida são reforçados nesse período e devem ser constantes no dia a dia dos fiéis. "A vivência cristã exige isso todos os dias, porque religião é amor. Na quaresma, devemos intensificar nossa devoção, sobretudo porque somos convocados à prática da caridade concreta", explica padre Jaime.

A missão da igreja em manter a tradição atravessa séculos e milênios. O catequista Fabrício Quaresma, da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, no Bairro do Jurunas, é uma ajuda constante nesse trabalho. Aos 26 anos, o jovem trabalha na catequese a reflexão e compartilha esses conceitos com outros paroquianos. "Aconselho sempre a refletirmos sobre a vida de Jesus, desde seu batismo até sua crucificação", explica. (Fonte: O Liberal)

Nenhum comentário: