terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Escala de serviço do DMTT afasta agentes das ruas de Parauapebas

Fotos: Ronaldo Modesto
Agentes Martins, Pires e Milton



Servidores convocados
Uma nova escala de prestação de serviços no controle do tráfego de veículos na cidade de Parauapebas vem desagradando um grupo de agentes de trânsito do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), que vem substituído os agentes qualificados por auxiliares técnico-administrativos da prefeitura e por agentes de saneamento para controlar o trânsito na cidade.
A denúncia foi feita no último sábado (18) na redação da Sucursal do Jornal CORREIO DO TOCANTINS em Parauapebas pelo agente de trânsito Milton José de Lima Vasconcelos, presidente do Sindicato dos Agentes de Trânsito e Transportes de Parauapebas (Sinattp).
Acompanhado dos agentes Francisco Martins e Joseli Pires, diretores também do Sinattp, Milton José Vasconcelos denunciou que a coordenação do DMTT vem perseguindo alguns agentes de trânsito do órgão, adotando escala diferenciada de prestação de serviços, considerada por ele como “atitude ilegal”, de acordo com o regimento interno da repartição pública.
Para Milton José Vasconcelos, a escala de serviço adotada oficialmente pelo DMTT é de seis horas trabalhadas, com carga horária semanal máxima de 40 horas e convocação extraordinária, mas neste período de carnaval a coordenação do órgão havia adotado uma escala de 14 horas.

Segundo o sindicalista, ele procurou o coordenador de operações do DMTT, agente José Oliveira, para apaziguar a situação, sugerindo que a escala de seis horas fosse respeitada e que na necessidade os agentes fossem convocados extraordinariamente, mas o coordenador não havia concordado com a proposta, mantendo a escala de 14 horas.

Por este motivo, cerca de 20 agentes de trânsito que não concordaram com a nova escala estão pegando falta ou ficando parado nas instalações do órgão no período correspondente à antiga escala de seis horas.

Na falta desses servidores, de acordo ainda com Milton Vasconcelos, a coordenação do DMTT convocou vários auxiliares técnico-administrativos da prefeitura e agentes de saneamento para controlar o trânsito neste período de carnaval, “sem entender do assunto”.

Na avaliação do presidente do Sinattp, a nova escala de 14 horas é desumana no tocante a quantidade de horas que cada agente deverá trabalhar no período carnavalesco.

Procurado pela reportagem na manhã desta segunda-feira (20), o agente José Oliveira confirmou a escala especial editada para o período carnavalesco, de 17 a 22 de fevereiro, mas disse que não poderia gravar entrevista para falar sobre o assunto, fato que só poderia ser feito pela Assessoria de Comunicação (Ascom) da Prefeitura, que por sua vez se encontra fechada, em recesso, só recomeçando suas atividades na próxima quinta-feira (23). (Ronaldo Modesto/Waldyr Silva)

Nenhum comentário: