quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Eldorado do Carajás sedia evento estadual sobre mel de abelha

Fotos: Waldyr Silva






O município de Eldorado do Carajás foi palco, no período de 10 a 13/12, de três importantes eventos denominados Apipará, que trataram sobre a produção, exposição e comercialização de mel de abelha: 9º Congresso Paraense de Apicultura e Meliponicultura, 1º Seminário de Apicultura e Meliponicultura da Região Carajás e 2ª Feira de Mel de Eldorado do Carajás.
O evento fez parte da programação de aniversário de 19 anos da cidade e foi realizado pela Federação das Associações de Apicultura do Estado do Pará (Fapic), Associação dos Apicultores e Meliponicultores de Eldorado do Carajás (Apimec), Confederação Brasileira de Apicultura (CBA) e Prefeitura Municipal de Eldorado do Carajás, com patrocínio de várias empresas e órgãos públicos.
Durante os quatro dias do evento, foram realizados palestras, conferências e seminários sobre os mais variados temas ligados à produção e comercialização de mel por profissionais do Sebrae-PA, Emater-PA, CBA, Sagri, Fapip, Apimec, entre outros órgãos, além da prefeita de Igarapé-Açu (PA), Sandra Miki Uesugi Nogueira, que vai sediar o evento em seu município em 2011.
Dentre os temas discutidos, destacam-se “Pólen, moeda de grande valor que vem das abelhas”, “Projetos estruturantes da cadeia produtiva da apicultura e meliponicultura desenvolvidos pela CBA e parceiros”, “Segurança alimentar e a importância do PAA e do Programa Mesa Brasil para a sociedade”, “Grito das abelhas na Flona de Carajás” e “Mercado x comercialização: podemos aumentar a produção apícola do Brasil?”.
O público presente, a maioria formada por apicultores da região, participou ativamente das oficinas realizadas no Apipará, entre estas, “Cooperativismo e associativismo na cadeia produtiva apícola”, “Controle de escrituração zootécnica”, “Cosméticos à base de produtos apícolas”, “Criação de manejo de abelhas indígenas sem ferrão”, “Criação e produção de abelhas rainhas”, “Mercado e comercialização de produtos apícolas”, “Reflorestamento e flora apícola” e outras.
A 2ª Feira de Mel de Eldorado do Carajás contou com estandes e barracas expondo e vendendo potes de mel dos mais variados tipos e sabores, reuniu entidades governamentais e não-governamentais, entrepostos, empresas de equipamentos, insumos e materiais apícolas, com atrações musicais e culturais, peças teatrais, premiações e outras atividades. (Waldyr Silva, Correio do Tocantins)

Nenhum comentário: