quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Comunidade visita obras da Estação Conhecimento de Marabá

Representantes do poder público, de instituições parceiras e da comunidade em geral de Marabá visitam nesta quinta-feira (16) as obras de instalação da Estação Conhecimento de Marabá, um núcleo de desenvolvimento humano e econômico idealizado pela Fundação Vale e viabilizado por meio de parcerias como a Prefeitura Municipal e entidades da sociedade civil organizada. A unidade de Marabá vai funcionar na zona urbana da cidade, no bairro São Félix.

A construção da obra iniciou em março deste ano e tem previsão de começar a funcionar até meados de 2011. O núcleo de Marabá seguirá o padrão das Estações Conhecimentos, reunindo, no mesmo lugar, atividades educativas, esportivas e culturais, estruturada com pista de atletismo, campo de futebol com arquibancada e vestiários, piscina semiolímpica, edifícios administrativo, educacional, profissionalizante e teatro.

Quando estiver em pleno funcionamento, atenderá aproximadamente duas mil pessoas, entre crianças e jovens em práticas esportivas (atletismo, natação, futebol), culturais (dança, teatro, música) e cursos profissionalizantes em construção civil, hotelaria e serviços e manipulação de alimentos.

Cerca de R$ 12 milhões estão sendo investidos na implantação da Estação Conhecimento de Marabá, contemplando obra e equipamentos. No estágio atual, os prédios da administração e serviços e o profissionalizante, além do campo de futebol e da pista de atletismo, estão em fase de acabamento.

Estações
As Estações Conhecimentos são constituídas como uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) para proporcionar a participação direta da comunidade. Dentro de um processo de parceria, a Fundação Vale tem o compromisso de investir na construção das estações e as prefeituras de cada município se comprometem com a cessão de funcionários, lanche e transporte para os alunos, como será o caso de Marabá.

A proposta é que esses espaços sejam pólos de referência local, por meio de atividades promotoras do desenvolvimento cognitivo, emocional e físico, de forma integrada.

Até 2012, estão previstas para serem construídas 18 unidades nos estados do Pará, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Maranhão e Minas Gerais.

No Pará, a primeira Estação Conhecimento do país começou a funcionar em Tucumã, sudeste do Estado, em outubro de 2008. Desde então, mais de 600 pessoas fizeram cursos de qualificação profissional, produção de biojoias e mais de 700 jovens iniciaram a prática de esportes, conquistando medalhas e competições esportivas estaduais.

A segunda unidade paraense, inaugurada em setembro passado, está localizada na zona rural de Parauapebas, sudeste do Pará, em uma Área de Proteção Ambiental (APA), beneficiando 85 famílias de agricultores que moram na região. (Assessoria de Imprensa da Fundação Vale)

Nenhum comentário: