quarta-feira, 21 de julho de 2010

Parauapebas é classificado como município turístico do Pará

Waldyr Silva

Cachoeira Águas Claras, na Floresta Carajás

Parauapebas está entre os 14 municípios classificados no setor de turismo no Estado do Pará. Avaliado pelo Ministério do Turismo, de acordo com a política de regionalização do turismo, que classificou as cidades de todo o Brasil nas categorias turístico, potencial turístico e apoio ao turismo, Parauapebas recebeu o certificado da Paratur (Companhia Paraense de Turismo).

Por este motivo, a Paratur, Secretaria de Desenvolvimento (Seden) e Secretaria de Produção Rural (Sempror) se reuniram para avaliar as potencialidades turísticas do município, com o objetivo de divulgar as belezas naturais de Parauapebas na 5ª Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA), que acontece entre os dias 12 e 15 de agosto, em Belém, no Hangar, Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

Com o tema "Turismo é Negócio na Amazônia", a FITA é uma grande oportunidade para que o trade mundial possa conhecer os diferentes produtos e serviços da atividade turística dos estados e países que compõem a Pan-Amazônia. Parauapebas participará juntamente com o pólo Araguaia Tocantins, que compreende aproximadamente 12 municípios, sendo que os principais do sudeste do Pará são Parauapebas, Marabá, Canaã dos Carajás, Eldorado do Carajás, Água Azul do Norte, Piçarra, Xinguara, Rio Maria e Tucuruí.

De acordo com Leônidas Brito, secretário adjunto da Seden, Parauapebas levará para demonstrar na FITA o turismo rural, que é o contato mais direto com a natureza, a agricultura e as tradições locais, como as agrovilas, fazendas, cachoeiras, lavoura de melancia, produção de açaí; o turismo ecológico, que é um turismo de lazer, esportivo ou educacional em áreas naturais, como a Floresta Carajás, as águas termais, zoobotânico e o turismo de negócios, em que o indivíduo viaja por circunstâncias de trabalho e usufrui de transporte, alimentação, hospedagem e lazer. "Pretendemos tornar nosso município um potencial turístico, uma das fontes de renda, pois o minério não é renovável".

O turismo de negócios será o principal ponto, pois Parauapebas é voltado para atividades de mercado, tanto que representantes de hotéis e agências de viagem estiveram presentes no evento a fim de se cadastrarem na Paratur, para divulgar seus serviços e nosso potencial local. (Cristhianne Cardoso)

Leia mais sobre o assunto aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.

2 comentários:

Unknown disse...

Waldyr, adorei o seu blog. Muita informacäo. Mas quanto ao Turismo que você se refere na cidade de Parauapebas eu discordo. Estive aí, agora recente com meu esposo dinamarques. Ele quis muito ver como é uma tribo índigena, ningém soube informar nada. Aliás disseram que os indios sao agressivos e etc e tal. entäo pensamos em fazer uma trilha na floresta dos Carajás, fomos informados que näo se pode devido a animais perigosos e que a vale do rio doce, naum permite, caminhadas lá dentro para turistas. Eu estou frustrada por ter perdido, 12 dias das minhas preciosas ferias num lugar assim.
Tomara que num futuro próximo, possa existir algo mais organizado para turismo nessa regiäo.

Anônimo disse...

Qual acesso até a cachoeira da foto? obrigado.