sábado, 24 de fevereiro de 2007

Projeto sugere transformação de babaçual em reserva

O deputado federal Domingos Dutra (PT-MA) vai reapresentar à Câmara projeto de lei para transformar em reserva extrativista as áreas cobertas por babaçual e garantir às mulheres quebradeiras de coco o acesso aos locais de extração. O anúncio foi feito esta semana durante discurso realizado no plenário da Casa.
"O Brasil possui hoje 10 milhões de hectares cobertos por babaçuais espalhados nos estados do Maranhão, Piauí, Pará, Tocantins e Goiás. Quatrocentas mil mulheres que vivem da extração do babaçu são batalhadoras e lideranças importantes que contribuem para a economia do país a partir dessa atividade importante", afirmou Domingos Dutra.
O parlamentar também informou que vai levar a Brasília cerca de 300 mulheres de cinco estados onde é feito o extrativismo do babaçu. Elas devem participar de uma audiência pública conjunta das comissões de Agricultura e Meio Ambiente a ser requerida.
O objetivo do deputado é permitir que essas mulheres possam falar "de sua importante atividade econômica e como trabalham de forma árdua".

Nenhum comentário: