quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Beija-Flor é a campeã do carnaval carioca

Escola levantou o público na Marquês de Sapucaí

A escola de samba Beija-Flor de Nilópolis é a grande campeã do carnaval 2007 no Rio de Janeiro, com 399,3 pontos. A segunda colocada, Acadêmicos do Grande Rio, obteve 397,9 pontos, e a Mangueira ficou em terceiro. Este é o nono título da Beija-Flor, que sagrou-se campeã com o enredo "Áfricas: do berço real à corte brasiliana", sobre as dinastias guerreiras africanas.
Nascida em 1948, a Beija-Flor foi a última escola a desfilar, na manhã de terça-feira (20). Saiu da avenida às 6h35, mas manteve alto nível de energia na Marquês de Sapucaí, com seu contagiante samba-enredo.
O enredo da escola exaltou os traços africanos do Brasil. Os aspectos naturais do continente, seus animais e sua vegetação, foram retratados no primeiro setor da escola. A África "baiana" também teve seu espaço, na homenagem aos terreiros de candomblé.
No fim do desfile, a Beija-Flor fez uma referência ao Rio de Janeiro, principalmente aos bairros da Gamboa e Saúde, que já receberam a denominação de "Pequena África".
O gigantesco beija-flor de 10 metros de comprimento sobre o carro abre-alas anunciou um desfile cheio de fantasias luxuosas, com muitas plumas, e carros com detalhes rebuscados. A bateria veio fantasiada em alusão ao soberano do reino africano de Daomé. Fato raro na avenida neste ano, a rainha era da própria comunidade: Raíssa de Oliveira, de 16 anos, é da escola há cinco anos.
As escolas Império Serrano e Estácio de Sá ficaram em 12º e 13º lugar no carnaval do Rio de Janeiro e foram rebaixadas do grupo especial para o grupo de acesso A. As escolas fizeram respectivamente 389,60 e 386,50 pontos.
Resultado geral
Apuração encerrada às 17h10 (HBV)
1º - Beija-Flor
2º - Grande Rio
3º - Mangueira
4º - Viradouro
5º - Unidos da Tijuca
6º - Vila Isabel
7º - Salgueiro
8º - Portela
9º - Imperatriz Leopoldinense
10º - Porto da Pedra
11º - Mocidade Independente
12º - Império Serrano
13º - Estácio

Nenhum comentário: