terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

Deputados paraenses prometem empenho para criação de novos estados

Brasília – Se depender dos cinco parlamentares eleitos pela região sulparaense, a 53ª legislatura da Câmara dos Deputados terá uma marca: a criação de dois novos estados em território paraense.
Os parlamentares Giovanni Queiroz (PDT), Zequinha Marinho (PMDB), Asdrúbal Bentes (PMDB), Bel Mesquita (PMDB) e Wandenkolk Gonçalves (PSDB) são entusiastas da criação do Estado de Carajás, enquanto que Lira Maia (PFL), eleito pelo oeste do estado, promete lutar pela criação do Estado de Tapajós. Juntos, eles representam mais de 1/3 da bancada paraense em Brasília e, somados, obtiveram quase 430 mil votos.
Giovanni Queiroz, autor do projeto de decreto legislativo que autoriza a realização de plebiscito que autorizaria a criação do Estado de Carajás através de votação popular, garante que há possibilidade que o mesmo entre em pauta no plenário ainda este ano.
Bel Mesquita, que vai exercer seu primeiro mandato, foi mais cautelosa, defendendo a possibilidade de se ampliar a discussão, por entender que “a sociedade precisa ser informada dos motivos relevantes para a criação do novo estado”.
Ex-secretário de Políticas Institucionais do governo estadual, Wandenkolk Gonçalves, diz acreditar que, “além de representar um marco histórico (a eleição de cinco deputados pela região), a bancada será ouvida e participará de todas as grandes decisões que afetem a região. Não é só a criação do estado”, argumentou.
Asdrúbal Bentes, que segue para seu 5º mandato, lembrou que a primeira proposição para a criação do Carajás foi de sua autoria. “Tenho todo o interesse nesta luta. Os governantes não conhecem os reais problemas do sul e do sudeste do Pará”, acusou.
Um dos articuladores da criação de uma Frente Parlamentar para discutir a redivisão territorial do Brasil, composta por quase 130 deputados de vários estados, Zequinha Marinho avaliou como um “recado” o resultado das urnas. “Os eleitores estão amadurecendo e compreendendo que apenas com o voto a criação do novo estado será possível”.
Eleito pelo oeste paraense, o deputado Lira Maia, ex-prefeito de Santarém, acredita que “a união faz a força”. “Trabalharemos juntos para a criação do Estado de Tapajós e de Carajás”, garantiu o parlamentar. (Val-André Mutran)

Nenhum comentário: