domingo, 31 de dezembro de 2006

Resex Marinha de Soure terá projeto de ecoturismo

O Programa de Desenvolvimento do Ecoturismo na Amazônia Legal (Proecotur), desenvolvido no âmbito da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, implementará em 2007 um projeto de ecoturismo com a comunidade da Reserva Extrativista (Resex) Marinha de Soure, no Pará.
A iniciativa contará com o apoio da Agência Espanhola de Cooperação Internacional (AECI) e se enquadrará na Carteira de Projetos de Ecoturismo de Bases Comunitárias, que o Programa Nacional de Ecoturismo pretende lançar no início do próximo ano.
O projeto incentiva participação das comunidades tradicionais da Resex em atividades de ecoturismo na região, com o objetivo de promover a preservação dos recursos naturais e a melhoria da qualidade de vida. Ele compreende diferentes etapas: sensibilização e mobilização comunitária, planejamento participativo, ordenamento e gestão ambiental e turística, inventário do recursos naturais, diagnóstico e estudo de mercado, capacitação de pessoal, fortalecimento institucional, comercialização e marketing.
O projeto começou a ser planejado no final de 2005 de uma visita técnica da equipe do Proecotur à Ilha de Marajó. Apresentado ao conselho deliberativo da Resex no início de dezembro, o projeto foi aprovado por unanimidade. A Agência Brasileira de Cooperação (ABC) está formalizando a cooperação técnica com a AECI para viabilizá-lo. O projeto tem duração de três anos e sua coordenação será compartilhada entre o Proecotur/MMA, o conselho da Resex e AECI. (Marluza Mattos, Ascom/MMA)

Nenhum comentário: