terça-feira, 5 de dezembro de 2006

Coluna Linha Cruzada (05 a 11/12)

Informante revela que nesta segunda-feira (04/12) algumas famílias estiveram na delegacia de polícia, em Parauapebas, denunciando que um suposto homossexual, com Aids, teria transado com garotos com idades que variam entre 8 e 12 anos.
Algumas crianças teriam sido encaminhadas ao Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) para submeter-se a exames de HIV. A denúncia é grave e precisa ser apurada.
Governo municipal e Ongs têm deflagrado campanha de conscientização quanto aos cuidados que se deve ter para evitar contrair Aids.
Na última sexta-feira (01/12), Dia Mundial de Combate à Aids, na Praça de Eventos, servidores da Secretaria Municipal de Saúde, do CTA e voluntários do Gapp+ fizeram apresentações diversificadas e entrega de preservativos e panfletos educativos.
Para se prevenir contra a doença, é necessário praticar sexo com camisinha, exigir sangue testado nas transfusões, usar somente agulhas e seringas descartáveis, e nunca reutilizá-las; esterilizar objetos cortantes, como alicate de unha, tesoura, pinça, lâmina de aço e outros semelhantes; e não deixar que cortes ou feridas entrem em contato com o sangue e/ou secreção sexual de outras pessoas.
O CTA se localiza na rua P nº 38, entre as ruas 11 e 14, bairro União, fone (94) 3346-1682, Parauapebas.
Entre o final da tarde e início da noite do último domingo (03/12), em Carajás, foi grande a reclamação de pessoas que, aproveitando a facilidade na portaria para acesso ao núcleo, tentavam retornar para o centro da cidade, Parauapebas, por falta de transporte coletivo.
Com a falta de vans e ônibus num período aproximado de duas horas, as dezenas de famílias que se aglomeravam ao longo das paradas, a maioria com crianças, quase iam ao desespero.
Quando um ônibus da Transbrasiliana chegou, por volta das 20 horas, foi grande a correria para tentar conseguir assento no coletivo, que desceu superlotado, contrariando o que manda a lei.
Na correria para embarque, um passageiro tentou colocar uma bicicleta no bagageiro do ônibus, mas não conseguiu, e por isso deixou a “magrela” jogada na calçada, numa alusão de que estaria furtando o veículo de duas rodas.
Talvez com a intenção de provocar um certo suspense ao internauta, o jornalista Juvêncio de Arruda, titular do blog “Quinta Emenda” (http://quintaemenda.blogspot.com/), costuma tratar alguns políticos, pessoas, partidos ou veículo de comunicação com códigos curiosos.
Dentre esse linguajar, constam, morubixaba, “IVCezal”, “Rádio Infernal”, “Seventy”, “Nova Déli”, paroara, “Sobrancelhudo”, “MD” e “Dudurudu”.
Aqui na city, há um grupo de comunicadores que quando se encontra e fala de políticos influentes usa os códigos “Homem da Casa Grande”, “Vaqueiro”, “Lourinho”, “Mim”, “Madona”, “Poço”, “Asa Quebrada”, “Caldo de Peteca”, “Tacho”, “Roqueiro”, entre outros.
Vereador Wanterlor Bandeira (Psol) apresentou requerimento na sessão de sexta-feira (01/12) sugerindo ao Executivo a recuperação e asfaltamento das ruas 8 e Estrela Dalva, no bairro Chácara do Cacau, localizadas entre as Chácaras do Sol e das Estrelas, em Parauapebas.
Na mesma sessão, foi aprovado, com voto contra de Wanterlor, requerimento de autoria do vereador José Adelson que sugere redução da taxa de diária de veículo irregular apreendido no pátio do DMTT, que hoje é de 50 reais.
E por falar em Psol, em fevereiro, quando faz aniversário, o prefeito de Xinguara, Davi Passos (Psol), deverá retornar ao PT. Quem também poderá voltar ao partido vermelho é o vereador Wanterlor Bandeira, de Parauapebas.
Com o tema “Educação pública com qualidade é inclusão social”, a Prefeitura de Parauapebas realiza nos dias 8 e 9 de dezembro a I Conferência Municipal de Educação de Parauapebas.
O evento promete contar com profissionais conceituados da Universidade de Brasília, Universidade da Amazônia, do Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária, da União dos Dirigentes Municipais de Educação, entre outros órgãos.
Objetiva ajudar a repensar a educação municipal, com vistas a promover debates sobre a questão, envolvendo educadores e demais segmentos da sociedade, a fim de se eleger metas que discutam a elaboração do Plano de Educação do Município, e, por conseguinte, a qualidade da educação local para torná-la sólida e inclusiva.
Servidores da Assessoria de Comunicação (Ascom) da PMP faz confraternização nesta sexta-feira (08/12), feriado estadual, no assentamento Carimã, zona rural.

2 comentários:

Unknown disse...

Colunaço,Waldir.Parabéns!
Abs

Waldyr Silva disse...

Brigadão, meu caro Juvêncio. Pra mim, você é um dos homens "pararuaras" mais bem informados em blog.
Veiculo a coluna Linha Cruzada semanalmente num jornal local (O Regional)
Abraços, confrade
Waldyr Silva