domingo, 3 de dezembro de 2006

Flonas do Distrito Florestal da BR-163 receberão planos de manejo

A Diretoria de Florestas do Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com o Ibama, lançou na última sexta-feira (01/12) quatro editais para a elaboração de planos de manejo em florestas nacionais (Flonas) localizadas dentro do Distrito Florestal da BR-163, no oeste do Pará.
As Flonas são Trairão, com 257 mil hectares; Jamanxin, com 1,3 milhão de ha; Crepori, com 740 mil ha; e Amaná, com 540 mil ha.
Um plano de manejo contém diagnóstico sobre as características da unidade. Aponta peculiaridades geográficas, espécies de animais e plantas, descreve grupos humanos que ali habitem e separa as áreas de floresta que devem ser preservadas das que podem ser exploradas comercialmente com baixo impacto. A expectativa é de que as áreas demarcadas possam receber concessões de exploração florestal em 2007.
Segundo o edital, a contratação será feita por concorrência pública dentro das normas do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Cada uma das Flonas terá edital próprio. A empresa vencedora deverá elaborar o plano de manejo de toda a extensão da área da Flona e regiões de entorno.
Os concorrentes deverão apresentar, entre outras exigências, funcionários com experiência prévia e terão prazo de seis meses para executar o serviço. Ao vencedor de cada edital será fornecido apoio técnico dos quadros do Ibama e do Serviço Florestal Brasileiro, além de mapas, imagens de satélites, dados institucionais e científicos.
Depois de prontos, os planos deverão ser vistoriados e aprovados pelo Ibama. Só então as áreas das Flonas - próprias para exploração florestal - poderão receber concessões de exploração florestal outorgada pelo Serviço Florestal Brasileiro. (Luiz da Motta – Ascom/MMA)

Nenhum comentário: