segunda-feira, 11 de dezembro de 2006

Parauapebas sem justiça

Como se não bastasse o período de recesso do Poder Judiciário nos fins e início de ano, desde a semana passada a comarca de Parauapebas não conta com juízes nem promotores de justiça. Dois juizes e um promotor aproveitaram o recesso para levar a mudança para as novas comarcas que ocuparão quando terminar o recesso forense.
O juiz da Segunda Vara de Justiça, Laércio de Almeida Larêdo, que há 6 anos atuava em Parauapebas, foi transferido para a comarca de Igarapé-Açu; o juiz da Primeira Vara, Jackson Ferraz, que assumiu as funções em junho deste ano, e o promotor de Justiça Bezaliel Alvarenga, cerca de um ano no município, se transferiram para a comarca de Tucuruí, enquanto que a promotora Yoná Silva se encontra de licença. Com esta situação, a cidade de Parauapebas se encontra totalmente sem representantes no comando do Poder Judiciário.
Os juizes Laércio Larêdo e Jackson Ferraz fizeram suas despedidas oficiais na última sexta-feira (08/12), em confraternização dos funcionários do Fórum. O promotor Bezaliel Alvarenga já deixou o cargo na cidade e se transferiu para a nova comarca.
Terceira Vara
Com a saída dos dois juizes e do promotor, a situação da justiça na cidade se complica, pois, como se sabe, é difícil encontrar juizes que queiram trabalhar em comarcas distantes da capital.
No caso de Parauapebas, o Tribunal de Justiça do Estado vai ter que encontrar três juizes e três promotores que queiram trabalhar aqui, uma vez que a Terceira Vara já foi criada e a nomeação do titular estava prevista para janeiro do próximo ano.
Como neste final de ano todo Poder Judiciário entra em recesso, é possível que a situação de nomeação dos novos titulares só aconteça no próximo ano.

Nenhum comentário: