quarta-feira, 13 de dezembro de 2006

Coluna Linha Cruzada

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE/PA) votou na sessão de terça-feira (12/12) pela rejeição das contas do deputado estadual eleito João Salame Neto (PPS) e de mais quatro candidatos eleitos, sendo um suplente.
Os outros candidatos eleitos que tiveram as contas rejeitadas foram José Roberto de Oliveira Faro (deputado federal/PT), Cássio Coelho Andrade (deputado estadual/PSB), José da Cruz (Zequinha) Marinho (deputado federal/PSC) e Nadir da Silva Neves (suplente de deputado estadual/PFL).
Na segunda-feira (11), em sessão extraordinária, também foram rejeitadas as contas da deputada estadual eleita Suleima Fraiha Pegado (PSDB).
Os candidatos têm três dias para recorrer da decisão. Os processos estão sendo encaminhados ao Ministério Público para avaliação das supostas práticas de abuso na campanha.
Além desses seis candidatos, Gerson Peres (deputado federal/PP) e André Dias (deputado estadual/PSDB) também tiveram as contas rejeitadas pelo Pleno do TRE em sessão do último dia 7.
Mas mesmo tendo as contas rejeitadas pela justiça eleitoral, todos os candidatos poderão ser diplomados na próxima terça-feira (19).
A comarca de Parauapebas não conta com juízes nem promotores de justiça desde sexta-feira (08/12) da semana passada. Dois juizes e um promotor aproveitaram o recesso para levar a mudança para as novas comarcas que ocuparão quando terminar o recesso forense.
O juiz da Segunda Vara de Justiça, Laércio de Almeida Larêdo, que há 6 anos atuava em Parauapebas, foi transferido para a comarca de Igarapé Açu.
Já o magistrado da Primeira Vara, Jackson Ferraz, que assumiu as funções em junho deste ano, e o promotor de Justiça Bezaliel Alvarenga, há cerca de um ano no município, se transferiram para a comarca de Tucuruí.
Para complicar ainda mais a falta de justiça na cidade, a promotora Yoná Silva está licenciada. Com esta situação, Parauapebas se encontra totalmente sem representantes no comando do Poder Judiciário.
Muita gente em Parauapebas ainda reclamando dos prejuízos provocados pelo blecaute do último final de semana.
Comunicadores da Rádio 40 Graus, à frente o destemido radialista Ernani de Paula, estão engajados numa campanha de arrecadação de alimento não-perecível para distribuir neste Natal a famílias carentes.
Servidores públicos municipais também estão envolvidos na campanha Natal Solidário, arrecadando alimentos para serem distribuídos a famílias carentes cadastradas pela igreja católica.
A partir da próxima sexta-feira (15/12), a Prefeitura de Parauapebas entra em período de recesso, retornando às atividades normais no dia 3 de janeiro de 2007. Os serviços essenciais não terão recesso.
Depois de ganhar pelo apertado placar de 1 a 0 da seleção de Sapucaia no último sábado (09/12) no estádio Curuzu, em Belém, a seleção de Parauapebas voltou a jogar na segunda-feira (11) contra o mesmo time na segunda partida, e desta vez goleou seu adversário pelo elástico placar de 6 a zero.
Com esse resultado, a seleção parauapebense se classifica para a semifinal do Campeonato de Seleções do Interior, enfrentando nesta quarta-feira (13/12), em Belém, a seleção de Oriximiná, que fez 3 a 0 em Soure.
Caso saia vitorioso na partida desta quarta-feira, o selecionado de Parauapebas joga a final do certame na próxima sexta-feira (15), às 15 horas, no estádio Curuzu.
E por falar na capital do Estado, Iran de Souza foi convidado para assumir o setor de Comunicação da Prefeitura de Belém, em substituição a Micheline Ferreira.
Secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Babosa Vieira, convidou colegas e amigos para comemorar em sua bela chácara seu aniversário. A festança aconteceu na noite de terça-feira (12/12) para quarta-feira.
O diretor-proprietário do Colégio Amazon, Clorisvan Silva Carvalho, foi condecorado no Prêmio do Mérito Lojista como Empresário do Ano, recebendo troféu e homenagem na noite de domingo (10) no ginásio poliesportivo.
O evento foi promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), tendo à frente o presidente da entidade, João Batista Ribeiro.
A sessão legislativa da próxima sexta-feira (15/12) promete esquentar em plenário. Na pauta, votação do projeto do Executivo que sugere a cobrança de taxa de iluminação pública, eleição da Mesa Diretora da Câmara, apreciação e votação da proposta orçamentária para o próximo ano, entre outros assuntos.
E por falar em Câmara, não poderia deixar de registrar aqui o jantar de confraternização oferecido pela vereadora Creusa Lúcia Vicente à imprensa de Parauapebas, em sua aprazível house. Fui um dos convidados, e aqui agradeço à vereadora pela consideração.
Aproveito este espaço para agradecer também as dezenas de cartões de Natal que recebi até agora, entre estes do prefeito Darci Lermen, do chefe de gabinete João Fontana e de meu amigo particular Custódio Azevedo, proprietário do escritório de contabilidade Azevedo.
Brasília será sede, de 13 a 15 deste, da Cúpula Social do Mercosul. O encontro, que conta com autoridades dos países do bloco, busca estabelecer uma agenda social comum e atrair a população para o processo de integração.
O encontro dá continuidade às atividades do Programa Somos Mercosul, iniciadas em Córdoba, em julho de 2006. A Cúpula em Brasília foi iniciativa do Brasil, que detém a presidência Pró-Tempore do bloco até o final deste ano.

Nenhum comentário: