sexta-feira, 1 de dezembro de 2006

Dia Mundial de Luta contra Aids é lembrado com programação diferente

A exemplo de anos anteriores, o Dia Mundial de Luta contra Aids, que ocorre nesta sexta-feira, 1º de dezembro, será lembrado com programação diferente pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).
De acordo com o coordenador do CTA, psicólogo Alan Webert Miranda, que na segunda-feira (27/11) convocou a imprensa para uma coletiva, a programação alusiva à data nesta sexta-feira consta de café da manhã para usuários do Centro (das 8 às 12 horas) e exposição-manifesto de apoio na luta contra o preconceito (às 17 horas) na Praça de Eventos, em frente ao prédio da Câmara Municipal de Parauapebas.
Paralelamente ao café da manhã, na sede do CTA, serão realizados entrega de preservativos, laços de fita vermelha e sorteios de camisetas. Já à tarde, na exposição-manifesto, várias pessoas vão se espalhar na área da praça caracterizadas das mais diversas profissões, com a cara pintada (evitando-se ver quem são) e com frases no peito, personificando uma estátua viva.
Ao fundo dessas pessoas, o Grupo de Apoio às Pessoas Vivendo com HIV-Aids e à Prevenção (Gapp+) montará uma mesa onde terá uma faixa em branco para que cada pessoa que visitar o local deixe sua marca (mão pintada de vermelho) nela.
Ao final de cada mesa haverá um portador que lavará a mão de cada pessoa numa bacia com pétalas de rosas vermelhas e agradecerá o manifesto de apoio à luta. Na oportunidade, os membros do CTA distribuirão preservativos e folhetos aos visitantes.
Profissionais do CTA estarão à disposição para fazer o teste de HIV às pessoas interessadas no teste.
Hoje o Centro de Testagem e Aconselhamento tem em seus registros 200 casos de soro positivo. Desse total, 92 são do sexo feminino e 108 masculinos. O levantamento dá conta que desse número 20 mulheres e 14 homens morreram.
A data de 1° de dezembro foi restituída em 1987 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e em 1988 foi oficializada no Brasil. Desde então, cidadãos de diferentes culturas e valores morais têm se mobilizado para colocar a Aids em debate na sociedade, alertando para a importância da prevenção e da assistência às pessoas com HIV.

Nenhum comentário: