quinta-feira, 21 de dezembro de 2006

Datafolha: Lula é o melhor presidente da história

Pesquisa Datafolha realizada no último dia 13 de dezembro aponta que Luiz Inácio Lula da Silva é o presidente mais bem avaliado da história do Brasil. O levantamento, divulgado na edição de domingo (17) do jornal Folha de S.Paulo, aponta ainda que há uma forte expectativa positiva para o próximo mandato: 59% esperam que o governo será ótimo/bom.
O principal legado do primeiro mandato, segundo o levantamento, é uma diminuição na percepção de problemas relacionados à miséria e ao desemprego, e um aumento relativo de dificuldades em outras áreas, como saúde, educação e corrupção.
Lula é apontado espontaneamente por 35% dos entrevistados como o melhor mandatário que o Brasil já teve. O percentual equivale a praticamente o dobro da preferência obtida pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) no final de 2002 (18%), quando o tucano encerrou seu segundo mandato.
Na pesquisa atual, enquanto Lula tem 35%, FHC caiu para 12%. Os próximos mais bem avaliados são Juscelino Kubitscheck (11%), Getúlio Vargas (8%; 21% entre os com mais de 60 anos) e José Sarney (5%).
Ainda segundo o Datafolha, Lula também encerra o primeiro mandato com 52% dos brasileiros considerando seu governo ótimo/bom, o maior patamar entre quatro presidentes avaliados pelo Datafolha desde a redemocratização. O melhor índice até aqui (53%) pertence ao próprio Lula, obtido às vésperas do 2º turno eleitoral de 2006.
Os resultados praticamente coincidem com levantamento divulgado esta semana pela Fundação Perseu Abramo, segundo o qual o governo Lula é avaliado como ótimo ou bom por 55% do eleitorado.
A expectativa para o segundo mandato de Lula, que começa em 1º de janeiro, é mais positiva que a sua atual avaliação: 59% esperam que ele faça um governo ótimo/bom. Nesse ponto, porém, há uma diminuição das esperanças depositadas em Lula. Antes da posse em 2003, 76% aguardavam um governo ótimo/bom - um recorde.
No caso de FHC, apenas 41% esperavam um governo ótimo/bom dias antes da transição do primeiro para o segundo mandato, no final de 1998. Na época, enquanto o país mergulhava em uma crise que levou a uma forte desvalorização do real em 99, apenas 35% avaliavam FHC como ótimo/bom.
A pesquisa Datafolha, feita no dia 13 de dezembro entre 2.178 brasileiros em 111 municípios de 23 estados e do Distrito Federal, tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Nenhum comentário: