quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

Paraense de 16 anos faz história no basquete espanhol

Para muitos jovens, o basquete representa mais do que um esporte. Representa um símbolo de resistência, superação e identidade. Escolher driblar as dificuldades e mirar no aro foi o que João Neves Gluck fez.

O ala, mais conhecido como “Pará”, saiu do Brasil para trilhar o início de carreira na Espanha, onde fez a estreia como profissional pela equipe do Murcia, na Liga ACB, no último domingo (15).

Com 2,04 cm de altura e apenas 16 anos, 4 meses e 13 dias, João Gluck se tornou o atleta mais jovem a atuar pela equipe. O detalhe é que ele foi titular, anotando 2 pontos e 1 rebote. Entretanto, o Murcia perdeu por 96 a 88 para o Valência.

A equipe ocupa a 11ª posição da Liga ACB. Apesar dos pesares, o jogo foi especial para João, que superou o recorde anterior do ex-armador Benjamín Martínez, que atuou pelo Murcia aos 17 anos, em 1991. O recordista brasileiro é Tiago Splitter, que também fez história no basquete espanhol antes de conquistar a NBA.

João Neves Gluck, que foi o mais novo jogador a atuar pela seleção brasileira sub-18 na AmeriCup deste ano, se confirma como uma das grandes promessas do esporte brasileiro.

Fonte e foto: Portal DOL

terça-feira, 17 de dezembro de 2024

Rio Arraia agoniza com a seca e causa preocupação em Jacundá

A principal fonte de abastecimento de água da cidade de Jacundá, no sudeste do Pará, está sofrendo os impactos da crise climática. Neste ano, pela primeira vez em sua história, a nascente do Rio Arraia secou, emitindo um sinal de alerta para as autoridades.

Com uma extensão de 38.193 metros, o Rio Arraia é atualmente responsável pelo abastecimento de água para mais de 30 mil habitantes. Ao passar pela cidade jacundaense, a água é captada em uma estação e tratada pela concessionária Jacundá Ambiental, que distribui água tratada para toda a população.

Um morador registrou a situação em um vídeo gravado na nascente do rio, localizada a cerca de 25 quilômetros da área urbana. “Aqui é a cabeceira do Rio Arraia e secou. Nunca tinha visto o Rio Arraia assim. Pode andar dentro. Agora tu imagina se não der uma chuvada”, comenta o morador, enquanto caminha pelo leito seco do rio, onde restam apenas pequenas poças de água parada.

Fotos resgatadas pela página Jacundá das Antigas lembram como o rio era na década de 1980. “A foto não é minha, mas está aí: aquele foi um grande balneário de Jacundá, a Prainha, que funcionou dos anos 80 até o início dos 90, quando foi proibido o banho por causa da transmissão de uma doença”, relata um administrador da página.

A professora Dalva da Cruz Luz, geógrafa e especialista em Economia Solidária da Amazônia, liderou um projeto de reflorestamento das margens do Rio Arraia no início de 2001. “Realizamos o plantio de centenas de espécies frutíferas e exóticas para recompor a flora das margens do rio”, explicou. Em alguns locais as árvores cresceram e dão vida para muitas espécies da flora e fauna.

Atualmente, além dos efeitos da crise climática, o Rio Arraia também sofre com a falta de cuidados por parte de moradores e proprietários de áreas rurais, pouco preocupados com a situação. Na área urbana, a poluição agrava ainda mais o cenário. Enquanto isso, não há nenhuma iniciativa concreta por parte do poder público para minimizar o problema. A situação pede socorro urgente.

Fonte e foto: Correio de Carajás 

domingo, 8 de dezembro de 2024

Academia Parauapebense de Letras elege diretoria para próximo biênio

             Elizeu Assunção, Paulo Reis, Ramiro Silvestre, Waldir Silva e Victor Mamede

Os membros da Academia Parauapebense de Letras (APL) elegeram na noite da última sexta-feira (7), no prédio do Centro de Referência da Juventude, Bairro Popular II, em Parauapebas, uma nova diretoria para administrar a instituição no biênio 2025/2026.

Como houve apenas uma chapa registrada junto à Comissão Eleitoral, composta por Cláudio Roberto Rodrigues Cruz, Ramison Silvestre Souza Pinto e Tatiane da Conceição Alves, os membros da nova diretoria da APL foram eleitos por aclamação.

A nova diretoria eleita para administrar a Academia Parauapebense de Letras, no período de 1º de janeiro de 2025 a 20 de dezembro de 2026, tem a seguinte composição: Ramiro Silvestre da Silva Pinto (presidente), Einstein Erse (vice-presidente), Paulo da Silva Reis (primeiro-secretário), Elizeu Assunção Silva (segundo-secretário), Waldir Pereira Silva (primeiro-tesoureiro), Victor Campos Mamede de Carvalho (segundo-tesoureiro) e Rosa Ibiapina Cavalcante Barros (bibliotecária).

Após o presidente da Comissão Eleitoral, Cláudio Roberto Cruz, anunciar a vitória da diretoria por aclamação e dar posse aos membros eleitos, foi dada a palavra aos novos diretores, que, por sua vez, fizeram um balanço das atividades da APL, que em setembro deste ano completou dez anos de existência, e falaram das atividades que pretendem realizar ao longo da gestão, “trazendo experiência e visão para fortalecer a literatura e a cultura da cidade”.

Ao fazer uso da palavra, o presidente eleito Ramiro Silvestre, que sucede a Rubens Moraes, destacou que a eleição da nova diretoria Academia de Letras “foi um momento de união, troca de ideias e renovação de propósitos, em que todos os membros se comprometeram a continuar promovendo o poder transformador da palavra escrita”.

Dez anos de APL - A Academia Parauapebense de Letras (APL) foi fundada no dia 16 de setembro de 2014, por nove membros: Paulo da Silva Reis (cadeira nº 1, tendo como patrono Gonçalves Dias), Terezinha Rita Guimarães Lima (cadeira nº 2 e patrono Paulo Freire), Waldir Pereira Silva (cadeira nº 3 e patrono Manuel Bandeira), Josivaldo Lima Rodrigues (cadeira nº 4 e patrono Patativa do Assaré), Rubens Motta de Azevedo Moraes Junior (cadeira nº 5 e patrono Benedito Nunes), Denilson Elias Lima Silva (cadeira nº 6 e patrono Nilson Fanini), Rosa Ibiapina Cavalcante Barros (cadeira nº 7 e patrono Fontes Ibiapina), Carmem Elizabete Garuzzi (cadeira nº 8 e patrono Rachel de Queiroz) e Marcony Rodrigues da Paixão de Castro (cadeira nº 9 e patrono Rubem Alves).

Texto e foto: Waldyr Silva

quinta-feira, 5 de dezembro de 2024

Diocese de Marabá abriga Missão Jovem na Amazônia neste final de semana

A cidade de Marabá se prepara para viver uma semana de intensa conexão com a fé, solidariedade e a realidade amazônica. Sob a liderança do padre Erick João Rodrigues, titular da Paróquia Bom Pastor, localizada na Folha 33, e responsável pela juventude da Diocese, a 6ª Missão Jovem na Amazônia chega para transformar vidas e reforçar laços de esperança. Este novo capítulo será escrito pelas ruas de Marabá entre os dias 7 e 15 de dezembro.

“É com alegria que acolhemos 300 jovens de todo o Brasil à nossa cidade. Eles vêm para vivenciar e conhecer as particularidades desta região, que vai muito além do que se imagina no Sul e Sudeste do país”, declara padre Erick, entusiasmado ao descrever o evento.

A Missão Jovem, que começou com o desejo do papa Francisco após a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em 2013, agora toma novos rumos. A programação é intensa, começando com café da manhã no sábado (7), na ‘Chácara do Bispo’, e encerrando no domingo seguinte (15), no Santuário Nossa Senhora de Nazaré, na Folha 16, Nova Marabá.

Durante a missão, os jovens estarão divididos entre as 33 paróquias do município e serão enviados a diversos campos de atuação, incluindo aldeias indígenas, colégios, presídios e as ruas da cidade. “Queremos que esses jovens conheçam profundamente esta região, enquanto também promovem a evangelização”, afirmou o pároco.

Além das visitas missionárias, haverá momentos de formação. O bispo Dom Vilson, presidente da Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), também estará presente na missão. Atividades culturais estão incluídas na programação, como uma ida ao Museu Francisco Coelho e uma visita ao pôr do sol na Orla, na Velha Marabá.

Texto e foto: Correio de Carajás

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

Juíza mantém afastamento de sindicalista e reforça integridade administrativa da instituição

A juíza Priscila Mamede Mousinho, titular da 1ª Vara Cível e Empresarial de Parauapebas, indeferiu no último dia 29 o pedido de medida cautelar para o retorno de Carlos Alessander (foto) à presidência do Sindicato dos Servidores Públicos de Parauapebas (Sinseppar). A magistrada apontou na decisão que há indícios de que os requisitos estatutários foram cumpridos durante as assembleias que deliberaram sobre o afastamento, justificando a medida como necessária para preservar a integridade administrativa e financeira do sindicato.

O afastamento do sindicalista foi inicialmente decidido em assembleia realizada no dia 19 de setembro de 2024, quando também foi formada uma comissão para investigar possíveis irregularidades cometidas pelo então presidente. Posteriormente, em 4 de novembro de 2024, outra assembleia foi convocada, desta vez para deliberar sobre o afastamento do diretor financeiro Fabiano Gama e do diretor financeiro adjunto Anderson Silva. Ambos foram afastados por decisão da maioria dos votos, e os participantes reafirmaram o afastamento de Carlos Alessander.

Segundo relatos de servidores filiados ao sindicato, havia crescente insatisfação com a gestão de Carlos Alessander, marcada por falta de transparência nas ações da diretoria e suspeitas de irregularidades nas prestações de contas financeiras. A insatisfação motivou os servidores a exigirem maior clareza nas decisões administrativas e a priorização de investimentos em benefício dos filiados.

Com o afastamento de Carlos Alessander, a vice-presidente Leonora Pompeu assumiu interinamente a gestão do sindicato. Em sua primeira manifestação, Leonora reforçou o compromisso de resgatar a confiança dos servidores e de promover uma administração transparente e voltada aos interesses dos associados.

O caso segue sendo acompanhado de perto pelos servidores e pela comunidade local, que esperam que as apurações tragam mais clareza e fortaleçam a credibilidade do Sinseppar enquanto representante legítimo dos interesses da categoria.

Fonte: Portal Papo Carajás

domingo, 1 de dezembro de 2024

Belém vai sediar evento para debater avanços da política ambiental em preparação à COP 30

Foto: Ascom/Seurb
A cidade Belém vai sediar no dia 11 de dezembro o 1º Congresso Amazônico do Meio Ambiente. O evento visa integrar informações entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), representantes da sociedade civil, instituições e entidades de pesquisa da região amazônica.

A programação vai abordar temas em relação às obras de infraestrutura em Belém para a realização da COP 30 (Conferência Mundial sobre Mudanças Climáticas) até ordenamento territorial pesqueiro e políticas de mitigação das mudanças climáticas.

A abertura do evento vai falar sobre os desafios do planejamento espacial para a restauração florestal e contará com a presença de autoridades, como o secretário de Meio Ambiente do Pará, Raul Protázio Romão, e também de Joice Ferreira, representante da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Renato Augusto, coordenador técnico do Projeto ASL.

"Vamos poder debater com as instituições e representantes da sociedade civil as políticas ambientais e falar dos avanços nos preparativos para a COP 30”, disse Raul Protázio.

O evento também contará com as participações dos advogados ambientais Talden Farias, professor das Universidades Federais da Paraíba e de Pernambuco, e Alexandre Burmann, presidente da União Brasileira de Advocacia Ambiental (UBAA).

COP-30 - O evento vai abordar a preparação da capital paraense para receber o maior evento sobre mudanças climáticas do planeta. O painel será composto por representantes das secretarias de Estado de Obras Públicas (Seop), de Cultura (Secult) e de Infraestrutura e Logística (Seinfra), além do Comitê Estadual para a COP 30.

“Todas as temáticas estarão ligadas às discussões em torno das questões climáticas e da preparação do Pará para a COP 30”, reiterou Tátilla Brito, coordenadora do Núcleo Jurídico da Semas.

O I Congresso Amazônico de Meio Ambiente será realizado no dia 11 de dezembro, no período das 9 às 18h30, na Semas Bosque, que fica localizado na Travessa Lomas Valentinas, Bairro do Marco, em Belém.

Fonte: G1 Pará

sexta-feira, 29 de novembro de 2024

Legislativo municipal aprova mudança de nome da Praça do Cidadão para Praça Vereador Marcelo Parcerinho

Os vereadores de Parauapebas aprovaram na sessão de terça-feira (26) o Projeto de Lei nº 158/2024, de autoria do vereador Josemir Santos (União Brasil), que altera a denominação da Praça do Cidadão para Praça do Cidadão Marcelo Parcerinho. A denominação da praça é uma forma de homenagear o líder político do município, que faleceu no dia 5 de outubro deste ano.

José Marcelo Alves Filgueira (foto), conhecido popularmente por “Marcelo Parcerinho”, dedicou-se à melhoria da qualidade de vida em Parauapebas, atuando como vereador no período de 2017 a 2020. Parcerinho chegou ao município em 1982, aos dez anos de idade, onde cresceu e se destacou no cenário político, devido ao seu compromisso na luta pelos direitos políticos da população.

A homenagem é uma forma de perpetuar a memória de Marcelo Parcerinho e lembrar da importância de seu engajamento político para o desenvolvimento de políticas públicas para a comunidade do município.

Waldyr Silva

terça-feira, 26 de novembro de 2024

Nova ponte sobre Rio Itacaiunas, em Marabá, deve ser inaugurada neste final de ano

Embora a Prefeitura de Marabá não tenha divulgado publicamente, a ideia é inaugurar a nova ponte sobre o rio Itacaiúnas no dia 25 de dezembro, portanto, a seis dias do final do atual governo. São apenas 30 dias para colocar a obra de arte em condições para a sua abertura ao tráfego. Nestes últimos dias, as duas frentes de obra finalmente se encontraram, e as emendas dos tabuleiros estão sendo feitas. Do alto, fotografada com drones, a ponte já parece completa.

Com 524 metros de extensão e 16 metros de largura, a ponte conta com faixas de passeio de 1,85 m em ambos os lados. A parte estaiada da estrutura abrange 240 metros, marcando o diferencial arquitetônico e funcional da obra.

O projeto é resultado de um convênio entre o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seinfra), e a Prefeitura de Marabá, com um investimento total de R$ 109 milhões, sendo R$ 50 milhões provenientes do governo estadual.

Segundo Saulo Almeida, engenheiro civil e fiscal da Prefeitura de Marabá, os serviços estão concentrados nos acabamentos, incluindo pintura, conclusão da concretagem do último vão, urbanização das vias de acesso com meio-fio, sarjetas e calçadas, além da instalação de postes de iluminação. O Consórcio Ponte Itacaiúnas, formado pelas empresas Gaspar e ArteLeste Construções, é responsável pela execução da obra.

A nova ponte atenderá a uma frota superior a 157 mil veículos, conforme levantamento recente do Ministério dos Transportes, beneficiando automóveis, caminhões, motocicletas e outros meios de transporte. A obra também reduzirá custos e tempo de deslocamento, gerando impactos positivos na logística e economia regional.

Texto e foto: Correio de Carajás 

quarta-feira, 20 de novembro de 2024

Marabá celebra seu santo padroeiro reunindo mais de 300 atletas em corrida de rua

Dionleni Moreira

A tradicional corrida de São Félix de Valois – padroeiro de Marabá – reuniu mais de 300 atletas para participar da 14ª edição do evento esportivo. Com largada às 7 horas da manhã em frente à igreja que leva o nome do santo, na Rua 5 de Abril, o percurso de 7 quilômetros movimentou o Núcleo da Marabá Pioneira nesta quarta-feira, 20 de novembro.

Se no início a corrida contava com pouco mais de 100 participantes, em 2024 bateu o recorde e levou mais de 300 atletas entre inscritos e a turma da pipoca (os que não fazem as inscrições).

“Percebemos o aumento de corredores no município e fomos aumentando o número de participantes com o decorrer dos anos. Nossa corrida é sem fins lucrativos, somente para divulgar o padroeiro da cidade. Mas, no próximo ano, vamos fazer as inscrições por lote, com maior antecedência, para que os atletas possam se inscrever com tempo. Este ano, por exemplo, o valor da inscrição foi uma taxa de R$ 30,00, mas estamos estudando para o ano que vem aumentar o valor da inscrição, melhorar o kit da corrida e as categorias da premiação”, avalia Westermarck Paixão, um dos organizadores do evento.

Idealizada há 16 anos por Wilson Paixão, popularmente conhecido como “Lapeta”, a corrida cresceu exponencialmente ao longo dos anos, consolidando-se como um dos principais eventos esportivos da região. A cada edição, o número de participantes aumenta, demonstrando o crescente interesse da comunidade e a importância da tradição religiosa e esportiva.

A 14ª edição da Corrida de São Félix de Valois contou com o apoio da Prefeitura de Marabá, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) e do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU).

Fonte: Correio de Carajás

domingo, 17 de novembro de 2024

Jovens paraenses integram elenco de produção da Disney

Reprodução/Redes Sociais
O estado Pará é um verdadeiro celeiro de talentos, seja na música, dança, culinária e até na dramaturgia. Os artistas paraenses têm conquistado cada vez mais espaço no cenário nacional e internacional, o que reafirma o potencial que cada um deles possui, representando o Estado em suas mais diversas manifestações artísticas.

Dois exemplos de talentos em destaque, é o jovem Thúlio Leal, morador da Vila de Apeú, em Castanhal, e sua colega Sophia Ataíde, moradora da Ilha de Outeiro. Eles foram chamados para integrar o elenco principal de "O Diário de Pilar na Amazônia", uma superprodução da Disney, que está sendo gravada em Belém, Santarém e no Rio de Janeiro.

Nessa produção da Disney, o menino Thúlio irá interpretar o personagem Bira, que será uma figura fundamental na história e no enredo dessa obra. Já Sophia, irá interpretar a personagem Maiara, uma ribeirinha que sofre com a destruição de sua comunidade e a separação de sua família. Os dois serão amigos na trama.

O "Diário de Pilar na Amazônia" terá como protagonista a personagem "Pilar", uma menina do Rio de Janeiro, que chegará à Amazônia por meio de uma rede mágica. Ela irá embarcar em uma grande aventura junto com Bira, Breno e Maiara, com a missão de ajudar a jovem ribeirinha a reencontrar seus familiares.

Com Thúlio e Sophia no elenco principal, o talento paraense ganha destaque em uma produção que promete emocionar o público.

Fonte: Portal DOL

domingo, 10 de novembro de 2024

Flamengo conquista quinto título da Copa do Brasil

Thiago Ribeiro/AGIF
O Flamengo superou a crise dos últimos meses e fechou a temporada com mais um título em sua galeria de troféus. Pela quinta vez em sua história, o clube carioca conquistou a taça de campeão da Copa do Brasil 2024. O título veio após uma vitória de 1 a 0 contra o Atlético-MG neste domingo (10), na Arena do Galo, em Belo Horizonte (MG).

Na soma dos resultados, o Flamengo venceu por 4 a 1, placar construído com vitória no jogo de ida no último domingo (3), no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ). Os outros títulos da Copa do Brasil foram conquistados pelo Mengão em 1990, 2006, 2013 e 2022.

O gol do título foi aos 36 minutos do segundo tempo, em contra-ataque após Gonzalo Plata invadir a área e tocar na saída do goleiro para marcar o gol do pentacampeonato do Mengão.

Além do título, o Flamengo vai fechar o ano com uma cota milionária de R$ 73,5 milhões, como premiação ao clube campeão.

Com o título, o Flamengo conquista vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores da América de 2025. Já o Atlético-MG tem a chance de entrar na competição, desde que seja campeão, pois irá decidir o título contra o Botafogo, no dia 30 de novembro. Galo e Mengão voltam a se enfrentar na quarta-feira (13), agora pelo Brasileirão.

Fonte: Portal DOL

sábado, 9 de novembro de 2024

Hospital Regional de Marabá abre vagas para vários cargos

Ascom HRSP
O Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, sudoeste do Pará, abriu inscrições até 15 de novembro para preenchimento de vagas em diversos cargos.

As vagas são para os cargos de técnico em enfermagem, farmacêutico, enfermeiro, auxiliar de cozinha, maqueiro, agente de portaria e para pessoas com deficiência (PcDs).

Os candidatos aos cargos de enfermeiro e farmacêutico devem ter curso superior completo e registro ativo no Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PA). Para o cargo de técnico em enfermagem, são exigidos curso técnico e registro no Coren-PA.

Para auxiliar de cozinha, é necessário o ensino fundamental completo, enquanto para maqueiro e agente de portaria o ensino médio completo. Além disso, segundo a organização do processo seletivo, experiência prévia nas áreas será considerada um diferencial.

Interessados em participar da seleção podem enviar currículo até a próxima sexta-feira (15) para o e-mail recrutamento@hrsp.org.br, indicando no assunto a vaga de interesse. O processo contará com triagem de currículos, provas específicas e entrevistas presenciais, de acordo com os coordenadores.

Fonte: G1 Pará

quinta-feira, 7 de novembro de 2024

DMTT implanta novos radares e equipamentos de fiscalização

Pebinha de Açúcar
A Prefeitura de Parauapebas publicou no início da semana, no Diário Oficial, portaria que oficializa a operação de novos equipamentos de fiscalização de trânsito, instalados pela Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), por meio do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT).

Com isso, os radares e sensores para avanço de sinal vermelho começaram a registrar infrações de forma mais precisa, visando tornar o trânsito mais seguro em áreas estratégicas da cidade.

Os novos dispositivos incluem os equipamentos metrológicos — os populares radares de medição de velocidade — e os aparelhos não-metrológicos — voltados para fiscalizar avanços de sinal e paradas sobre a faixa de pedestres.

De acordo com o gestor da Semsi, Pablo Oliveira, o foco é garantir a segurança dos cidadãos, especialmente em pontos críticos onde ocorrem altos índices de infrações e acidentes.

O secretário revela que os técnicos da secretaria vêm trabalhando nessa implementação desde junho, ajustando a sinalização e testando os aparelhos, que agora estão preparados para atender diretamente às necessidades de segurança em locais de maior circulação. “Cada escolha de localização foi feita para reduzir riscos e, principalmente, criar uma cultura de respeito às regras de trânsito”, afirma.

Os equipamentos metrológicos, que são os radares de velocidade, estão instalados na Rodovia Dr. Faisal Salmen, na entrada da cidade, próximo ao lago de Nova Carajás, e na saída da pista de cima; no km 3 da Rodovia PA-160; na descida da Avenida Potiguá; na Rodovia Faruk Salmen, no entroncamento com a avenida Guatemala (sentido Parque de Exposições) e após a entrada do Bairro Vale do Sol (sentido Parque de Exposições); na Avenida Ana Karina, entrada do bairro Apoena; e na parte duplicada da VS-10.

Já os equipamentos não-metrológicos (avanço de sinal e faixa de pedestre), foram instalados nas ruas E e 10, no Bairro Cidade Nova; nas avenidas Liberdade e JK, no Bairro Rio Verde; nas avenidas E e F, no Beira Rio; e no trevo das rodovias Dr. Faisal Salmen e PA-160.

Fonte: Portal Pebinha de Açúcar

domingo, 27 de outubro de 2024

Deputado Igor Normando é eleito novo prefeito de Belém

Foto: Jader Paes
O deputado estadual Igor Normando (MDB) foi eleito neste domingo (27) o novo prefeito de Belém, com 56,36% dos votos válidos, derrotando o candidato Delegado Éder Mauro (PL). Igor toma posse em 1º de janeiro de 2025, e terá como vice o empresário Cássio Andrade (PSB). O resultado saiu às 17h31, com 93,98% das urnas apuradas. Éder Mauro teve 43,64% dos votos válidos.

O percentual de abstenções neste segundo turno foi 25,19% (266.092). Em relação às eleições passadas, em 2020, houve um aumento de 56.371 votos de abstenções.

Votos totais

Igor Normando: 421.485 votos (56,36%), Delegado Éder Mauro: 326.411 votos (43,64%), válidos: 790.159 votos, brancos: 16.053 (2,03%) e nulos: 26.210 votos (3,32%).

O candidato foi eleito com amplo leque de alianças políticas, formando coligação que engloba os partidos MDB, PSB, PRD, União, PDT, PP, PSD, PSDB e Cidadania. O acordo garantiu o maior tempo de propaganda de TV e rádio no primeiro turno.

Igor Normando foi o candidato apoiado pelo governador Helder Barbalho (MDB). De acordo com dados do Superior Tribunal Eleitoral (TSE), o candidato recebeu R$ 2.933.408,11 de recursos para investir na campanha à Prefeitura de Belém.

Perfil

Igor Normando tem 37 anos de idade e já atuou como titular da Secretaria de Estratégia de Articulação e Cidadania (Seac) do Pará entre fevereiro de 2023 e junho de 2024.

Iniciou sua trajetória política aos 15 anos, em 2002, quando assumiu a diretoria da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (Umes). Em 2008, integrou a diretoria da União Nacional dos Estudantes (UNE). Ele deixou o Podemos e se filiou em março de 2024 ao MDB, partido do governador Helder Barbalho, para se tornar pré-candidato à Prefeitura de Belém.

Primo de Helder Barbalho, Igor Normando atuou como vereador por dois mandatos em Belém (entre 2013 e 2019), é defensor da causa animal e foi eleito deputado estadual pelo Pará em 2018 e reeleito em 2022.

Fonte: G1 Pará

sábado, 26 de outubro de 2024

Milhares de fiéis acompanharam Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Parauapebas

O 20° Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Parauapebas, realizado no final da tarde e início da noite deste sábado (26), foi acompanhado por milhares de fiéis ao longo da procissão.

A berlinda conduzindo a imagem da santa saiu da Comunidade São Sebastião, no Bairro Cidade Nova, por volta das 17h30, passou pelos bairros Rio Verde, Da Paz, Beira Rio e chegou ao Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, no Bairro Parque dos Carajás, poucos minutos depois das 21 horas.

Com o tema ‘‘Maria de Nazaré, ensinai-nos a Amar’’ e o lema ‘‘Guardava todas essas coisas em seu coração’’, a edição 2024 do Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Parauapebas reforça a temática da Campanha da Fraternidade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) deste ano, “Fraternidade e Amizade Social”, ressaltando que em Jesus Cristo a paz seja realidade entre todas as pessoas.

Ao longo da procissão, várias famílias e empresas montaram pequenos altares com imagem de Nossa Senhora de Nazaré na frente das residências ou lojas para saudar a santa padroeira dos paraenses.

Muitos fiéis acompanharam o círio segurando na corda, como de costume, pagando promessas por alguma graça alcançada ou fazendo pedido à santa milagrosa.

Após a chegada da imagem ao Santuário de Nazaré, foi celebrada missa campal para os milhares de fiéis que seguiram o cortejo religioso ao longo do trajeto.

Texto: Waldyr Silva / Foto: Pebinha de Açúcar

quinta-feira, 24 de outubro de 2024

Brasileiro bate recorde e se torna o mais rápido a visitar todos os países do mundo

Um brasileiro se tornou a pessoa que mais rápido visitou todos os países do mundo. Robson Jesus entrou para o livro dos recordes, o Guinness Book World, após ter conhecido os 196 países reconhecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em pouco mais de 2 anos de viagem direta, voltando para o Brasil apenas no fim do roteiro.

Nascido e criado na periferia de Osasco, na Grande São Paulo, Robson foi reconhecido como recordista pelo Guinness no último final de semana. O brasileiro gastou cerca de R$ 750 mil para visitar todas as nações da Terra. A viagem durou 2 anos e 42 dias, e foi realizada entre 28 de fevereiro de 2022 e 10 de abril de 2024.

Filho de mãe solteira, Robson Jesus ingressou no mercado de trabalho ainda jovem e passou a conciliar diversos empregos, e em diversas áreas de atuação, como forma de aumentar a renda. Além da ocupação, ele dividia o tempo com os estudos. Em 2014, graduou-se em Administração de Empresas e, em 2018, em Gestão de Projetos.

A estabilidade financeira só veio quando o brasileiro, aos 28 anos de idade, assumiu um cargo de gerência no Hospital das Clínicas de Universidade São Paulo, o maior complexo hospitalar da América Latina. A partir de então, a realização do sonho de conhecer o mundo foi começando a ser construída.

Por meio do perfil no Instagram @onegovailonge, Robson compartilhou momentos vividos em cada um dos países visitados. Em publicação feita no dia 19 de fevereiro de 2024, o viajante narra aquilo que sempre foi um dos maiores desejos da vida: ver a aurora boreal.

Após alcançar a marca de conhecer todos países reconhecidos pela ONU e ser reconhecido pelo Guinness World Records por tal feito, Robson está planejando lançar um livro intitulado “A Viagem da Vida”.

Fonte: O POVO

terça-feira, 22 de outubro de 2024

Academia Parauapebense de Letras é declarada como entidade de utilidade pública

Por meio do Projeto de Lei nº 114/2024, de autoria do vereador Israel Miquinha (PT), aprovado por unanimidade pelos vereadores de Parauapebas na sessão ordinária de terça-feira (22), a Academia Parauapebense de Letras (APL) foi declarada como entidade de utilidade pública.

Antes de entrar em pauta para apreciação e votação dos vereadores em plenário, o projeto de lei foi analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação, afirmando que a documentação necessária enviada pela instituição literária preenche os requisitos estabelecidos pela legislação para obtenção do título de utilidade pública e emitindo pareceres favoráveis à aprovação do reconhecimento.

A declaração de utilidade pública é o reconhecimento pelo poder público de que a instituição, de acordo com o seu objetivo social, é sem fins lucrativos e prestadora de serviços à coletividade. Para obter o referido título, é necessário atender às normas da Lei Municipal nº 4.340/2007, que prevê tal reconhecimento para as entidades beneficentes, órgãos não governamentais e associações de classe que se destaquem em promover o bem estar social e o engrandecimento social e cultural do município.

A Academia Parauapebense de Letras foi fundada em 16 de setembro de 2014 como uma associação civil sem fins lucrativos, para reunir escritores e promover a literatura no município. Nestes dez anos de fundação, a instituição vem empreendendo diversos projetos junto às escolas públicas, realizando oficinas literárias, leitura e contação de histórias, exercícios de criação e estímulo à produção literária.

Ao longo de sua história, a ALP realizou concursos literários com o objetivo de estimular o surgimento de novos escritores e um maior incentivo à escrita. Por meio da entidade, também já foram produzidas e publicadas duas obras literárias reunindo poemas, contos e crônicas de diversos cidadãos de Parauapebas, do campo e da cidade. O primeiro foi a “Antologia – Construção de um ideal” e o segundo, denominado “Letras na Pandemia”, um E-Book Emergencial.

Atualmente, a APL segue promovendo atividades de fomento à literatura, através de projetos realizados de forma voluntária por seus membros e parceiros, com o apoio de alguns incentivadores.

O projeto de lei foi aprovado por unanimidade em plenário e enviado para sanção do prefeito Darci Lermen. Sendo sancionado, a entidade poderá, entre outras ações, firmar parcerias e convênios com o poder público para melhorar e ampliar sua atuação no município.

Waldyr Silva 

segunda-feira, 21 de outubro de 2024

Governo do Pará anuncia ampliação e modernização dos aeroportos de Marabá, Altamira e Santarém


A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), por meio da Diretoria de Licenciamento Ambiental (DLA) e Coordenadoria de Energia, Infraestrutura, Fauna, Aquicultura e Pesca (Cinfap), autorizou as obras de ampliação e modernização dos aeroportos dos municípios de Santarém, Marabá e Altamira. A expansão dos aeroportos vai corrigir algumas características físicas para adequá-los às normas aeronáuticas, além de proporcionar melhores condições de segurança operacional. 

Um dos engenheiros responsáveis pela análise dos processos de licenciamento da Semas, Katsumi Watanabe, destacou que as principais mudanças envolvem a ampliação do terminal de passageiros e a implantação de áreas de segurança de fim de pista, chamadas áreas de escape, entre outras reformas estruturais.

“Também será realizado nivelamento (terraplanagem) da faixa lateral à pista de pouso e decolagem, com no máximo 5% de declividade e resistência capaz de reduzir a aeronave, com o menor dano possível, em caso de excursão lateralmente à pista de pouso e decolagem. Bem como intervenções em locais pavimentados, que apresentam patologias localizadas no sistema de pista e pátio do Aeroporto de Santarém, e a projeção de novos pavimentos para novas vias de serviço e área para estacionamento de equipamentos de rampa. Autorizamos também a adequação da central de resíduos sólidos e da estação de tratamento de efluentes (ETE), reservatórios de água e casa de força”, informou o técnico. 

Ana Beatriz Ramos, coordenadora de Infraestrutura da Semas, ressaltou que o conjunto de obras previstas para os três aeroportos irão melhorar as condições de segurança operacional dos espaços, proporcionando maior conforto e melhor prestação de serviços aos usuários, além da ampliação da capacidade operacional, possibilitando um aumento da movimentação de aeronaves autorizadas a operar. 

O andamento e execução de todas as obras e projetos são reportados ao Comitê Estadual da COP 30, coordenado por nossa vice-governadora, Hana Ghassan”, disse o secretário-adjunto da Semas, Rodolpho Zahluth Bastos.

Fonte: Ascom/Semas

domingo, 20 de outubro de 2024

Sete pessoas são presas em flagrante por fraude em concurso público em Capanema

Foto: PC/Ascom
Sete pessoas foram presas no último domingo (20) durante a “Operação Gabarito", deflagrada pelo Núcleo de Apoio à Investigação (NAI) de Capanema, vinculado ao Núcleo de Inteligência Policial (NIP), com o apoio da Superintendência Regional da Zona Bragantina. Os suspeitos foram autuados em flagrante pela prática de associação criminosa e fraude em certame de interesse público.

A operação teve como objetivo desarticular uma associação criminosa que atuava na cidade com o intuito de fraudar o concurso público do município. A investigação teve início a partir da troca de informações entre o NAI de Abaetetuba e o NAI de Capanema, que identificou a participação de indivíduos já envolvidos em tentativas de fraude em outros concursos públicos.

De acordo com as investigações, a quadrilha fazia uso de micro aparelhos celulares para a troca de informações sobre a prova, como gabaritos. Durante o certame, os suspeitos foram monitorados e flagrados com os dispositivos escondidos dentro das roupas e dos sapatos. Ao todo, foram apreendidos sete micro aparelhos celulares.

Fonte: G1 Pará

quinta-feira, 17 de outubro de 2024

Nova lei dos retrovisores já está valendo para veículos de todo o Brasil

Fábio Nakakura/MEC
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) anunciou recentemente uma nova legislação que altera as normas relacionadas ao uso de retrovisores em veículos. A medida abrange especialmente veículos escolares, como vans e micro-ônibus, apresentando regras específicas voltadas para a segurança no transporte de crianças.

Com o objetivo de aprimorar a segurança no transporte escolar, as novas normas estabelecem diretrizes para enfrentar pontos cegos, um problema recorrente em veículos maiores. Segundo a resolução do Contran, os retrovisores em veículos escolares devem ser ajustados de maneira a proporcionar uma visão ampla e detalhada do entorno do veículo, garantindo que o motorista possa monitorar eficientemente o espaço ao redor.

A nova regulamentação que determina a área mínima dos retrovisores e a necessidade de garantir a visibilidade das crianças é um avanço significativo para a segurança no trânsito. Essa medida demonstra a crescente preocupação com a proteção dos passageiros mais jovens, que muitas vezes são os mais vulneráveis em caso de acidentes.

Desde o início do ano, uma série de novos itens de segurança passou a ser obrigatória para veículos 0 km, com a intenção de elevar os patamares de segurança nas estradas. Entre as exigências, destaca-se o controle de estabilidade, luzes diurnas e um alerta de cinto de segurança no painel. Embora para vans, ônibus e caminhões, estas regras apenas começarão a valer a partir de 2025, mas já há uma atenção especial para as características de veículos escolares.

Fonte: Portal Terra

quarta-feira, 16 de outubro de 2024

Feira do Livro Espírita será realizada neste final de semana

Benvindo Borges e Seno Petri
O Centro Espírita de Parauapebas realizará no próximo final de semana, sábado e domingo (dias 19 e 20), no período das 17 às 22 horas, na Praça dos Esportes Radicais, a Feira do Livro Espírita.

De acordo com os organizadores do evento, a feira contará com obras de renomados escritores espíritas, com Alan Kardec, Chico Xavier, Divaldo Franco e outros autores do gênero.

No intuito de convidar a comunidade a participar da Feira do Livro Espírita, estiveram na manhã desta quarta-feira (16) nos estúdios da Rádio Câmara 95,7 FM Parauapebas os organizadores Benvindo Borges, coordenador do Conselho Regional Espírita (CRE); e Seno Petri, advogado e diretor do CRE.

Em entrevista concedida aos comunicadores Laércio de Castro, Hanny Amoras e Waldyr Silva, os membros do Centro Espírita de Parauapebas anunciaram a realização de uma palestra pública sobre o tema espírita marcada para o dia 9 de novembro, às 19 horas, no Plenarinho da Câmara Municipal de Parauapebas.

Waldyr Silva

terça-feira, 15 de outubro de 2024

Caixa Econônica anuncia volta da 'raspadinha' com premiações de até R$ 2 milhões

Caixa Econômica Federal lançou na última segunda-feira (14) a aposta Instantânea, popularmente conhecida como “raspadinha”, no Espaço da Sorte, em São Paulo. As vendas dos bilhetes vão começar no dia 2 de novembro, com premiações entre R$ 2,50 e R$ 2 milhões.

A loteria “raspadinha” volta após nove anos de interrupção. Parte da arrecadação das apostas será destinada a repasses sociais, como cultura, esporte, segurança e seguridade social.

Para o presidente da Caixa, Carlos Vieira, a volta da “raspadinha” é um passo importante para a retomada do produto no mercado brasileiro. “A Caixa está retomando a comercialização de um produto presente no mundo inteiro. A raspadinha foi um sucesso no Brasil até o ano de 2015, e hoje reassumimos a comercialização deste produto acessível a todos, com a responsabilidade de condução pelas Loterias, que, desde a década de 60, até hoje, tem a grande vocação de distribuir, não apenas o prêmio bruto, mas também valores relativos às políticas públicas” explicou Carlos Vieira.

As apostas custam de R$ 2,50 a R$ 20. As estampas dos bilhetes terão temáticas variadas. Para o lançamento, serão utilizados os temas Trevo da Sorte, Só o Ouro, Roda da Sorte, Caça ao Tesouro e VIP.

Para jogar, basta o apostador adquirir o bilhete em uma lotérica, raspar a área de jogo e verificar se foi premiado ou não, de acordo com as instruções.

A premiação é imediata e os valores de até R$ 2.259, por bilhete, podem ser resgatados nas próprias lotéricas. Já os prêmios acima desse montante devem ser retirados em agências da Caixa.

A alta probabilidade de acerto da Instantânea é uma das características mais atraentes desse tipo de aposta. Em média, em cada emissão de apostas, um em cada três bilhetes será premiado. Os prêmios variam desde R$ 2,50 até R$ 2 milhões.

Fonte: Metrópolis

domingo, 13 de outubro de 2024

Fitinhas do Círio de Nazaré simbolizam fé, arte e comercialização


Confeccionadas de diferentes cores e tamanho, as fitinhas do Círio de Nazaré simbolizam fé, devoção, esperança e oportunidade de negócio para milhares de pessoas, em Belém. Importado de Portugal, esse elemento característico do Círio traz muitos significados.

Para a maranhense Maria dos Santos, de 48 anos, as fitas representam fé. Pela segunda vez participando do Círio de Nazaré, ela afirma que, após amarrar as fitinhas, o nó não deve ser desfeito do braço até que a fita arrebente ou o pedido se realize.

Segundo o historiador e cientista da religião Márcio Neco, a ideia de amarrar as fitinhas no braço, fazer três pedidos e dar três nós é uma prática de piedade popular, ou seja, uma expressão de devoção religiosa criada espontaneamente pela população.

“Os nós simbolizam uma forma de firmar esse grande propósito, que quase sempre é guardado em segredo pelo devoto. Existe também o costume de preservar a fitinha no braço até que a graça seja alcançada, como uma espécie de espera pelo cumprimento e perseverança na fé”, explica Márcio Neco.

“A industrialização nos trouxe uma infinidade de cores, que por sinal dão uma identidade às procissões. Algumas pessoas criam toda uma legenda de significado de cores associadas aos mais diversos pedidos ou realidades”, observa o historiador.

Já para o vendedor Jorge Coelho, de 60 anos, as fitinhas representam rentabilidade. Ele afirma que, apesar de conseguir vender o produto durante todo o ano, é no mês de outubro que as vendas aumentam.

“O pessoal vem aqui para comprar suas fitinhas, para poder decorar sua casa, seus cartazes, veículo, bicicleta etc. Então, o produto que vendemos mais nesta época do Círio são as fitinhas. É o carro-chefe da nossa venda”, garante o vendedor.

Fonte: G1 Pará

quarta-feira, 9 de outubro de 2024

Legislativo de Parauapebas reelege seis dos atuais 15 vereadores


Dos atuais 15 vereadores da Câmara Municipal de Parauapebas, não concorreram à reeleição, no último domingo (6), Luiz Castilho (União Brasil), Rafael Ribeiro (União Brasil) e Aurélio Goiano (Avante). Os dois últimos vereadores concorreram ao cargo de prefeito, sendo eleito Aurélio Goiano.

Dos 12 vereadores que tentaram se manter na cadeira por mais quatro anos, foram reeleitos Léo Márcio (SDD), com 4.903 votos; Anderson Moratório (PRD), com 3.725 votos; Leandro Chiquito (SDD), com 3.437 votos; Francisco Eloecio (PSDB), 2.823 votos; Zé do Bode (União Brasil), 2.706 votos; e Elias da Construforte (PV), com 2.608 votos.

Em 31 de dezembro deste ano, vão deixar as cadeiras que ocupam atualmente os vereadores Eliene Soares (SDD), que obteve 3.221 votos; Israel Miquinha (PT), 2.446 votos; Josemir Santos (União), 2.277 votos; Joel do Sindicato (PSDB), 2.032 votos; Josivaldo da Farmácia (PSDB), 1.682 votos; e Zacarias Marques (MDB): 1.548 votos.

Como a próxima legislatura foi ampliada de 15 para 17 cadeiras, vão se juntar aos seis parlamentares reeleitos os novos vereadores Antônio Michel Costa Alves (PV, “Michel Carteiro”), eleito com 5.508 votos; Laecio Cândido Gomes (PDT, “Laécio da ACT”), que obteve 4.632 votos; Maquivalda Aguiar Barros (PDT), 3.944 votos; Graciele Coelho Jácome de Brito Moreira (União Brasil), 3.706 votos; Erica Sousa da Silva Ribeiro (PSDB), 2.836 votos; José Carlos Nogueira de Araújo Filho (Avante, “Sargento Nogueira”), 2.782 votos; Francisco das Chagas Moura (PT, “Tito do MST”), 2.619 votos; Alex Pamplona Ohana (PDT), 2.257 votos; José Ramos de Oliveira (Avante, “Zé da Lata”), 2.249 votos; Sadisvan dos Santos Pereira (PRD), 2.004 votos; e Frederico Damacena Ribeiro Sanção (PL, “Fred Sanção”), eleito com 1.833 votos.

Doze dos 17 vereadores eleitos fazem parte dos partidos que fizeram coligação com o candidato a prefeito Rafael Ribeiro, quatro da coligação do prefeito eleito Aurélio Goiano e um do candidato Dr. Felipe Augusto (PL). 

Waldyr Silva

segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Vereador ‘Aurélio Goiano’ é eleito prefeito de Parauapebas com 92.073 votos

Aurélio Goiano

Numa disputa com o também vereador Rafael Ribeiro (União Brasil), médico Dr. Felipe Augusto (PL) e a pecuarista Graziele Ribeiro (PSD), o vereador Aurélio Ramos de Oliveira Neto (Avante), conhecido por “Aurélio Goiano”, foi eleito prefeito de Parauapebas neste domingo (06/10), em primeiro turno, com 92.073 votos (58,52%).

O candidato Rafael Ribeiro obteve 44.862 votos (28,51%), Dr. Felipe Augusto 13.174 votos (8,37%) e Graziele Ribeiro 7.220 votos (4,59%).

Considerando as eleições municipais anteriores, é a primeira vez que um candidato a prefeito de Parauapebas conquista nas urnas o percentual de 58,52% dos votos válidos. Nas eleições de 2020, o atual prefeito Darci Lermen (MDB) foi reeleito com 57.384 votos (48,42%), contra 24.267 votos (20,48%) dados a Júlio César (PRTB) e 22.212 votos (18,74%) para o ex-prefeito Valmir Mariano (PSD).

Em 2016, Darci Lermen (PMDB) foi eleito para o terceiro mandato com 52.049 votos (41,87%), derrotando o então prefeito Valmir Mariano (PSD), que obteve 47.918 votos (38,55%); e Marcelo Catalão (DEM), com 16.276 votos (13,09%).

Nas eleições de 2012, Valmir Mariano foi eleito prefeito com 49.080 votos (55,71%), vencendo José Coutinho (PT), que obteve 29.090 votos (33,02%); e Chico das Cortinas (PRP), com 4.918 votos (5.58%).

A eleição deste ano foi polarizada entre Aurélio Goiano e Rafael Ribeiro, com o primeiro sempre afirmando que ganharia as eleições em primeiro turno, enquanto Rafael Ribeiro dizia que sua campanha estava crescendo nas pesquisas e o pleito seria disputado em segundo turno.

Além de vencer as eleições para prefeito, Aurélio Goiano conseguiu eleger quatro vereadores: o pai dele, José Ramos de Oliveira (Zé da Lata); Anderson Moratório (reeleito), José Carlos Nogueira de Araújo Filho (Sargento Nogueira) e Sadisvan dos Santos Pereira.

Por sua vez, a coligação de Rafael Ribeiro elegeu doze vereadores: Antonio Michel Costa Alves (Michel Carteiro), Léo Márcio (reeleito), Laécio Cândido Gomes (Laécio da ACT), Maquivalda Aguiar Barros (esposa do deputado estadual Ivanaldo Braz), Graciele Coelho Jácome de Brito Moreira (filha do ex-secretário municipal de Cultura, Chico Brito), Leandro Chiquito (reeleito), Érica Sousa da Silva Ribeiro (esposa de Rafael Ribeiro), Francisco Eloecio (reeleito), Zé do Bode (reeleito), Francisco das Chagas Moura (Tito do MST), Elias da Construforte (reeleito) e Alex Pamplona Ohana (ex-secretário municipal de Saúde). Dr. Felipe elegeu apenas Frederico Damacena Ribeiro Sanção (Fred Sanção, filho do ex-vereador Odilon Rocha de Sanção) e Graziele Ribeiro não fez nenhum vereador.

Dos atuais 15 vereadores da Câmara Municipal de Parauapebas, não concorreram à reeleição Luiz Castilho, Rafael Ribeiro e Aurélio Goiano. Dos 12 que tentaram a reeleição, foram eleitos para mais um mandato Léo Márcio, Anderson Moratório, Leandro Chiquito, Francisco Eloecio, Zé do Bode e Elias da Construforte.

Os atuais legisladores que não conseguiram permanecer na cadeira foram Eliene Soares, Israel Miquinha, Josemir Santos, Joel do Sindicato, Josivaldo da Farmácia e Zacarias Marques.

Os novos vereadores eleitos para a legislatura 2025/2028, agora com 17 cadeiras, são Antonio Michel Costa Alves (Michel Carteiro), Laécio Cândido Gomes (Laécio da ACT), Maquivalda Aguiar Barros, Graciele Coelho Jácome de Brito Moreira, Érica Sousa da Silva Ribeiro, José Carlos Nogueira de Araújo Filho (Sargento Nogueira), Francisco das Chagas Moura (Tito do MST), Alex Pamplona Ohana, José Ramos de Oliveira (Zé da Lata), Sadisvan dos Santos Pereira e Frederico Damacena Ribeiro Sanção (Fred Sanção).

Vereadores eleitos

01 - Antônio Michel Costa Alves (PV, Michel Carteiro): 5.508 votos

02 – Léo Márcio (SDD): 4.903 votos (reeleito)

03 – Laecio Cândido Gomes (PDT, Laécio da ACT): 4.632 votos

04 – Maquivalda Aguiar Barros (PDT): 3.944 votos

05 – Anderson Moratório (PRD): 3.725 votos (reeleito)

06 – Graciele Coelho Jácome de Brito Moreira (União): 3.706 votos

07 –Leandro Chiquito (SDD): 3.437 votos (reeleito)

08 – Erica Sousa da Silva Ribeiro (PSDB): 2.836 votos

09 – Francisco Eloecio (PSDB): 2.823 votos (reeleito)

10 – José Carlos Nogueira de Araújo Filho (Avante, Sargento Nogueira): 2.782 votos

11 –Zé do Bode (União): 2.706 votos (reeleito)

12 – Francisco das Chagas Moura (PT, Tito do MST: 2.619 votos

13 –Elias da Construforte (PV): 2.608 votos (reeleito)

14 – Alex Pamplona Ohana (PDT): 2.257 votos

15 – José Ramos de Oliveira (Avante, Zé da Lata): 2.249 votos

16 – Sadisvan dos Santos Pereira (PRD): 2.004 votos

17 – Frederico Damacena Ribeiro Sanção (PL, Fred Sanção): 1.833 votos

Waldyr Silva

Blog está de volta

Depois de uma temporada sem publicação, a partir deste mês de outubro vamos reiniciar as postagens neste blog. Contamos mais uma vez com seu apoio.