quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Prefeito recebe representantes do BID para discutir ousado projeto de saneamento básico

Acompanhado dos secretários municipais de Planejamento (Seplan), João José Corrêa; de Fazenda (Sefaz), Keniston de Jesus Braga; do Saaep, Claudenir Rocha; e do Gabinete, Edson Luiz Bonetti, o prefeito Darci José Lermen recebeu nesta terça-feira (10), em seu gabinete, representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para tratar de um ousado convênio de saneamento básico que deverá beneficiar toda a população de Parauapebas, com investimentos em torno de 140 milhões de dólares.
As partes envolvidas no convênio entendem que cidades com trechos de rios urbanos e crescimento desordenado tornam-se alvo de ocupação irregular da população em direção aos rios, desrespeitando faixas de proteção, comprometendo a preservação desses rios e causando riscos à própria população, uma vez que as ocupações não levam em consideração períodos de cheias, quando os rios e igarapés aumentam consideravelmente o volume de água.
O Projeto de Macrodrenagem, Proteção de Fundo de Vales e Revitalização da Margem do Rio Parauapebas (Prosap) tem como objetivo canalizar rios e igarapés em seus trechos urbanos, criando parques em suas margens e protegendo de forma inteligente este importante recurso natural.
Além de recuperar o meio hídrico e garantir a preservação ambiental, o projeto proporciona também a integração da população com estas regiões, anteriormente degradadas.
Conforme foi mostrado na reunião, a área total do Prosap abrangerá o Igarapé Ilha do Coco, com beneficiamento de 10.910 metros de extensão, Córrego Caetanópolis (900 m), Córrego Guanabara II (1.870 m), Córrego Rua da Chácara (900 m), Igarapé Riacho Doce (850 m) e a orla do Rio Parauapebas (2.000 m).
A previsão é que o convênio seja oficialmente celebrado entre BID e prefeitura até o próximo mês de julho, tempo em que as partes envolvidas alinhem as particularidades do enorme projeto.
Neste período, segundo observou o prefeito Darci Lermen, o Prosap, que prevê a oferta de cerca de três mil empregos diretos e indiretos durante sua execução, deve ser discutido por todas as secretarias municipais e também pela Câmara Municipal de Parauapebas.
Na avaliação do titular da Seplan, João Corrêa, “este projeto vai mudar a cara de Parauapebas, uma prioridade total de nosso governo, de nosso prefeito, e, portanto, de todos nós”.
Texto: Waldyr Silva / Foto: Mateus Costa

Nenhum comentário: