sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Por que comunicação?

Wander Nepomuceno - A sobrevivência de um projeto politico, seja ele qual for, de esquerda ou de direita, social ou republicano, está diretamente ligada à comunicação. É por meio dela que nos evoluímos, sobretudo, no desenvolvimento de novas alternativas, matrizes econômicas e tecnologias para atender às necessidades cotidianas, prestar conta da gestão e cumprimento de plano de governo.
As pessoas e as instituições que se comunicam bem são sujeitos ativos da história e criam produtos e serviços de grande credibilidade para população, cumprindo seu papel com cidadania e respeito, colocando em primeiro lugar o interesse público e o bem estar da população não tem mais espaço para falácias e sonhos mirabolantes.
Nesse contexto, fazer-se compreender no ambiente politico é fundamental. Por isso, é muito importante conhecer o processo de comunicação e as barreiras a serem vencidas, para garantirmos uma comunicação eficaz e de qualidade.
Assim, fortalecemos a nossa comunicação institucional; as nossas relações de governo e sociedade, relações entre poderes, relações interpessoais – pessoais e com profissionais de comunicação; e a nossa comunicação funcional, que é a base do nosso desenvolvimento enquanto sociedade e convivência.
Neste caminho, teremos a oportunidade de refletir sobre importantes práticas e conceitos de comunicação na gestão do município e aplicar estas lições e esses conhecimentos por meio da história de quatro temas que, por sua vez, buscam evoluir com foco em situações comunicativas bastante específicas de interesse da sociedade.
Por meio desses temas, conheceremos a relevância da comunicação na construção de uma sociedade sustentável e em processo contínuo de busca da sua identidade. O propósito também conta com atividades para promover a reflexão do governo sobre o contexto politico apresentado.
Baseado em diagnóstico e estudos sobre a situação atual do município e os impactos sobre a gestão publica.
Temas
•A influência da comunicação na construção de uma sociedade sustentável;
•A importância da comunicação, postura e ética, conhecimento do ambiente e da cultura para o contexto politico;
•As premissas para a construção de textos falados e escritos de interesse público;
•A concisão, assertividade e clareza na produção de mensagens;
•A aplicação correta da estrutura gramatical e o respeito às pessoas envolvidas com interesse público;
•A importância da opinião pública no processo de comunicação governamental;
•O uso de veículos de comunicação como um recurso de fortalecimento de imagem institucional.
Principais iniciativas
Definir cotidiano de temas em busca de se desenvolverem na comunicação. Por meio da essência de cada uma deles, várias situações comunicativas são levantadas aos temas e ao mesmo tempo, com:
•Conteúdo prático e objetivo, inserido num contexto que favorece o entendimento da população;
•Atividades para reflexão quanto ao contexto politico;
•Apoio à gestão como mais uma oportunidade de conhecimento sobre nossos compromissos e realizações.
Comunicação é uma palavra derivada do termo latino "communicare", que significa "partilhar, participar algo, tornar comum".
Através da comunicação, os munícipes partilham diferentes informações entre si, tornando o ato de comunicar uma atividade essencial para a vida em sociedade.
Desde a emancipação do município, a comunicação foi de importância vital, sendo uma ferramenta de integração, instrução, de troca mútua e desenvolvimento e construção de nossa sociedade.

Um comentário:

O Portal da Notícia disse...

Desde a criação da escrita condição indispensável para a comunicação, onde pessoas compartilham assuntos,dão direcionamentos, apontam solução, delegam ações, a comunicação tem substituído em todo a necessidade do entendimento. vejo com bons olhos, o circuito sendo fechado em detrimento da paz e do diálogo. Parabéns secretário municipal Wander Nepumocena que iniciou o processo de entendimento governo e imprensa.