terça-feira, 25 de novembro de 2014

Parauapebas realiza primeiro simulado de desastres geológicos

Com o objetivo de preparar órgãos ligados à segurança pública e à saúde, assim como também a população de áreas de risco para se prepararem em eventuais situações de desastres geológicos, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) realiza o primeiro Simulado de Desastres em Parauapebas, em parceria com a Defesa Civil estadual e nacional.
A simulação de desastre ocorrerá na manhã do próximo sábado (29), no Bairro Liberdade II. Para evitar pânico e também para que a população entenda o evento, será realizada na próxima quinta-feira (27) uma oficina com os órgãos envolvidos e imprensa, e na sexta-feira (28) com a comunidade da localidade onde ocorrerá o simulado.
Participam do simulado os seguintes órgãos: secretarias municipais de Obras (Semob), de Assistência Social (Semas), de Saúde (Semsa) e de Meio Ambiente (Semma); polícias Militar e Civil; Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); Corpo de Bombeiros Militar; Instituto de Medicina Legal (IML); Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT); Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) e empresa Vale.
A Defesa Civil em Parauapebas integra a Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), responsável pela realização do evento.
Descrição da situação de desastre
Desastre natural geológico, com movimento de massa, que após intensa precipitação, no dia 29 de novembro de 2014, atingirá 10 residências, resultando em uma perda total, quatro perdas parciais e cinco com risco de desabamento.
Com relação às vítimas, a simulação do desastre resultará em dois óbitos, que serão representados por bonecos, e mais 50 vítimas diretamente, sendo que 30 ficarão feridas (situação que será simulada por atores), cinco desabrigadas (pessoas que necessitam de abrigo provido pelo governo por conta do desastre) e 15 desalojadas (pessoas que tiveram suas residências atingidas pelo evento, porém não necessitam do abrigo público). (Karine Gomes / Ascom PMP)

Nenhum comentário: