sábado, 29 de novembro de 2014

Companhia Gente de Teatro encerra temporada do mês

A Companhia Gente de Teatro encerra neste sábado (29), na Vila Cedera I, município de Parauapebas, o projeto de circulação de seu mais novo espetáculo, "Letras em cena, uma performance poética'', pelos bairros e vilas do município.
O espetáculo foi apresentado neste mês para as comunidades dos bairros Parque dos Carajás (01/11), Casas Populares II (08/11), Palmares Sul (15/11) e Cidade Nova (22/11).
A peça teatral “Letras em cena, uma performance poética” é uma montagem cênica de cunho experimental, baseada no teatro de movimento, que traz para cena a performance de três atores que se comunicam com o público através de uma partitura corporal e vocal, numa abordagem das melhores poesias nacionais.
De acordo com diretor Doddy Amâncio, o espetáculo vem agradando a crianças e adultos por onde passa, porque a poesia ainda tem o seu lugar na sociedade. “Estamos mostrando às pessoas como é importante o teatro como um meio de comunicação e inclusão social para o ser humano, através desse trabalho”, destaca.
O elenco do espetáculo teatral é formado pelos atores Higor Alcântara, Eduardo Abreu, Witalo Mendes e Jefferson Fonseca. Direção, Doddy Amâncio; adereços de cena, Afonso Camargo; Figurino, Isabel da Penha; iluminação, elenco, contrarregra e sonoplastia: elenco; maquiagem: Fábia Gonçalves; e consultoria literária: Antonio Cavalcante.
Companhia Gente de Teatro
Para Doddy Amâncio, a fundação da Companhia Gente de Teatro se faz pela urgente necessidade de aglutinação do movimento cultural e teatral no município de Parauapebas, compreendendo que a dramatização desperta e educa, fazendo trabalhar com a educação, imaginação e o espírito criador, estimulando a autoexpressão e desenvolvendo a linguagem oral e gestual, ao mesmo tempo utilizando o corpo como forma de expressão. Tem como objetivos a formação de grupos de estudos teatrais, de plateias e produção teatral.
“Letras em cena, uma performance poética” é o segundo espetáculo da Companhia Gente de Teatro. O primeiro foi "O Gato de Botas” (2013), mas, segundo Doddy Amâncio, proibido no dia 12 de outubro, Dia das Crianças, pelo então secretário municipal de Cultura, Chico Brito, de se apresentar no CDC.
“Ele mandou colocar cadeado no espaço, impedindo os artistas de se apresentarem, fato esse que se tornou emblemático dentro do contexto cultural do município. Porém, os artistas, por respeito ao público infantil, se apresentaram na Praça de Eventos e no Cine Teatro de Carajás”, explica o diretor.
Serviços
Quem quiser conhecer o trabalho da Companhia Gente de Teatro pode ligar para os números (94) 99212-8084 e (91) 98212-8084, ou ir ao local de ensaio, na Rua C nº 305, entre as ruas 4 e 5, Bairro Cidade Nova, aos sábados e domingos, das 14 às 18 horas.

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Movimento em defesa das mulheres

Preocupado com os constantes casos de violência e morte de mulheres que vêm ocorrendo nos últimos dias em Parauapebas, um grupo de mulheres de todas as idades organiza e convida a população para participar da manifestação denominada “Mulheres poderosas”, a realizar-se na tarde do próximo sábado (29).
A organização do movimento pede que a comunidade participe do ato de paz usando blusa branca e leve cartaz com frases de repúdio à violência contra mulheres, para chamar a atenção das autoridades que cuidam da segurança da população.
Os manifestantes devem se concentrar às 16 horas de sábado no Eva Lanches, em frente à Farmácia Zero Hora, Bairro Cidade Nova.

Prefeito ouve médicos e promete resolver situação no HMP

Acompanhado da procuradora geral do município, advogada Quésia Lustosa; da secretária de Planejamento, Flávia Cristina Queiroz; da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Leonice de Oliveira; e do assessor de Comunicação, Walmor Costa, o prefeito Valmir Mariano recebeu no início da noite desta quarta-feira (26), em seu gabinete, um grupo de médicos representantes do corpo clínico do Hospital Municipal Dr. Teófilo Soares de Almeida Filho.
Na reunião, foram tratados assuntos sobre regularização e normalização do estoque de medicamentos que compõem o quadro farmacológico do hospital, restabelecimento dos convênios de saúde com hospitais particulares, como também a normalização no funcionamento do laboratório de análises bioquímicas.
O prefeito tomou conhecimento também da situação trabalhista dos médicos que atuam no pronto-socorro do hospital quanto à regularização dos pagamentos salariais referentes à lei de plantão que estabelece o teto de 240 horas mensais por médico.
Sobre a situação dos medicamentos, estes já chegaram ao hospital, estão sendo separados por lotes e disponibilizados para o tratamento dos pacientes.
Quanto aos reparos nos equipamentos danificados pela queda de um raio, também já foram providenciados. Os aparelhos do setor de bioquímica e hematologia foram consertados. Com relação às demais questões apresentadas, o prefeito ficou de se reunir com os médicos na manhã desta sexta-feira (27) na busca por soluções.

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

CTA comemora 10 anos de atividades com coquetel e homenagens a servidores

Vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) promove nesta quinta-feira (27), a partir das 19 horas, no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura de Parauapebas, atividades alusivas aos 10 anos de fundação da instituição, com palestras, história do CTA, homenagem a servidores, apresentação cultural e coquetel em alusão ao Dia Mundial de Luta contra Aids, que transcorre no próximo dia 1º de dezembro.
Ao longo destes dez anos de existência, o CTA vem desenvolvendo ações de prevenção e tratamento em DST/aids e hepatites virais, tornando-se referência nas regiões sul e sudeste do Pará.
Trata-se de uma década de experiências vividas por profissionais comprometidos com o serviço de proteger e salvar vidas, de histórias que emocionam e impulsionam servidores a buscar cada vez mais conhecimentos que venham minimizar a incidência de pessoas contaminadas com o vírus da aids e outras doenças sexualmente transmissíveis.

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Parauapebas realiza primeiro simulado de desastres geológicos

Com o objetivo de preparar órgãos ligados à segurança pública e à saúde, assim como também a população de áreas de risco para se prepararem em eventuais situações de desastres geológicos, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) realiza o primeiro Simulado de Desastres em Parauapebas, em parceria com a Defesa Civil estadual e nacional.
A simulação de desastre ocorrerá na manhã do próximo sábado (29), no Bairro Liberdade II. Para evitar pânico e também para que a população entenda o evento, será realizada na próxima quinta-feira (27) uma oficina com os órgãos envolvidos e imprensa, e na sexta-feira (28) com a comunidade da localidade onde ocorrerá o simulado.
Participam do simulado os seguintes órgãos: secretarias municipais de Obras (Semob), de Assistência Social (Semas), de Saúde (Semsa) e de Meio Ambiente (Semma); polícias Militar e Civil; Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); Corpo de Bombeiros Militar; Instituto de Medicina Legal (IML); Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT); Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) e empresa Vale.
A Defesa Civil em Parauapebas integra a Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), responsável pela realização do evento.
Descrição da situação de desastre
Desastre natural geológico, com movimento de massa, que após intensa precipitação, no dia 29 de novembro de 2014, atingirá 10 residências, resultando em uma perda total, quatro perdas parciais e cinco com risco de desabamento.
Com relação às vítimas, a simulação do desastre resultará em dois óbitos, que serão representados por bonecos, e mais 50 vítimas diretamente, sendo que 30 ficarão feridas (situação que será simulada por atores), cinco desabrigadas (pessoas que necessitam de abrigo provido pelo governo por conta do desastre) e 15 desalojadas (pessoas que tiveram suas residências atingidas pelo evento, porém não necessitam do abrigo público). (Karine Gomes / Ascom PMP)

domingo, 23 de novembro de 2014

Parauapebas empata e garante vaga na fase principal do Parazão

O Parauapebas Futebol Clube (PFC) ficou no empate na tarde deste domingo (23) com o Vênus em 0 a 0, no Estádio Humberto Parente, em Abaetetuba, pela quarta rodada da primeira fase do Campeonato Paraense 2015.
Com o resultado, Parauapebas chega aos sete pontos e está garantido na fase principal do Parazão 2015. Já o Vênus decidirá a segunda vaga da chave com o Tapajós. O clube de Abaetetuba chegou aos quatro pontos e segue em terceiro.
Na próxima quarta-feira (26), o Parauapebas folga. Já o Vênus retorna a campo diante do Tapajós, no Estádio Maximino Porpino, em Castanhal. (Fonte: Futebol do Norte)

sábado, 22 de novembro de 2014

OMS: 748 mi de pessoas não têm acesso a água potável no planeta

Um total de 748 milhões de pessoas não tem acesso a água potável de forma sustentada em todo o mundo. Calcula-se que outros 1,8 bilhão usem uma fonte que está contaminada com fezes, segundo relatório divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O estudo mostra que 2,5 bilhões de pessoas não têm acesso a saneamento adequado e que 1 bilhão defecam ao ar livre, nove em cada dez, em áreas rurais.
Os dados constituem as principais conclusões do relatório Glass 2014, estudo feito a cada dois anos pela OMS, cujo título, este ano, é investir em água e saneamento, aumentar o acesso e reduzir as desigualdades.
O texto informa que o acesso a água potável e ao saneamento adequado tem implicações num amplo leque de aspectos, desde a redução da mortalidade infantil, passando pela saúde materna, o combate às doenças infecciosas, a redução de custos sanitários e no meio ambiente.
O estudo mostra que, nas duas últimas décadas, 2,3 bilhões de pessoas conseguiram ter acesso às fontes de águas melhoradas.
No mesmo período, o número de mortes de crianças devido às doenças diarreicas – relacionadas com o saneamento precário – caiu de 1,5 milhão em 1990 para 600 mil em 2012. (Fonte: Agência Brasil)

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

COLUNA LINHA CRUZADA (15)

Havan em Parauapebas I
Anunciada para ser inaugurada nesta sexta-feira (21) em Parauapebas, a unidade da Havan (lojas de departamento), localizada às margens da Rodovia PA 275, nas proximidades do viaduto da PA 160, investiu cerca de R$ 40 milhões no empreendimento. A megaloja contará com 15 mil m2, estacionamento com 700 vagas cobertas e gratuitas, área de alimentação, esteira rolante e 22 check-outs. A filial acompanhará o padrão nacional da rede, reproduzindo na fachada a arquitetura estilizada da Casa Branca, sede do governo norte-americano, e a réplica da Estátua da Liberdade, com 35 metros de altura.
Havan em Parauapebas II
A loja promete disponibilizar mais de 100 mil itens de produtos em vários setores (moda feminina, masculina, infantil, fitness, praia e lingerie, cama/mesa/banho, utilidades domésticas, brinquedos, eletro/eletrônicos, tapetes, camping, entre outros). A Havan se caracteriza por seu mix de qualidade e preços baixos, além da comodidade dos horários estendidos (inclusive aos sábados, domingos e feriados) e da praticidade do Cartão Havan, que permite parcelar as compras em até 10 vezes, sem entrada e sem juros.
Festival de música
O cantor e compositor Willian Barros foi o grande campeão do VII Festival de Música de Parauapebas (Fempa), ocorrido no último final de semana (dias 13, 14 e 15), na Praça de Eventos, ao conquistar os troféus de primeiro lugar nas etapas local e nacional e o título “Prata da Casa”, interpretando a canção “Monstro”. Os demais vencedores foram Willyan Monteiro, com a música “Dor e poesia” (2º lugar); e Raquel Sá, com “Avidez” (3º lugar), na etapa local; e Willyan Monteiro, novamente com a música “Dor e poesia” (2º lugar); e Nana Reis, com “Queima pra se espalhar” (3º lugar), na etapa nacional.
Maria da Penha em Canaã
Na última quarta-feira (19), no auditório da Câmara Municipal de Canaã dos Carajás, Maria da Penha Maia Fernandes, líder dos movimentos em defesa da mulher no Brasil, ministrou a palestra “Violência doméstica contra a mulher”. Maria da Penha, que foi vítima de violência doméstica pelo marido, foi homenageada no nome da lei brasileira que combate o problema e é referência na luta pelos direitos da mulher. O evento foi aberto ao público e faz parte do Programa de Saúde Comunitária da Vale, por meio do Projeto de Educação Sexual e Promoção da Saúde (Pess).
Maior exportador do Brasil
O município de Parauapebas, apesar de o minério de ferro ser o carro chefe da balança comercial, continua liderando o ranking. No período compreendido entre os meses de janeiro e outubro de 2014, Parauapebas exportou nada menos que U$$ 6.544.859.112 (seis bilhões, quinhentos e quarenta e quatro milhões, oitocentos e cinquenta e nove mil e cento e doze dólares), valor que coloca o município como o maior exportador do Brasil em 2014 e o que detém o maior saldo na balança comercial brasileira. Esse valor é 17,21% menor que o exportado no mesmo período de 2013.
Falta de estacionamentos I
Cerca de 70 mil veículos foram emplacados e circulam no município de Parauapebas, de acordo com dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o que representa a 5ª maior frota de veículos de todo o Pará. Essa quantidade de carro vem provocando transtornos para os condutores, que não contam com espaços suficientes para estacionar seus veículos. Como não bastasse o pouco número de vagas em estacionamentos públicos, empresários do ramo de venda de veículos em geral vêm transformando os estacionamentos públicos em verdadeiras “concessionárias de veículos ao ar livre”.
Falta de estacionamentos II
Para amenizar esse problema que afeta milhares de condutores de veículos diariamente, a medida seria a regulamentação dos estacionamentos rotativos, com vagas para deficientes e idosos, e fiscalização de tempo de permanência. Muitos carros ficam amontoados, dias e meses estacionados na mesma vaga, à espera de comprador. Muitos comerciantes nas imediações dos estacionamentos reclamam a falta de espaço para estacionar próximo ao seu estabelecimento e também acabam perdendo clientes.

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Polícia Civil e imprensa se aliam na concentração de informações

Fotos: Pebinha de Açúcar
Objetivando diminuir o grande número de informações que circulam pelas redes sociais e aplicativo whatsapp sem checagem da fonte, os delegados Marcelo Delgado, superintendente regional de Polícia Civil em Parauapebas; e Thiago Carneiro, diretor da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil, receberam nesta quarta-feira (19), durante café da manhã, diversos representantes da imprensa local.
Na oportunidade, os delegados agradeceram o apoio que vêm recebendo da categoria e sugeriram a existência de um único grupo de whatsapp para compartilhamento das informações referentes às ações da polícia.
Ocorrido nas dependências da Superintendência Regional de Polícia Civil, o encontro serviu para que as autoridades policiais conhecessem melhor os profissionais de imprensa e também para que fosse estabelecido um acordo para que o grupo fosse composto exclusivamente por jornalistas, radialistas e blogueiros, além de policiais militares e civis.
O intuito é eliminar eventuais informações falsas que circulam diariamente em redes sociais e outros grupos de aplicativos sobre casos policiais na cidade.
“Oferecemos esse café da manhã, bastante informal, com o objetivo de nos aproximarmos mais dos profissionais de imprensa, que têm um papel fundamental em nossa cidade, que é informar à população os fatos relacionados à polícia e outros assuntos em geral”, declarou Marcelo Delgado.
Na oportunidade, foi criado o grupo no whatsapp denominado Polícia/Imprensa, integrado por jornalistas, delegados de Polícia Civil e oficiais da Polícia Militar.
Com a criação do grupo, além da polícia, profissionais de imprensa e principalmente a população serão os beneficiados desta parceria, pois as informações chegarão da forma correta a todos.

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Devastação

by J.Bosco

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Escritor lança livro em Parauapebas

Fotos: Waldyr Silva
O professor de química e membro da recém-criada Academia Parauapebense de Letras (APL), Denilson Elias Lima Silva, 43 anos, natural de Belém, lançou na noite desta segunda-feira (17), no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), o primeiro livro de sua autoria, denominado “A fenomenal transformação divina”.
O lançamento da obra contou com as presenças de estudantes, professores, amigos do autor e membros da APL, como Paulo Poeta Reis (presidente), Terezinha Guimarães (vice-presidente), Waldyr Silva (primeiro secretário), Carmem Elizabete Garuzzi e Marcony Rodrigues da Paixão de Castro (membros).
Acompanhado da esposa, a juíza de direito Adelina Luiza Moreira Silva e Silva, titular da 4ª Vara Cível de Parauapebas e da 75ª Zona Eleitoral, grávida de cinco meses, e do filho Tiago, o professor Denilson Silva agradeceu a presença dos convidados, fez um resumo da obra, que foi impressa pela All Print Editora (São Paulo), e autografou exemplares adquiridos por pessoas presentes.

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Willian Barros conquista 1º lugar e prêmio ‘Prata da Casa’ no 7º Fempa

Fotos: Irisvelton Silva
O cantor e compositor Willian Barros foi o grande campeão do VII Festival de Música de Parauapebas (Fempa), ocorrido no último final de semana (dias 13, 14 e 15), na Praça de Eventos, ao conquistar os troféus de primeiro lugar nas etapas local e nacional do certame e o título “Prata da Casa”, interpretando a canção “Monstro”.
Os demais vencedores foram Willyan Monteiro, com a música “Dor e poesia” (2º lugar); e Raquel Sá, com “Avidez” (3º lugar), na etapa local; e Willyan Monteiro, novamente com a música “Dor e poesia” (2º lugar); e Nana Reis, com “Queima pra se espalhar” (3º lugar), na etapa nacional.
Na premiação extra, a melhor letra local coube à canção “Dor e poesia”, a melhor intérprete local foi Mayara Faria, a voz do povo ficou com Monteirinho do Acordeon e prata da casa a Willian Barros.
O festival contou ainda com shows nacionais de Ivan Cardoso, Trilogia (Lucinha Bastos, Nilson Chaves e Marhco Monteiro) e Geraldo Azevedo.
Vinte e quatro competidores disputaram as etapas local e nacional, além de concorrerem aos títulos de melhor intérprete, melhor letra, “Voz do Povo” (atribuído pelo público através de votação) e “Prata da Casa” (atribuído pelos jurados a um artista de Parauapebas). Na última noite, os 12 últimos participantes se apresentaram mais uma vez para decisão final dos jurados e do público.

Lançamento de livro no Ceup

Escritor Denilson Elias Lima Silva (foto) convida a comunidade para lançamento de seu livro "A fenomenal transformação divina" nesta segunda-feira (17) no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), no horário das 19 às 21 horas.
Denílson Silva é membro da recém-criada Academia Parauapebense de Letras (APL).

domingo, 16 de novembro de 2014

Número de linhas de celulares no país passa de 278 milhões

O Brasil fechou o mês de setembro com 278,48 milhões de linhas ativas na telefonia móvel. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), houve acréscimo de 1,07 milhão de linhas em setembro.
No levantamento, divulgado sexta-feira (14), os acessos pré-pagos totalizavam 76,49% e os pós-pagos 23,51%. A teledensidade chegou a 137,14 linhas para cada grupo de 100 habitantes.
Em setembro, a operadora Vivo liderava o mercado, com 28,66% de participação, seguida da TIM, com 26,89%; da Claro, com 25,01%; da Oi, com 18,47%; da Nextel, com 0,46%; da CTBC, com 0,41%; da Porto Seguro, com 0,08%; e da Sercomtel, com 0,02%. (Fonte: Agência Brasil)

sábado, 15 de novembro de 2014

Emoção marca mostra de práticas pedagógicas da educação infantil

Fotos: Irisvelton Silva
Além do compartilhamento dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos por professores e alunos das escolas municipais, a I Mostra das Práticas Pedagógicas da Educação Infantil de Parauapebas, que ocorreu durante todo o dia de sexta-feira (14), no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), foi marcada por muita emoção, no momento de apresentações culturais de alunos de várias escolas do município.
O evento foi oficialmente aberto pelo adjunto da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Rui Santos de Amorim, que deu boas vindas ao público presente e destacou o quanto o governo municipal tem buscado qualidade para aplicar no ensino público municipal.
Tão logo a mesa dos trabalhos foi desfeita, com um breve intervalo para lanche, pequenos alunos das escolas Pingo de Gente e Ruth Rocha levaram o público às emoções e aplausos, com apresentação de desfile com vestimentas africanas, dança maculelê e o canto e dança “A linda rosa juvenil”.
Em seguida, houve a palestra “Currículo e prática pedagógica”, ministrada pela professora-doutora Celi Bahia, da Universidade Federal do Pará (UFPA), com socialização dos profissionais de educação das escolas Monteiro Lobato e Dona Rosa.
Na parte da tarde, a mostra prosseguiu com apresentações de práticas pedagógicas das escolas Zilda Arns e Deisy Lorrane; atividades culturais de alunos das escolas Mundo Infantil, Gente Inocente, Pingo de Gente, Turma da Mônica, Sorriso de Criança, Ana Maria Machado, Moranguinho, Comecinho de Vida e Pequeno Príncipe; e debate de temas relacionados à educação infantil.
Foram debatidos entre professores e coordenadores pedagógicos temas como “Projeto cantando e encantando”, “Instrumentos musicais com sucatas”, “Comunidade de leitores”, “As pedras contam história”, “Atuação do gestor escolar na relação família e escola”, “Jogos e brincadeiras na linguagem matemática”, entre outros.
A I Mostra das Práticas Pedagógicas da Educação Infantil de Parauapebas contou com a participação de professores, coordenadores e diretores de 17 escolas de educação infantil do município.
Em resumo, a mostra propôs a socialização das experiências desenvolvidas nas escolas municipais no decorrer de 2014, garantindo um trabalho que busca entrelaçar diversas linhas do conhecimento de forma disciplinar, abrangendo linguagens oral e escrita; matemática, artes, natureza e sociedade; movimento, brincadeira e música. (Waldyr Silva / Ascom PMP)

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Oito anos de blog

Com mais de 701.500 acessos até agora, este blog completa no próximo domingo, 16 de novembro, oito anos de existência. Não há festa para comemorar a data, mas tenho a obrigação de agradecer a todos os colaboradores e internautas que visitam diariamente este espaço, importantes peças para a existência deste blog. Obrigado. Continue acessando.

Waldyr Silva

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Semed doa viatura para Polícia Militar utilizar na ronda escolar

Fotos: Irisvelton Silva

Acompanhado dos secretários municipais de Administração, Wady Sobrinho; de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão, Hipólito Gomes; e dos adjuntos de Educação, Rui Amorim; e de Comunicação, Wagner Santos, o prefeito Valmir Mariano entregou na manhã desta quarta-feira (12), na frente do prédio do Centro Administrativo da Prefeitura, uma caminhonete zero km, modelo Triton, ao comando do 23º Batalhão de Polícia Militar em Parauapebas.
Após entregar as chaves do veículo ao ten-cel. PM Sandro Queiroz, comandante da corporação militar, o prefeito Valmir Mariano declarou que a viatura se constitui num importante instrumento que vai ajudar a Polícia Militar inibir eventuais atos de violência contra a classe estudantil, principalmente no horário noturno.
“A segurança e o bem estar dos estudantes são compromissos de nossa gestão que vêm sendo atendidos ao longo desses quase dois anos de mandato”, reforçou o gestor municipal.
Ao receber a viatura, o comandante Sandro Queiroz afirmou que a partir desta semana será elaborado um sistema de rodízio para que as escolas do município sejam visitadas por policiais nos turnos do dia e da noite, principalmente em estabelecimentos educacionais onde a polícia já identificou índice de vulnerabilidade dos estudantes.
“O trabalho da polícia visa inibir eventual aproximação de alunos com o mundo do crime relacionado principalmente com drogas, e vice-versa, de forma preventiva e, se necessário, também repressiva”, esclareceu o comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar.
De acordo com o secretário adjunto da Semed, Rui Amorim, esta é a segunda doação de veículos da Prefeitura de Parauapebas para colaborar com a Polícia Militar na ronda escolar. A primeira viatura foi um automóvel modelo Gol, que vem servindo à comunidade estudantil. (Waldyr Silva / Ascom PMP)

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Brasil registra quase seis mortes por hora em 2013, revela estudo

Quase seis pessoas foram assassinadas, por hora, no Brasil no ano passado, apontam dados da oitava edição do Anuário de Segurança Pública, divulgado pela organização não governamental Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
Foram 50.806 vítimas de homicídios dolosos, ou 5,8 pessoas a cada hora, o que significa uma taxa de 25,2 mortes para cada grupo de 100 mil pessoas. Na comparação com os dados de 2012 – quando foi registrada taxa de 25,9 óbitos por grupo de 100 mil –, houve redução de 2,6%.
Em números absolutos, no entanto, houve aumento de 1,1%, tendo em vista que foram contabilizados 50.241 de vítimas no ano anterior. Para a organização, a redução no indicador per capita pode ser explicada pelo crescimento da população.
A FBSP avalia que é possível reduzir as taxas de homicídios em 65,5% até 2030, o que implica uma redução anual de 5,7%. A projeção é feita a partir dos números do Estado de São Paulo, que reduziu os índices desde a década de 1990.
São Paulo continua sendo o estado com menor taxa de vítimas, com 10,8 mortes a cada 100 mil habitantes. Na comparação com 2012, quando foi verificada uma taxa de 12,4, houve recuo de 12,9%. Em números absolutos, o total de vítimas caiu de 5.209 para 4.739, uma melhora de 9,02%. A organização avalia, no entanto, que a qualidade de informações do governo paulista está no Grupo 2, o que indica que pode haver subnotificação.
Alagoas tem a pior taxa do país, com 64,7 vítimas para cada 100 mil habitantes, o que representa alta de 0,4% em relação a 2012. A Bahia, por sua vez, é o estado com maior número absoluto de mortes, com um total de 5.440 vítimas. A taxa de homicídio é 36,1.
Apesar de alarmante, na avaliação do fórum, os números representam retração de 7,47% no total de vítimas e 12,9% na taxa de mortos em relação a 2012. (Fonte: Agência Brasil)

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Corte de gastos

by J.Bosco

domingo, 9 de novembro de 2014

PFC aplica 4 × 0 no Tapajós na abertura da 1ª fase do Campeonato Paraense

Fotos: Israel Lira
O time do Parauapebas Futebol Clube (PFC) venceu a equipe do Tapajós pelo elástico placar de 4 × 0, no último sábado (8), na abertura da 1ª fase do Campeonato Paraense de Futebol (Chave A), no estádio Rosenão, em Parauapebas.
As duas equipes enfrentaram uma forte marcação. Apesar de o Tapajós criar chances de gol, a resposta do PFC foi fatal: aos 23 minutos, Rafael Paty, de cabeça, abriu o placar, para festa da torcida da casa.
Mesmo com o Tapajós buscando o empate, o PFC entrou com tudo no segundo tempo e decretou a vitória logo aos três minutos, com Rafael Paty novamente, que aproveitou a falha da defesa para ampliar o placar.
Em dois minutos, o time da casa marcou dois gols, com Lira, aos 23 minutos, e Rafael Paty, dois minutos depois, confirmando a goleada do PFC, na estreia do time na primeira fase do estadual.
Na próxima rodada, o Parauapebas vai a Santa Izabel do Pará enfrentar o Izabelense, na próxima quarta-feira (12), enquanto que o Tapajós encara o Frangão da Estrada, no próximo domingo (16).
Equipes
PFC: Douglas; Levy, Negretti, Cris e Esquerdinha; Denis, Régis, Chicão e Thiago Potiguar (Danúbio); Rafael Paty (Lira) e Alex Ruan (Cléo). Técnico: Léo Goiano.
Tapajós: Jáder; Felipinho, Helder, Bruno Oliveira e Carlinhos Maraú; Junior, Amaral (Lopes), Leandrinho e Bené; Moisés (João Vitor) e Jhonatan (Wendel). Técnico: Fran Costa.
Árbitro: Marco Antônio da Silva Mendonça; assistentes: Hélcio Araújo Neves e Iago Lopes dos Santos. Cartão Amarelo: Amaral e Bruno Oliveira(TAP).
Gols da partida
Parauapebas 1 x 0: Rafael Paty (cabeça) 23′1°
Parauapebas 2 x 0: Rafael Paty 2′2°
Parauapebas 3 x 0: Lira 22′2°
Parauapebas 4 x 0: Rafael Paty 23′2°

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Centro Educacional Renascer adota Sistema de Ensino CPV em 2015

Fotos: Sandoval Santos

O Centro Educacional Renascer, que possui unidades de ensino nos bairros Betânia (Rua Apóstolo Pedro nº 337) e Cidade Jardim, em Parauapebas, acaba de celebrar convênio com o Sistema de Ensino CPV, com sede em São Paulo (SP).
O novo método de ensino será adotado pela escola a partir de 2015, nos ciclos de educação infantil, ensino fundamental I e II, EJA (Educação de Jovens e Adultos) e cursos pré-vestibulares.
O ato oficial para celebração do convênio, apresentação do novo sistema de ensino e lançamento da campanha de matrículas para 2015 ocorreu no último final de semana nas duas unidades do Centro Educacional Renascer, com a presença de Claudia Eliane Massola, coordenadora editorial da CPV Editora; pais de alunos, futuros clientes, corpo docente e do gestor do Centro Educacional Renascer, Francisco de Assis Oliveira, que é graduado em Matemática pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e pós-graduado em Gestão Educacional e em Psicopedagogia.
De acordo com o gestor, que até 2014 atendia com o Sistema Maxi de Ensino em sua escola, ele optou pelo Sistema de Ensino CPV em razão da oferta de melhor proposta pedagógica, baseada nos quatro pilares da educação e referência no país.
Segundo revelou Francisco de Assis, seu estabelecimento de ensino foi fundado há cinco anos, possui cerca de 400 alunos e 30 professores graduados nas duas unidades de ensino, que contam com sete salas de aula no Betânia e nove no Cidade Jardim, laboratório de informática, biblioteca, área de recreação, secretaria, copa e salas da gestão, coordenação pedagógica e espaço para reunião.
O período de matrículas já iniciou e prolonga até o dia 12 de dezembro. “O cliente que efetuar matrícula até essa data não pagará taxa de matrícula”, garante o gestor.
Mais de 50 anos
Ao apresentar o Sistema de Ensino CPV, Claudia Massola revelou que a instituição foi criada em 1959, dentro do grêmio estudantil da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo (SP), e hoje tem parceria com mais de 100 escolas em várias regiões do país.
A coordenadora acrescenta que, inicialmente, a instituição de ensino ministrava apenas cursos pré-vestibulares, com o nome de Centro Preparatório de Vestibulares (CPV). Com a expansão para educação convencional, a marca CPV foi mantida, e hoje o Centro disponibiliza conteúdos para os ciclos de aprendizagens na educação infantil, ensino fundamental I e II, ensino médio, Enem, pré-vestibular e EJA, além de possuir sua própria editora.
Em sua apresentação, Claudia Massola revelou que o diferencial do novo sistema de ensino é o cuidado todo especial que o grupo tem em passar aos estudantes, além da educação de qualidade, com base no construtivismo, exemplos de cidadania e de defesa do meio ambiente, por meio de temas transversais e pluralidade cultural, de acordo com proposta sugerida pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).
Claudia Massola acrescenta que o sistema de ensino CPV tem como principal missão contribuir para a formação dos estudantes, transformando-os em indivíduos atuantes e pensantes perante a sociedade, por meio da aquisição do conhecimento proveniente da educação de qualidade.

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Obras de duplicação da Rodovia PA 160 estão em ritmo acelerado

Fotos: Irisvelton Silva
Iniciadas em 14 de abril deste ano, com previsão para serem concluídas no prazo de um ano, as obras de duplicação da Rodovia PA 160 estão em ritmo acelerado. A duplicação abrange um percurso total de 10 quilômetros de extensão na zona urbana de Parauapebas, sendo 7,1 km da Estrada Faruk Salmen até a PA 275 (viaduto) e 2,9 km até o Loteamento Amazonas, sentido Canaã dos Carajás.
Até a presente data, já foram concluídos os serviços de terraplanagem (sub-base, base e 70% de revestimento asfáltico), drenagem, galerias de águas pluviais, com exceção de algumas bocas de lobo, poços de visita e meio fio (70% concluídos) e calçadas (40%).
Encontram-se em andamento as obras de colocação das barreiras “new jersey”, obstáculo de cimento armado que separa os dois sentidos da rodovia, com mais de cinco quilômetros instalados; construção de tubulação subterrânea para instalação de rede elétrica para subir aos postes galvanizados que vão fazer a iluminação pública das pistas de rolamento; pavimentação asfáltica e a construção de passarelas suspensas para pedestres.
De acordo com o engenheiro civil Paulo Afonso de Carvalho, da construtora HR, responsável pela execução da obra, a opção pelos postes galvanizados se deu em razão de decisão do projetista da obra, com anuência da Secretaria Municipal de Obras (Semob), pela facilidade de remoção, por serem mais leves que os postes tradicionais de concreto, além da estética que eles apresentam.
O engenheiro acrescenta que no projeto inicial da obra as divisórias que separam as duas pistas da rodovia seriam feitas com jardinagem, mas optou-se pelas barreiras “new jersey”, para dar maior segurança aos motoristas. As barreiras foram construídas em módulo de três e seis metros de comprimento, pesando, cada uma, duas e quatro toneladas, respectivamente.
Com relação à construção de rotatórias ao longo da duplicação, Paulo Afonso explica que elas foram também substituídas por dez retornos, seguindo padrão DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte), a exemplo da duplicação urbana da Rodovia Transamazônica, em Marabá, para facilitar o fluxo de trânsito de veículos.
“Nas proximidades dos retornos, foi criada uma terceira pista à esquerda, para o condutor se posicionar e deixar as duas pistas livres para os veículos que vêm logo atrás e não pretendem pegar o retorno”, acrescenta o construtor.
Resumindo, o conjunto de obras da duplicação da PA 160 consiste na manutenção de duas pistas de rolamento num sentido e duas no outro, separadas por barreiras “new jersey”; uma terceira pista nas proximidades dos retornos; meio fio, acostamento, ciclovia e calçadas para pedestres; iluminação pública na linha das barreiras que separam as pistas, sinalização vertical e horizontal e passarelas aéreas para pedestres.
Em termo de asfalto, a obra deve consumir em toda sua extensão algo em torno de 40 mil toneladas de CBUQ (Concreto Betumoso e Usinado a Quente), conforme revelou o engenheiro Paulo Afonso. Ele assegura que o período chuvoso que se aproxima não vai atrasar o ritmo da obra. (Waldyr Silva / Ascom PMP)

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Vacinação contra pólio e sarampo prevê imunizar mais de 15 mil crianças em Parauapebas

A Campanha Nacional contra Poliomielite (paralisia infantil) e Sarampo acontece entre os dias 8 e 28 de novembro de 2014. A Secretaria de Saúde de Parauapebas (Semsa) tem como meta imunizar 15.135 crianças. Contra a poliomielite serão vacinadas crianças de 6 meses a menores de cinco anos de idade. Já contra o sarampo serão imunizadas crianças a partir de 1 ano a menores de 5 anos.
No dia D, que acontece no próximo sábado (8), as vacinas estarão em todas as unidades de saúde, Hospital Municipal Dr.Teofilo Soares de Almeida Filho, Hospital Yutaka Takeda, Atacadão Macre, Centro de Especialidades Integradas (CEI), Centro de Abastecimento de Parauapebas (CAP) e em algumas igrejas, no horário de 8 às 17 horas.
As vacinas estarão disponíveis em todas nas unidades de saúde em horário normal de funcionamento. Leve seu filho ao posto mais próximo de sua casa e não esqueça a carteira de vacinação.
Postos de vacinação

Bairro
Unidade de saúde /Posto volante

Palmares Sul
Unidade de Saúde da Família Palmares Sul          


Palmares II
Unidade de Saúde da Família Palmares II


Tropical
Galpão ao lado da Igreja Mundial


Casas Populares
Unidade de Saúde da Família do Bairro Casas Populares


Altamira
Centro de Saúde do Bairro Altamira



Vale dos Carajás
CAP (Centro de Abastecimento de Parauapebas)


Jardim Canadá
Unidade de Saúde da Família Jardim Canadá


Cidade Nova
Hospital Municipal de Parauapebas



Centro de Saúde Cidade Nova



Liberdade I
Unidade de Saúde da Família do Bairro Liberdade



Liberdade II
Unidade de Saúde da Família do Bairro Liberdade II



Rio Verde
Centro de Saúde do Rio Verde



Da Paz
Igreja Assembleia de Deus Congregação Betânia


Unidade Básica de Saúde Bairro da Paz



 Guanabara
Centro de Saúde do Bairro Guanabara




Novo Brasil
ESF do Bairro Novo Brasil


Cidade Jardim
CEI (Centro de Especialidades Integradas)


Bela Vista
Escola Municipal Irmã Laura





Carajás
Hospital Yutaka Takeda

Minérios
 Atacadão Macre

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Baile do Rotary empolga sociedade de Parauapebas

Fotos: Pebinha de Açúcar/Chocopeba


Seguindo exemplo do que vem ocorrendo em anos anteriores, o Baile do Rotary Clube de Parauapebas, ocorrido no último sábado (1º), no tatersal do Parque de Exposições Agropecuárias, marcou mais uma vez a vida da sociedade local.
Animado pela primeira vez pela banda Cruzeiro do Sul, de Ribeirão Preto (SP), o baile contou com as presenças de centenas de casais que valorizam um bom momento social, ainda mais quando a renda da festa seria revestida aos projetos sociais apoiados pelo clube de serviço.
Além das músicas inesquecíveis e especiais para bailes, a banda Cruzeiro do Sul apresentou um show de coreografia a cada canção interpretada, levando o público ao delírio.

Dia de Finados

by J.Bosco

domingo, 2 de novembro de 2014

Novembro Azul lembra importância da prevenção do câncer de próstata

Depois do mês dedicado ao combate ao câncer de mama, o Outubro Rosa, quando vários prédios públicos foram iluminados de rosa para chamar atenção sobre a doença, chegou a vez do Novembro Azul, para destacar a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. O Congresso Nacional lembrou a passagem dos 26 anos do Dia Nacional de Combate ao Câncer – Saúde do Homem, para debater o tema.
Após a sessão, o prédio do Congresso passou a ostentar iluminação azul, que ficará ao longo do mês de novembro, a fim de chamar a atenção dos homens para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
O deputado Dr. Jorge Silva (Pros-ES) chamou a atenção para a necessidade do exame urológico, o toque retal, principal forma de prevenir a doença. “Peço que os homens não deixem de recorrer ao médico somente quando a doença já estiver instalada”, afirmou o deputado, que é urologista.
Ele disse que é preciso combater o preconceito por parte dos homens que relutam em não fazer o exame. “A prevenção é decisiva para evitar que a doença se instale. Precisamos estar mais conscientes e deixar os preconceitos de lado”, completou.
Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) mostram que este é o sexto tipo mais comum de câncer no Brasil e o segundo mais frequente em homens, após os tumores de pele. No ano passado, foram identificados mais de 60 mil novos casos da doença.
Considerada uma doença da terceira idade, devido ao fato de três quartos dos casos ocorrerem em homens acima dos 60 anos, o câncer de próstata pode demorar a se manifestar, o que exige exames preventivos constantes para não ser descoberto em estágio avançado e potencialmente fatal.
A doença acontece quando as células da próstata, glândula responsável, juntamente com as vesículas seminais, pela produção do esperma, começam a se multiplicar de forma desordenada. Como forma de prevenção, é recomendado que todos os homens, a partir dos 40 anos, façam o exame de toque retal. Descoberta na fase inicial, a doença, quando tratada, tem baixa mortalidade.
Originário da Austrália, o Movimento Novembro Azul é uma campanha de combate ao câncer de próstata da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), em parceria com o Instituto Lado a Lado pela Vida e com o apoio da Frente Parlamentar de Atenção Integral à Saúde do Homem.
Na próxima terça-feira (4), a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara promoverá o 7º Fórum de Políticas Públicas e Saúde do Homem, no horário das 14 às 18 horas. (Agência Brasil)