sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Executados mais de 50% das obras da primeira etapa do Alto Bonito

Fotos: Anderson Souza

A maior obra habitacional de interesse social do Pará, caracterizada como urbanização de assentamentos precários, já está com mais de 50% do cronograma de atividades concluído em sua primeira etapa. Localizado em Parauapebas, o projeto Morro Alto Bonito vai beneficiar 2.400 famílias com moradia digna e dar vida nova a uma área que era de favela.
A execução do projeto ocorre em duas etapas, sendo que a primeira se constitui na construção de 1.008 apartamentos, distribuídos em 20 blocos, cada um com dois prédios de sete andares. Terraplanagem, pavimentação asfáltica, urbanização, iluminação da área, esgotamento sanitário e abastecimento de água integram o projeto.
De acordo com o engenheiro civil Matheus Simonato, da empresa Qualy Fast, responsável pelo empreendimento, a prioridade no momento é concluir as obras de acesso ao morro e a parte externa dos prédios, antecipando-se ao período de chuva. “Dia primeiro de novembro devemos começar o reboco dos prédios”, acrescenta o engenheiro.
A aparência do morro também já está mudando, com a plantação de grama nos taludes de contenção do morro, iniciada recentemente. A previsão é que a primeira etapa do projeto seja concluída em maio de 2015, data em que os moradores selecionados, de acordo com os critérios estabelecidos em lei e que estão na lista de espera do setor de cadastros da Sehab, serão contemplados.
“O Morro Alto Bonito é uma das maiores obras de impacto social da história de Parauapebas. Estamos muito contentes por esse trabalho”, ressalta Maquivalda Barros, titular da Sehab, lembrando que nas duas últimas gestões municipais foram entregues pouco mais de duas mil unidades habitacionais e nos últimos dois anos cinco mil já estão em obras e deverão ser entregues até o final de 2016.
A secretária da Habitação informa também que já se encontra em processo de licitação a revitalização de urbanização da lagoa, localizada na parte de baixo do morro, assim como de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e de uma creche.
Segunda etapa
A segunda etapa do projeto Morro Alto Bonito constitui-se na construção de 1.392 unidades habitacionais de interesse social, no formato de apartamentos. De acordo com Matheus Simonato, a terraplanagem da parte de baixo do morro, onde os referidos apartamentos serão construídos, já começou, assim como a fundação para a edificação de cinco blocos. (Karine Gomes / Ascom PMP)

Nenhum comentário: