sábado, 18 de outubro de 2014

Controle do açúcar poderia evitar 35 milhões de mortes por ano

Cerca de 35 milhões de mortes por ano em todo o mundo. É essa a conta atribuída ao consumo excessivo de açúcar, de acordo com um estudo da University of California, San Francisco, publicado na revista Nature.
O número é alarmante, superando até as mortes anuais atribuídas ao cigarro – 6 milhões, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.
Por isso, controlar o consumo do açúcar é fundamental, já que o carboidrato se encontra nos mais diversos alimentos, sendo em alguns em quantidades muito altas.
MyFitnessPal, a maior plataforma digital de saúde e fitness para se atingir objetivos pessoais de alimentação e exercícios, funciona como uma ferramenta para justamente auxiliar neste controle.
A plataforma conta com uma base de dados de mais de 4 milhões de alimentos, cadastrados com suas informações nutricionais – incluindo aí o açúcar.
No dia a dia, o usuário coloca em seu perfil os alimentos que consumiu nas refeições e no final do dia tem uma visão geral sobre cada nutriente consumido, sabendo, por exemplo, se o consumo do carboidrato cristalizado está alto.
“Nossa base de dados conta ainda com diversas comidas tipicamente brasileiras, como a tapioca. Além disso, é possível ler o código de barras de produtos industrializados, que são justamente aqueles que possuem a maior quantidade de açúcar. Isso facilita bastante o controle”, explica Tina Louise, diretora de desenvolvimento de mercado do MyFitnessPal.
Para chegar ao número de 35 milhões de mortes ao ano, os cientistas que publicaram o estudo na Nature concluíram que o consumo excessivo de açúcar leva a doenças como obesidade, câncer, problemas no coração e no fígado. Muitas vezes esses problemas de saúde se desenrolam no longo prazo, com o paciente sem saber muitas vezes que aquilo esteve ligado ao consumo da substância.
“O MyFitnessPal faz o consumo de açúcar ficar palpável”, afirma Tina. Na plataforma o usuário coloca seu peso, altura e a meta que tem em mente para ficar saudável. O próprio sistema, a partir de dados do Guia Alimentar desenvolvido pelo governo dos EUA, informa a meta de gramas de açúcar que devem ser consumidas diariamente.
Tal controle também pode ser importante no momento que a pessoa larga algum vício – seja ele cigarro, álcool ou drogas ilícitas – e tende a aumentar o consumo de alimentos com muito açúcar, quase como um novo vício. “A pessoa ali terá um alerta, verá que está consumindo muito mais que o recomendado. É mais um estímulo para seguir pelo caminho certo”, conclui a executiva. (Fonte: O Debate)

Nenhum comentário: