terça-feira, 28 de outubro de 2014

Belém vai sediar maior evento de mineração da Região Norte

A capital paraense recebe em novembro o maior e mais importante evento da Região Norte voltado para a cadeia produtiva da mineração. A Exposibram Amazônia 2014 será realizada entre os dias 17 e 20, no Hangar Centro de Convenções & Feiras da Amazônia em Belém (PA). Promovido pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram – www.ibram.org.br), o evento reúne a Exposição Internacional de Mineração da Amazônia e o 4º Congresso de Mineração da Amazônia, que este ano tem como tema “Mineração: consolidando o desenvolvimento nos territórios minerais”.
“Para o Ibram, é de grande importância realizar a Exposibram em um estado em que a mineração é o grande vetor de crescimento do comércio exterior. Estimamos que, por conta da expansão e instalação de novos projetos minerais no estado, exista uma demanda de 99 mil novos postos de trabalho nos próximos anos”, ressalta José Fernando Coura, diretor-presidente do Ibram.
A feira contará com um espaço de cerca de quatro mil metros quadrados, com expectativa de público de dez mil visitantes. O objetivo dos eventos é envolver cada vez mais a população paraense em uma das principais atividades econômicas da região.
Dos US$ 15,8 bilhões em exportações totais do Pará em 2013, as indústrias de mineração e transformação mineral responderam por 88% deste valor, além de se constituírem como um dos maiores geradores de emprego. Apenas no ano passado, foram gerados 271 mil empregos diretos e indiretos.
Além disso, é uma excelente oportunidade para os fornecedores de produtos e serviços fortalecerem o relacionamento com o mercado da Região Norte, fazerem novos contatos e apresentarem as novidades do setor. “Queremos receber participantes de todos os estados do Norte e das demais regiões do país para que conheçam mais profundamente as excelentes perspectivas de negócios que a mineração proporciona”, completa José Coura.
O diretor de Assuntos Ambientais do Ibram, Rinaldo Mancin, destaca que a Exposibram Amazônia 2014 é uma ótima oportunidade para prospecção de negócios para fornecedores de equipamentos, desenvolvedores de tecnologias inovadoras e prestadores de serviços diversos para a indústria da mineração. “Além disso, o congresso abre espaço para a troca de ideias e experiências entre pesquisadores, acadêmicos, estudantes e as próprias mineradoras”, explica o diretor.
Congresso
Reunindo grandes nomes do setor mineral, o 4º Congresso de Mineração da Amazônia, assim como nas edições anteriores, espera média de público de mil congressistas. Minicursos, painéis, talk-show, palestras magnas e lançamento de publicações compõem as atividades do evento, que discute desafios e tendências do setor a cada dois anos.
Na programação, o minicurso “Novas dinâmicas do licenciamento ambiental” traz Luis Enrique Sánchez, chefe do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo, professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e ex-presidente da Associação Internacional de Avaliação de Impacto (Iaia). O debate será sobre os 30 anos de aplicação do licenciamento ambiental no Brasil e a necessidade da mineração moderna de compatibilizar a competitividade com a sustentabilidade.
O 4º Congresso de Mineração da Amazônia busca exatamente isso: debater os desafios que, em virtude do cenário socioeconômico atual, o setor enfrenta para expansão de atividades.
Segundo o gerente Executivo do Ibram Amazônia, Ronaldo Lima, abordar esse tema é importante para mostrar como a mineração moderna vem sendo desenvolvida na Região Norte. “O congresso apresentará temas importantes para o meio ambiente, como a questão climática, diminuição de gases poluentes, redução na utilização de caminhões etc”.
Ronaldo Lima destaca ainda a contribuição que a mineração traz para a população paraense. “Cidades com projetos mineradores costumam ter um maior IDH. Podemos ver isso em lugares como Parauapebas e Canaã dos Carajás. Em um estado em que mais de 30% do PIB corresponde à mineração, é fundamental desmistificar a imagem da mineração como prejudicial”, ressalta.
Além desses debates, os participantes poderão assistir a painéis como “O desafio do diálogo entre povos indígenas e a mineração: boas práticas apontam o caminho” e o talk-show “Mineração: consolidando o desenvolvimento nos territórios minerais”. A programação completa do congresso está disponível no site do evento (www.exposibramamazonia.org.br).
Os patrocinadores da Exposibram Amazônia 2014 até o momento são Vale S.A., AngloAmerican, Hydro, Sinferbase, Mineração Rio do Norte, John Deere, Imerys e Votorantim Metais.
O evento conta também com os seguintes apoios institucionais: Governo do Pará, Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral), Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção Civil (Anepac) e Instituto Aço Brasil.
Apoiam editorialmente as revistas Brasil Mineral, Minérios & Minerales, Mineração & Sustentabilidade, Eae Máquinas, In The Mine, M&T, Tracbel, Amazônia e Areia & Brita e os portais Notícias de Mineração Brasil e InfoMine.
Aquisição de estandes e cotas de patrocínio
Para comprar espaço na Exposibram Amazônia 2014, basta entrar no site www.exposibramamazonia.org.br, verificar a área desejada no mapa dos estandes. Em seguida, enviar e-mail com a solicitação da área para exposibram@gigamkt.com.br ou entrar em contato pelo telefone (91) 3229-6468. O contato deve ser feito até o dia 7 de novembro.

Nenhum comentário: