sexta-feira, 10 de outubro de 2014

COLUNA LINHA CRUZADA (13)

Fora da disputa
Dos 19 candidatos (isso mesmo, 19 candidatos!) de Parauapebas a deputado estadual (12) e deputado federal (7) que se inscreveram para concorrer ao pleito deste ano, quatro deles (Afonso Vidinha-PRTB, para estadual; Adelson-PSC, Chico das Cortinas-PHS e Cláudio Almeida-PR, para federal) não conseguiram registrar a candidatura e foram barrados pela Justiça Eleitoral por deixarem de apresentar documentação necessária para se habilitarem a concorrer às eleições.
Sem vitória
Os demais candidatos – Gesmar Rosa-PSD (32.323 votos), José Coutinho-PMDB (9.546), Irmã Luzinete-PV (9.505), Eliene Soares-PT (5.470), Ângela Pereira-PTB (4.603), Zé Rinaldo-PSDB (4.468), Zezinho do Psol (3.000), Flávio Veras-PRB (2.691) e Sérgio da Anagráfica-PSB (1.983), para deputado estadual; e Marcelo Catalão-DEM (40.889), Milton Zimmer-PT (40.146), Dr. Zé Roberto-PSC (13.686), Faisal Salmen-PPS (13.284), Dr. Charles-SD (4.150) e Célia da Integral-PEN (2.349), para deputado federal – não conseguiram se eleger.
Pedra cantada
No início de agosto, aqui neste espaço, comentei que com 19 candidatos a deputado federal e estadual a classe política de Parauapebas mostrava que não tinha nenhum interesse coletivo pelo município, porque, segundo observação de entendidos no assunto, com esta quantidade enorme de candidatos a cidade corria o risco de não eleger nenhum deles. Seria mais prudente que houvesse acordo entre os partidários e fossem lançados poucos candidatos com possibilidades de vitória. O que se percebeu é que os candidatos não estavam interessados em se eleger, mas em projetar seus nomes para as eleições de 2016, visando a prefeitura. E está aí o resultado: nenhum deles foi eleito.
Colégio eleitoral
Dos 135 mil eleitores aptos a votar nestas eleições em Parauapebas, mais de 80 mil foram às urnas (22,6% de abstenção) e quase 35 mil votaram em candidatos de fora. Com o atual colégio eleitoral, o município teria condições de eleger dois deputados estaduais e pelo menos um federal, caso os políticos não tivessem a ganância de se candidatar apenas pensando em si próprio. Isso é uma vergonha política para candidato que não conseguiu tirar sequer 10% desses votos.
Quatro em Marabá
Para se ter uma ideia do desprestígio dos candidatos de Parauapebas, o vizinho município de Marabá, com 151 mil eleitores, elegeu um deputado federal (Beto Salame) e três deputados estaduais (João Chamon, Dirceu Caten e Tião Miranda). Contrariando o que houve em Parauapebas, a disputa interna praticamente não existiu em Marabá e o resultado foi excelente. O município terá quatro políticos brigando por investimentos nos próximos quatro anos.
Candidatos para 2016
Se por um lado Parauapebas não elegeu nenhum candidato nestas eleições, pelo menos Marcelo Catalão-DEM (40.889 votos), Milton Zimmer-PT (40.146) e Gesmar Rosa-PSD (32.323) saem fortalecidos da campanha para, se preferirem, disputar a prefeitura do município nas eleições de 2016. Aliás, talvez este fosse mesmo o projeto da maioria dos candidatos que fez campanha para deputado.
Bancada da bala
Colaborador enviou para a coluna a relação daquilo que ele chama de “bancada da bala” na Câmara dos Deputados, formada por candidatos policiais eleitos nestas eleições. Confira: Cap. Augusto (SP), Cap. EB Jair Bolsonaro (RJ), Cap. Fábio Abreu (PI), Cb. Daciolo (RJ), Cb. Sabino (CE), Delegado Eder Mauro (PA), Delegado Edson Moreira (MG), Delegado Francischini (PR), Delegado Júlio (MG), Delegado Valdir (GO), Maj. Olímpio (SP), Maj. Rocha (AC), Agente da PF Eduardo Bolsonaro (SP) e Subtenente Gonzaga (MG).
Dia das Crianças
No próximo dia 18/10, o Poder Judiciário do Estado do Pará vai fazer uma ação social na comunidade de Cedere I, zona rural do município de Parauapebas, com atendimentos médicos, brincadeiras e doações de brinquedos, em alusão ao Dia das Crianças. A ação faz parte de uma campanha permanente que o juiz Líbio Araujo Moura instituiu desde que ele assumiu a direção do Fórum de Justiça local, em maio do ano passado. Este é o segundo ano da ação. Ano passado, ocorreu na Vila Paulo Fonteles. Parceiros que quiserem participar do evento ficam convidados a depositar brinquedos numa caixa localizada no interior do prédio do Fórum, na Rua C, Bairro Cidade Nova.

Nenhum comentário: